Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Placas solares: como instalar no motorhome – O guia completo

Placas solares: como instalar no motorhome – O guia completo

Como ter autonomia de energia usando placas solares no seu motorhome? Não perca tempo e confira agora as melhores dicas sobre o assunto.

Todos nós somos dependentes de energia elétrica para realizar as atividades no nosso dia a dia. Dentro do motorhome não é diferente. Iluminação, climatizadores… Tudo precisa de energia para funcionar. Então, como é possível ter autonomia de energia elétrica no meu motorhome? Aprender como instalar placas solares no motorhome pode ser a solução. 

Vantagens de instalar placas solares no motorhome 

Em um motorhome, ter painéis solares é a forma ideal de garantir que você terá energia elétrica para os equipamentos essenciais dentro do carro. 

Uma das principais vantagem das placas solares é a autonomia na produção de energia e a liberdade que isso proporciona para poder viajar para regiões mais remotas. Até porque nem sempre podemos contar com energia elétrica no local para recarregar as baterias. 

Apesar do alto custo inicial para sua aquisição, os painéis solares têm um custo-benefício incrível a longo prazo. Ao longo do tempo, proporcionam energia limpa e renovável “de graça”. No mais, a manutenção do sistema é baixa e barata, além de ser bastante durável, podendo superar mais de dez anos de uso. 

Casal traveleiros em cima do teto do motorhome mostrando suas placas solares

Como funciona um painel solar 

Os painéis solares, também chamados de módulos fotovoltaicos, presos no teto do motorhome, captam a radiação solar por meio de suas células fotovoltaicas produzidas com material semicondutor e a transforma em corrente elétrica. 

Dessa forma, a corrente elétrica contínua é transportada para as baterias estacionárias, com a ajuda de um controlador de carga. O controlador fica instalado entre os painéis e as baterias e além de ajudar no transporte da corrente contínua ele também evita a sobrecarga das baterias. 

É importante lembrar que a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos vai auxiliar no carregamento das baterias (que são as responsáveis por armazena energia elétrica) e não pela produção de toda energia utilizada pelo motorhome. Por isso é muito importante calcular o consumo de energia do seu motorhome para saber montar o seu sistema solar de forma eficiente. 

A princípio, tenha em mente que o tamanho do painel fotovoltaico, em regra, é proporcional à potência que ele possui. Um painel da Intelbras de 160W, por exemplo, mede 147,9cm x 66,4cm. 

Assim, o primeiro passo é descobrir o espaço disponível no teto do motorhome para a instalação desses painéis, lembrando que deve se levar em consideração outros equipamentos que já ocupam essa área, como: climatizadores, claraboias, antenas, etc. É importante tirar as medidas de todo o veículo, como comprimento, altura, largura, espaço entre os eixos, etc. 

A partir desses números, é preciso pesquisar o tamanho e a potência dos painéis para entender quais e quantos cabem no espaço que você tem disponível. 

Verificando o consumo de energia 

Primeiramente, pense quais equipamentos elétricos vão ter no seu motorhome: TV, micro-ondas, panela elétrica, lâmpadas… Uma vez feita essa lista, descubra a potência de cada um deles e some um por um.  

Além de considerar o tempo em média que cada aparelho ficará ligado, tal como uma geladeira que fica ligada 24h por dia. É assim que você vai descobrir qual é a sua demanda de consumo de energia elétrica. 

Tipos de placas solares  

Agora é a hora de escolher o tipo de placa solar que vai integrar no seu motorhome. Os painéis solares que encontramos no mercado para sistema de energia fotovoltaica podem ser de dois tipos: policristalinos e monocristalinos. Cada um deles possui vantagens e desvantagens e, como tudo em um motorhome, a escolha deve ser de acordo com o seu projeto 

Placa solares policristalinos 

Esses painéis são os mais utilizados no Brasil, em especial para projetos em residências. Uma de suas principais vantagens é ser um material de custo mais baixo. São fáceis de encontrar no mercado, o que facilita o processo de reposição caso o painel seja danificado por algum motivo. Eles também possuem boa durabilidade e eficiência. 

