Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Energia solar para motorhome: O guia completo para aprender como funciona

Energia solar para motorhome: O guia completo para aprender como funciona

Descubra agora como funciona a energia solar para motorhome! Encontre aqui todas as dicas para energizar a sua viagem pelo mundo!

Você sabia que existe energia solar para motorhome? Já adiantamos que instalar painéis solares em seu veículo não é missão impossível e pode te ajudar a deixar sua casa sobre rodas ainda mais funcional e autônoma. 

Para isso iremos mostrar como funciona a energia solar para motorhome e quais são as vantagens e desvantagens da energia solar para motorhomes. 

Afinal, vale a pena investir na energia solar como alternativa para elétrica de seu motorhome? Te contamos essa e muitas outras dicas. 

Fontes de energia para motorhome 

Antes de abordar como funciona a energia solar para motorhome, precisamos compreender quais são as fontes de energia apropriadas para sua casa sobre rodas. 

O importante não é só conhecer todas as alternativas disponíveis para a elétrica de seu motorhome, mas também entender como funciona o seu sistema elétrico e suas etapas (produção de energia, o armazenamento de energia e o consumo de energia) para compreender quais são as melhores alternativas para você e sua família. 

Listamos abaixo algumas opções interessantes para garantir a autonomia de energia na sua casa sobre rodas, aonde quer que ela esteja. Confira! 

Painéis solares 

Quando falamos em energia solar inevitavelmente falamos em painéis solares. Isso porque é a partir da instalação dos painéis solares que obtemos a energia solar. Eles nada mais são que placas que capturam a radiação solar para conversão em energia elétrica. Os painéis solares fazem parte de um sistema que se denomina “sistema fotovoltaico” que pode ser off grid ou on grid.  

A energia solar off grid é aquela que preza pela autossuficiência. Ou seja, o seu sistema não se conecta à rede elétrica. Essa energia fica armazenada em baterias. Isso não afeta o funcionamento dos aparelhos domésticos e eletrônicos.  Já a energia solar on grid se conecta diretamente a rede elétrica não necessitando de baterias. 

Para os motorhomes, usamos a energia solar off grid. Esse modelo traz a autossuficiência é necessária para que a sua casa sobre rodas consiga estar nos lugares que você deseja estar. 

Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens da energia solar: 

Vantagens: A sustentabilidade e autonomia. Além de ser um sistema de energia limpa, a energia solar garante autonomia para quem a utiliza, isso acontece porquê sua fonte (radiação solar) é disponível e encontrada de maneira fácil. Até mesmo em dias nublados é possível obter energia solar, mesmo que em menor quantidade. 

Desvantagens:  Talvez a desvantagem se encontre no investimento inicial e na quantidade de espaço disponível. Quanto ao investimento, este pode ser considerado alto. Já o espaço impacta diretamente na produção da energia solar, uma vez que quanto maior a superfície, cabem mais painéis solares. 

Placas de energia solar para instalada no teto de um motorhome
Imagem: HCC Energia Solar

Carregador de baterias  

Os carregadores portáteis de bateria funcionam através da rede elétrica, em outras palavras, é necessário que haja uma transferência de energia para bateria. Esta bateria armazena a energia e, a transfere, agora, para os aparelhos eletrônicos e demais necessidades do seu motorhome. 

Vantagens: Acessibilidade, com baixo investimento inicial este método é bastante acessível. 

Desvantagens: autonomia limitada, já que depende da conexão com uma rede de energia. 

Alternador do veículo 

Alternador do veículo é a possibilidade de gerar energia elétrica em seu motorhome a partir do carregamento da bateria ao ligar ela no alternador do carro enquanto este estiver em movimento.  As baterias estacionárias são as mais indicadas para os motorhomes. 

Isso porque as baterias automotivas produzem uma quantidade de corrente elétrica por um curto período de tempo. Ou seja, são inconstantes para os aparelhos eletrodomésticos. 

As baterias estacionárias liberam correntes elétricas constantes por um período longo de tempo, diminuindo as chances de acidentes e problemas. 

Vantagens: Autonomia de baixo custo. Por ser uma solução que custa pouco e pelo fato de que o carro em movimento gera a energia. Com as baterias estacionárias esse custo é maior, tornando-se um empecilho. 

