Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Porta Potti: Acerte na escolha ideal para o seu motorhome 

Porta Potti: Acerte na escolha ideal para o seu motorhome 

Quais são os segredos do Porta Potti? Descubra o que você precisa saber na hora de escolher o melhor vaso sanitário para o seu motorhome. 

Em alguns momentos a vida na estrada pode ser um desafio. Escolher o vaso sanitário é indispensável, mas não é uma tarefa fácil. Existem diferentes possibilidades no mercado, exemplos fixos e portáteis. Dessa forma, o Porta Potti se destaca bastante em virtude da praticidade e bem-estar que ele proporciona durante as viagens.

Nós sabemos da importância dessa decisão e por isso vamos explicar tudo sobre os principais modelos que se encontram no mercado.  Assim, você poderá escolher a opção ideal para o seu motorhome, levando em consideração aspectos como funcionalidades, tamanho e impacto ambiental. 

Vaso sanitário fixo com caixa de detritos:  

O mais tradicional do ramo é o vaso sanitário fixo. Assim, esse modelo é semelhante aos vasos residenciais em relação ao tamanho. Ele permanece fixado dentro do motorhome. Então, após a descarga, o cocô e o xixi vão para uma caixa de detritos que fica acoplada ao lado de fora do veículo. 

Para que o trajeto do resíduo ocorra após a descarga, é preciso que exista um sistema de tubulação. Por fim, os canos levam a água suja até essa caixa residual. 

Além disso, a descarga funciona com ajuda da gravidade quando acionada por um pedal.  A água vem direto do sistema hidráulico do motorhome, mas alguns disponibilizam um reservatório de água. 

Justamente por acumular os resíduos externamente, esse padrão de vaso permite que o esvaziamento da caixa residual aconteça em um espaço maior de tempo. Assim sendo, uma família de até 3 pessoas pode acumular resíduo em média por até 4 semanas. Esse aspecto é diferente do Porta Potti, mas abordaremos sobre ele adiante. 

vaso sanitário para motorhome branco em 3 diferentes ângulos
Imagem: Mercado Livre

Descarte dos detritos

Para a realização do descarregamento, conecta-se uma grande mangueira ao cano de saída da caixa de detritos. Essa mangueira precisa ser direcionada para um local de despejo. 

Contudo, o problema que envolve o vaso fixo é o lugar onde se pretende descartar o resíduo. O conteúdo traz um produto químico para decompor os excrementos, além de matéria orgânica contaminada. O descarte incorreto gera impactos ambientais. 

Além disso, existe uma dificuldade dos viajantes em encontrar um espaço que permita esse procedimento, visto que nem todos os campings para motorhome disponibilizam o local correto para descarte devido ao alto custo do serviço. Porém, é possível realizar esse descarte em alguns postos de gasolina e também em caixas de esgoto. 

Outro ponto levado em consideração é o armazenamento da mangueira. Ela é extensa e grossa. Desse modo, realizar sua higienização não é prático. 

Vaso sanitário Cassete

O vaso sanitário Cassete é o meio termo entre o vaso fixo e o Porta Potti. O assento desse modelo também é parecido com o residencial. Ele permanece preso na parte interna do motorhome, mas o seu reservatório de detrito é portátil. Assim, não demanda um sistema de tubulação e nem é necessário usar uma mangueira para esvaziar. 

O sistema de descarga funciona da mesma forma que o vaso fixo, mas o material é encaminhado para uma caixa móvel, que lembra o formato de uma mochila de rodinhas. Na hora de realizar o escoamento, basta levar o compartimento para um local apropriado. Isso facilita o processo de descarte, já que o método independe da localidade do veículo. 

Após o despejo dos resíduos, é super viável realizar a limpeza imediata da caixa. Assim, isso impede a proliferação de odores desagradáveis e bactérias. Muitas marcas possuem assento giratório, permitindo que ele se adeque melhor ao espaço físico do banheiro. 

Apesar das facilidades, a questão em torno do Cassete é o espaço de tempo em que é necessário limpar o reservatório de resíduos. Esse modelo comporta uma quantidade menor de líquidos. Uma família de até 3 pessoas pode acumular o resíduo por, em média, até 2 semanas. 

Vaso sanitário cassete para motorhome
Imagem: Mundo Camper

Leão Móvel   

O Leão Móvel é uma espécie de Cassete, mas o reservatório é encaixado na caixa de detritos no momento de seu esvaziamento. Ou seja, é um compartimento usado para transportar o resíduo, substituindo o uso da mangueira. Essa característica faz com que uma família de até 3 pessoas realize o esvaziamento em um período de tempo semelhante ao do vaso fixo, pois os detritos da caixa são transportados pelo Leão. 