Entretanto, os painéis policristalinos possuem uma eficiência energética menor do que os monocristalinos. Isso significa que você precisará de painéis policristalinos maiores, ou em maior quantidade para gerar sua energia. Além  disso, ele pede de uma área maior. Para instala-los e em um motorhome, pense com cautela no espaço disponível. 

Placa solares monocristalinos 

Os painéis monocristalinos são considerados produtos de qualidade premium, por ser feito de silício monocristalino de alta qualidade. Isso garante durabilidade e resistência superior aos dos policristalinos. Em média os fabricantes oferecem garantia de até 25 anos. Não, você não leu errado! 25 ANOS! 

Eles também oferecem maior eficiência energética, produzindo mais energia com placas menores e ocupando menos espaço. Esses modelos chegam a produzir até cinco vezes mais energia do que painéis de energia de película fina (flexíveis). Além disso, eles também têm um melhor desempenho em dias de pouca luminosidade. 

Contudo, sua principal desvantagem é o alto custo. Por se tratar de um produto premium, o valor inicial de investimento na compra das placas será consideravelmente maior, além da dificuldade de reposição, por serem menos populares no mercado brasileiro do que os policristalinos. 

Painéis solares flexíveis 

Já os painéis solares flexíveis se destacam pela sua natureza leve, dobrável e versátil, permitindo o fácil transporte e instalação. Além de contaram com alta durabilidade e eficiência, proporcionando um bom desempenho em condições de baixa luminosa. 

Eles são fabricados por meio de máquinas de impressão que usam um método roll-to-roll, permitindo a rápida produção em massa. 

A vida útil dos painéis solares flexíveis é de poucos anos. Porém, contam com sistemas fotovoltaicos off-grid de baixo custo, o que pode ser vantajoso para seu motorhome. 

No mais, eles estão disponíveis em uma variedade de tamanhos para atender a todas as necessidades, garantindo uma fonte de energia confiável, limpa e eficiente para uma variedade de aplicações. 

Como instalar placa solar no motorhome 

Agora que você já escolheu o tipo de painel e já sabe quantos vai utilizar no seu projeto, é hora de aprender como instalar as placas solares no teto do seu motorhome. Para isso você vai precisar de algumas ferramentas básicas: trena, parafusadeira e pistola para aplicação de cola PU. 

Durante o processo de instalação é importantíssimo lembrar que suas principais preocupações devem ser a fixação, para evitar acidentes com o carro em movimento; e a vedação dos buracos no teto, para evitar infiltração de água dentro do seu motorhome. 

Ângulos e posicionamento 

O primeiro passo é fazer a medição do espaço do teto e das placas utilizando a trena, para saber a melhor forma de posicioná-las. 

Desse modo, você vai precisar de suportes de fixação para os painéis e nessa hora é importante levar em consideração que muitos motorhomes possuem tetos curvos. Fique atento às instruções de instalação do fabricante. 

O método correto para instalação é conforme o Manual do Usuário do fabricante dos painéis solares, usando suportes apropriados aos furos originais na parte inferior dos painéis. Pois, ao fazer novos furos pode perder a garantia do produto

Assim, os módulos dos painéis solares devem ser conectados em série e instalados com a mesma orientação e ângulo. Já que orientações e ângulos diferentes, podem causar perda de rendimento e potência devido a alteração da posição solar. Recomenda-se a instalação no formato paisagem ou retrato. 

Ainda, instale o módulo de forma que a caixa de junção esteja posicionada na área superior do módulo e os fios travados para baixo. 

O ângulo de inclinação ideal do módulo fotovoltaico depende da respectiva latitude da localidade da instalação. Recomendamos uma ferramenta de simulação fotovoltaica para verificar a orientação mais adequada às características do projeto. 

Selecione a altura da estrutura de montagem para que a parte mais baixa do módulo fotovoltaico fique alta o suficiente para que não seja sombreada ou danificada por agentes externos, como areia e pedras impulsionadas pelo vento. 

Fixação e Vedação 

Os módulos devem ser fixados na estrutura de montagem através dos quatro pontos de montagem pré-perfurados para serem parafusados. Além de que, cada módulo fotovoltaico deve ser fixado com segurança em no mínimo 4 pontos. 