Desvantagens: Vida útil da bateria é diminuída realizando esse processo de maneira recorrente. Por isso, surge a impossibilidade de permanecer por um período de dias maior em um mesmo local.  Usando as baterias estacionárias, a vida útil se prolonga e há uma carga elétrica mais constante. 

Geradores 

Antes da energia solar, os geradores se apresentavam como a melhor solução para os motorhomes. Os geradores são movidos, em sua maioria, a diesel e a partir da combustão geram a energia elétrica. 

Vantagens: Autonomia de fácil acesso, basta manter o gerador abastecido. 

Desvantagens: Além da energia gerada não ser sustentável, os geradores ocupam espaços internos no motorhome e podem causar incômodos com o barulho

Como funciona a energia solar para motorhome 

Uma das maiores dúvidas de quem quer usar a energia solar como fonte de energia elétrica é sobre como funciona a energia solar. Não seria diferente com os usuários de motorhome. A energia solar em motorhomes funciona de maneira similar à energia solar nas casas de alvenaria. 

Basicamente, são instalados painéis solares no teto do carro para captarem a radiação solar que será transformada em energia elétrica pelo inversor solar instalado no motorhome. Essa energia elétrica será armazenada e distribuída aos aparelhos eletrodomésticos nos motorhomes pelo sistema off grid.  

Assim, com os equipamentos comprados, basta instala-los que o sistema já será acionado. É um sistema elétrico de longa duração com diversas vantagens, abaixo iremos mostrar quais são as principais vantagens e desvantagens da energia solar. 

Métodos de instalação de painéis solares em motorhome  

Antes de abordarmos sobre as vantagens e desvantagens da energia solar para motorhome, abrimos espaços para falar dos métodos de instalação de painéis solares necessários para o bom funcionamento do sistema de energia solar. 

O funcionamento da energia solar em seu motorhome vai depender do tipo de painel solar que você optar na hora de instalar este sistema. 

Basicamente, existem dois tipos de painéis principais, são eles: os painéis monocristalinos e os painéis policristalinos. A diferença entre estes painéis é na produção da energia solar, os painéis policristalinos produzem mais energia, mas ao mesmo tempo são mais caros para serem adquiridos. 

Além do mais, existentes painéis solares de diversas potências. Para saber mais sobre como funciona a energia solar e a instalação dos painéis solares acesse nosso artigo como instalar placas solares no motorhome – O guia completo. 

Vantagens da energia solar para motorhome 

De longe, a energia solar é muito vantajosa para motorhome. Para provar isso separamos as principais vantagens da energia solar: 

A energia solar é uma energia limpa e silenciosa  

A energia solar é uma energia limpa, ou seja, gera poucos danos à natureza já que a sua fonte, o calor, não causa danos ao meio ambiente. Além disso, a produção de energia solar não faz barulhos, evitando a poluição sonora

A energia solar te dá maior autonomia e liberdade   

A energia solar por usar a radiação do sol como principal fonte para geração de energia é uma das formas que mais permitem autonomia daqueles que a utilizam. Além disso, a energia solar off grid, como já explicado, garante maior liberdade para você e sua família. 

A energia solar dura mais e tem manutenção fácil  

Diferentemente dos outros sistemas, o sistema fotovoltaico dura vários anos. Estima-se que os painéis solares podem gerar energia com 80% de seu desempenho original por 25 anos, isso faz com que a energia solar seja mais duradoura. Além disso, a manutenção é fácil, basicamente é necessária manutenção da limpeza de seus painéis. 

A energia solar é de consumo gratuito  

Os custos com a energia solar são somente dos equipamentos para aquisição e instalação dos painéis solares e baterias. Como sua fonte é o sol, seu consumo é gratuito, o que gera uma economia a longo prazo. 

Desvantagens da energia solar para motorhome  

Contudo, não porque é um dos sistemas mais vantajosos que a geração de energia solar é imune de desvantagens.  Assim, alguns dos pontos negativos da energia solar são: alto custo na aquisição dos equipamentos para instalação. 

A produção da energia é dependente do tamanho e do tipo de painel solar usado, ou seja, quanto maior o painel maior é a produção.  Além disso, a noite esta energia não é produzida, ou seja, durante esse período, o gasto é maior do que a geração de energia. 

Como armazenar energia no motorhome 

Hoje em dia, o mercado disponibiliza algumas opções de como armazenar energia em seu motorhome. Então, abaixo listamos os principais equipamentos e indicamos como estes sistemas funcionam, para te ajudar na melhor escolha para o seu motorhome. 

Baterias 

As baterias são uma das formas mais comuns de se armazenar energia.  Atualmente, no caso de armazenamento de energia para motorhomes, temos as baterias automotivas e as baterias estacionárias. 

As mais indicadas são as baterias estacionárias, uma vez que elas possuem a finalidade de liberar cargas elétricas constantes por um longo período de tempo. Esses modelos de baterias são usados em geladeiras, por exemplo. 

Já as baterias automotivas são indicadas para usar em cargas elétricas que demandam grande quantidade em curto período de tempo, como por exemplo, ligar um carro. Elas não são indicadas como fontes de armazenamento de energia. 

baterias estacionárias para motorhome da marca Moura
Imagem: Mercado Livre

Inversor 

Na hora de instalar energia elétrica em motorhomes, o que muita gente esquece é a funcionalidade dos inversores. 

Os inversores são os dispositivos que convertem a corrente contínua das baterias em corrente alternada, ou seja, faz com que a corrente elétrica seja capaz de gerar uma energia segura aos eletrodomésticos. 

Além do mais, os inversores são capazes de converter a tensão das baterias para maiores potencias, fazendo com que esta seja capaz de ligar mais aparelhos e atender mais funções. 

Controladores de carga  

Os controladores de carga têm a função de manter as cargas das baterias em níveis seguros, controlando-as. 

É importante dizer que eles controlam somente a entrada de carga, controlando as variáveis de corrente e tensão e exatamente por isso, são indispensáveis nos sistemas de geração fotovoltaica, como a energia solar. 

Como calcular consumo de energia no motorhome 

Vamos trazer algumas dicas que podem facilitar sua vida na hora de calcular o consumo de energia dentro do seu motorhome. 

A primeira delas é listar tudo que precisará de energia elétrica em seu motorhome: quais equipamentos são indispensáveis para mim? O que eu quero que tenha no meu motorhome? 

Com essa lista pronta, o próximo passo é descobrir o quanto de energia que cada equipamento demanda. No caso dos eletrodomésticos, essa informação é disponível nos manuais dos produtos, basta verificar. 

Depois disso, você deve somar tudo e comparar com a potência de seu sistema elétrico, que também está disponível nos manuais. 

Daí, começar a adicionar as variáveis do sistema de energia escolhido, no caso da energia solar, por exemplo, anote variáveis como dias nublados e falta de produção noturna. A partir disso, você vai conseguir calcular se o consumo de energia por dia é compatível com a geração de energia. 

Se o consumo for maior, é importante pensar em alternativas. No caso da energia solar, se o tamanho dos seus painéis não corresponder à potência de energia necessária à sua família, você pode pensar em alternativas para carregamento das baterias, em mais baterias, etc. 

Dimensionamento e autonomia para motorhome 

Para ter autonomia de energia no seu motorhome é necessário dimensionar a sua capacidade de produção de energia e a sua necessidade de consumo de energia.  Sendo a energia solar a melhor opção para os motorhomes, este cálculo é imprescindível para instalação deste sistema. 

Por ser um cálculo complexo, muitos podem se assustar ou até mesmo desistir da energia solar, mas vamos te ajudar com isso também! 

Disponibilizamos para você um vídeo que explica direitinho como fazer o cálculo de autonomia de energia, e disponibilizamos também uma planilha que tornará tudo muito mais fácil e tranquilo na hora da instalação da energia solar em seu motorhome. 

Fique por dentro! 

Ficou com vontade de ter acesso a mais informações como essa? Basta se inscrever na nossa NEWSLETTER e nos seguir em nossas redes sócias: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai

 Estamos sempre disponibilizando conteúdos exclusivos para facilitar sua vida na sua casa sobre rodas e mostrar a vida na estrada como ela realmente é! 

Boa viagem, Traveleiros!