Leão móvel para motorhome cinza em diferentes ângulos
Imagens: Meu Trailer / Ekipa Trailer

Porta Potti

Das opções de vasos sanitários para motorhome, o Porta Potti é o menor e mais barato deles. Primeiramente, ele é completamente portátil, o que significa que sua estrutura não é fixada ao veículo. Isso permite que ele seja transferido de lugar a qualquer momento. Em outras palavras, o Porta Potti pode ser realocado em diferentes lugares, dentro ou fora da sua casa móvel. 

Porta potti para motorhome em três diferentes ângulos
Imagem: Mercado Livre

Como funciona o Porta Potti?  

O Porta Potti divide-se em dois compartimentos: o superior e o inferior. O superior é o assento que, diferente dos outros modelos citados, possui dimensões menores. Essa característica permite a otimização de espaço, sendo ideal para ambientes menores. Já o compartimento inferior é o depósito onde os resíduos excretados ficam. 

Entre os compartimentos existe um buraco que abre e fecha por meio de uma válvula. É por esse lugar que o cocô e o xixi passam. Na hora de usar o Porta Potti, recomenda-se que você acione a descarga pelo menos uma vez antes, com a válvula fechada. Então, agora com a válvula aberta, dê descarga novamente para encaminhar os excrementos para o reservatório. Após o uso, certifique-se que a válvula está fechada. 

O Porta Potti requer um reservatório de água independente de tubulação. Esse reservatório fica na parte superior do vaso sanitário e dependendo da marca, contém em média 20 L de água. 

Para esvaziar o depósito inferior, é necessário soltar as travas que ligam o reservatório no assento. Nesse momento, é importante que o reservatório de resíduo esteja bem fechado para evitar vazamentos. O formato do reservatório é semelhante ao de um galão de gasolina. Ou seja, você pode carregá-lo como uma maleta de mão. 

A maior praticidade que o Porta Potti oferece é a possibilidade de ser descarregado na privada de qualquer banheiro. Seu tamanho viabiliza um esvaziamento fácil e discreto, diferente dos modelos anteriores. Em contrapartida, uma família de até 3 pessoas pode acumular o resíduo por, em média, até 1 semana. 

Como limpar o seu Porta Potti? 

Após o esvaziamento, recomenda-se a limpeza imediata. Para isso, jogue água limpa dentro do reservatório. Depois, basta chacoalhar e repetir o procedimento algumas vezes. Para uma limpeza mais eficiente, é comum adicionar desinfetante à água, garantindo que o recipiente fique  higienizado. Você também deve limpar o assento.

É importante jogar sulfato de cobre dentro do reservatório de resíduo para realizar a desintegração das fezes. Isso facilita o esvaziamento e evita o mau cheiro. Porém, o produto é tóxico à pele e nocivo ao meio ambiente. Essa informação reforça a importância de um descarte correto dos resíduos sanitários. 

É importante lembrar  também que não se deve jogar papel higiênico ou plástico dentro do Porta Potti. Esse material não será propriamente desintegrado e pode dificultar o escoamento. 

As técnicas para evitar o odor variam de acordo com a preferência de cada viajante. É possível adicionar desinfetante juntamente com o sulfato de cobre no reservatório. E no local onde a água de descarga fica armazenada, algumas pessoas gostam de despejar essências, como a de eucalipto, garantindo um cheiro agradável. 

Modelos de Porta Potti:  

Por ser campeão em economia e praticidade, o interesse em adquirir um Porta Potti cresce cada vez mais. Dessa forma, entendemos que conhecer a variedade dessa mercadoria facilitará o seu processo de compra. Escolhemos três tipos de Porta Potti de diferentes fabricantes e vamos destrinchar os detalhes de cada um. 

Thetford Porta Potti 565E 92306 

Esse modelo é fabricado pela Thetford. Ele chama atenção por seu design moderno, arredondado e compacto. Isso permite uma fácil adequação a pequenos espaços. O equipamento pesa 6 kg quando vazio e é feito de polipropileno. Diferencia-se por ter a descarga elétrica, sendo acionada apenas pelo toque, fazendo jus a fama de moderno. 

O produto consiste em dois compartimentos, o superior e o inferior. O reservatório residual fica embaixo e suporta até 21 L de conteúdo. Ele também dispõe de uma válvula de vedação que evita a passagem de líquidos e odores. O tanque de descarga fica na seção superior e possui uma capacidade de reservar até 15 L de água. 

As duas peças do Porta Potti são de fácil separação. Ele dispõe de um bico de despejo que impede respingos durante o esvaziamento. O modelo oferece um suporte para papel higiênico em sua lateral e indicadores que possibilitam saber o nível em que se encontram os reservatórios. 

Como já mencionamos, o sistema de lavagem é elétrico, e não funciona por gravidade. Então, para usá-lo, é preciso adicionar 6 pilhas AA de 1,5v que duram por volta de 500 a 700 flushes. Apesar de garantir uma descarga eficiente, o fato de não funcionar sem as pilhas acaba sendo um empecilho para quem escolhe esse modelo. 

Por fim, este produto possibilita a retenção opcional do vaso sanitário ao chão, dando mais estabilidade durante viagens mais turbulentas. Esse detalhe acaba sendo um grande benefício para quem deseja mais segurança e tranquilidade na hora de usar o banheiro. 

Contudo, a quantidade de peso que o equipamento suporta não foi especificada.

Atualmente ele está disponível por um preço que gira em torno de R$ 850. 

Dimensões: 44,7 cm A x 38,5 cm L x 45 cm P 

Porta Potti Thetford posicionado em 3 ângulos
Imagem: Meu Trailer

Porta potti VINGLI Portable Flushing Toilet 

Esse Porta Potti é da marca VINGLI. Seu design é quadrado e robusto, com alças e bolsa de transporte. Pesando 5 kg quando vazio, esse equipamento é de polietileno de alta densidade. Por isso, é altamente resistente a impactos e corrosões químicas. Além disso, é confortável e suporta até 200 kg. 

Ainda, com uma vedação que evita vazamentos e odores, o reservatório residual suporta até 19 L de conteúdo. O tanque de descarga fica na parte superior e comporta 11 L de água. A descarga surpreende por possuir um fluxo forte. Isso acontece devido ao sistema de bomba de pistão e da anatomia de escoamento composta por três saídas de água em formato T. 

O bico giratório do reservatório de detrito facilita o escoamento. Além disso, o Porta Potti disponibiliza um sistema de ventilação anti pressão, evitando respingos. Ele também contém um visor de nível que indica a quantidade de resíduos internos. Apesar desses benefícios, alguns usuários relataram uma certa dificuldade na hora de realizar a limpeza. 

Atualmente ele está disponível por um preço que gira em torno de R$ 760. 

Dimensões: 41 cm A x 36 cm L x 41 cm P 

Porta Potti VINGLI em três diferentes ângulos
Imagem: Amazon

Camco Portable Toilet 41541 

O último modelo é da marca Camco. Composto por polietileno, ele aguenta um peso de até 150 kg. Seu design é quadrado e tradicional. Esse Porta Potti pesa por volta de 5 kg e tem capacidade de até 20 L em seu tanque de resíduo. Usuários do produto relataram que apesar de ser pequeno, ele é confortável. 

O reservatório de descarga comporta 9 L de água, sendo a menor capacidade entre os exemplares apresentados. Além disso, você aciona a água da descarga por uma válvula e escorre por uma pequena mangueira lateral. Esse sistema se mostra menos eficiente em comparação com o modelo elétrico e o modelo com bomba de pistão. 

Esse produto não possui bico para o esvaziamento residual, o que pode provocar respingos na hora de descartar o conteúdo. Ele dispõe de uma válvula deslizante de vedação para bloquear odores. O equipamento fica preso por duas travas laterais e possui alças em seus compartimentos. Seus usuários relatam que é um produto equilibrado quanto ao custo-benefício. 

Atualmente ele está disponível por um preço que gira em torno de R$ 650. 

Dimensões: 39,3 cm A x 35,5 cm L x 40,6 cm P 

Porta Potti Camco em três diferentes ângulos
Imagem: Amazon

Fique por dentro! 

Você acabou de conferir todas as informações importantes para definir bons critérios na hora de comprar um vaso sanitário para o seu motorhome. Não se esqueça que o que determina o melhor tipo são as suas urgências. O seu bem-estar é o que importa! 

Por fim, se você gostou dessas informações, não deixe de nos acompanhar no Instagram, TikTok, Youtube e Kwai para mais dicas e informações sobre como aproveitar a vida na estrada. Além disso, assine nossa Newsletter e receba conteúdos em primeira mão. 

Boa viagem, Traveleiros!