Lembre-se de usar materiais de fixação adequados e à prova de corrosão. Então, todas as ferragens de montagem (parafuso, arruela de pressão, arruela e porca de pressão) deverão ser de aço inoxidável padrão M6. Instale os módulos de forma a evitar acumulo de água. 

Nossa maior dica é seguir às orientações de montagem do fornecedor, só assim você terá total segurança de que seus painéis solares estão instalados corretamente. Para maiores informações, acesse o Manual do Usuário da Intelbras 

Suporte 

Por falta de conhecimento, nós já cometemos alguns erros durante a instalação das placas solares no motorhome, como fazer suportes adaptados com perfil em L e fixos com parafusos auto brocantes nas laterais do painel. Você pode conferir essa gafe no nosso canal no youtube. Além desse conteúdo, lá você vai encontrar diversos vídeos da montagem do nosso primeiro motorhome, entre outras dicas para viajantes. 

Uma vez instalados os suportes, os buracos feitos no teto devem ser vedados utilizando cola PU. Lembrando que hoje é possível encontrar no mercado suportes feitos para motorhome que são fixados com cola e não parafusados. Nesse caso, a cola utilizada é a especificada pelo fabricante e não há necessidade de vedação. 

É sempre bom reforçar: cuidado com a garantia! Algumas marcas não cobrem a garantia se houver qualquer modificação nos painéis, como os furos de parafusos que são comuns em instalações em motorhome. 

Na hora de conectar os fios dos painéis solares à fiação do sistema elétrico do motorhome, use conectores MC4. Jamais corte os conectores e emende esses fios. Ao fazer isso você pode comprometer a segurança e performance do seu sistema. Se houver mais de um painel, os adaptadores de MC4 utilizados, eles devem ser do tipo Y.  

Manutenção de painéis solares 

Agora que você já sabe tudo sobre instalação de placas solares no motorhome, aqui vão algumas dicas importantes para garantir a eficiência do seu sistema na produção de energia. 

É importantíssimo limpar os painéis com frequência para otimizar sua performance, pois o acúmulo de poeira, folhas secas e fezes de pássaros prejudicam a captação da luz do sol. 

Evite sombras, pois isso impede a incidência de luz direta nos painéis e reduz a performance de geração de energia. Mesmo com apenas uma parte do painel na sombra, a eficiência na produção de energia diminui. Então, fique atento ao estacionar. 

Dicas Extras 

Separamos algumas dicas extras para que você consiga ser o mais eficiente possível na hora de aproveitar o custo benefício das placas solares. 

  •  Em geral, controlares de energia MPPT são mais eficientes e garantem maior vida útil para as baterias do que os controladores pmw; 
  •  Baterias estacionárias são melhores do que as automotivas para gerar energia elétrica, porque as automotivas foram criadas para altas e rápidas descargas de energia, já as estacionárias, com fins a descargas contínuas; 
  •  Na instalação, prenda bem os painéis ao teto, afinal, o veículo passará muito tempo em movimento; 
  •  Se possível, opte por eletrodomésticos mais econômicos (especialmente a geladeira), isto é, observe a eficiência dos equipamentos e prefira produtos com baixo consumo de energia, como àqueles que tem 12v; 
  •  No inverno ou em temporadas mais nubladas, tente diminuir o consumo de energia durante o dia para garantir que ela seja acumulada o suficiente para a noite. 
  •  Não utilize o painel solar como sua única fonte de energia. É indispensável ter, por exemplo, um carregador de baterias ou gerador de energia. Tudo para auxiliar nos períodos em que apenas a energia solar não seja suficiente. 

Fique por dentro! 

Do lado de cá, estamos torcendo para que as nossas dicas te ajudem na hora de montar o seu sistema off-grid de energia fotovoltaica. As placas solares instaladas no motorhome vão trazer diversos benefícios e melhorar a sua experiência na estrada. 

Para mais saber mais sobre o vanlife, a vida na estrada e montagem de motorhomes, inscreva-se na Newsletter! E não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai