Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Motorhome pequeno – O guia completo para otimizar espaço

Motorhome pequeno – O guia completo para otimizar espaço

A sua viagem em um motorhome pequeno vai ficar ainda mais confortável com essas dicas inovadoras de como aproveitar o espaço. Acesse agora!

Quem vive em um motorhome pequeno sabe bem da importância de otimizar o espaço, principalmente em modelos de motorhomes menores. Assim, cada detalhe faz diferença na hora de deixar sua casa mais funcional e prática.   

O tamanho do seu veículo vai definir todo o projeto do seu motorhome e nesse momento é importante pensar em soluções criativas e viáveis para as suas necessidades individuais.  

Projetar uma casa em um ambiente reduzido pode ser difícil. No entanto, vamos facilitar esse processo com ideias que possam te inspirar nesse momento.  

Definindo o layout de um motorhome pequeno 

Primeiramente, para começar a planejar o layout do seu motorhome pequeno é importante ter em mente os seus objetivos e prioridades. Então, faça uma lista com os itens indispensáveis que você precisa ter. Gosta de itens esportivos? É importante para você ter um forno? E um banheiro fixo? Tenha tudo isso na ponta do lápis.   

Definindo o que é indispensável, fica mais fácil adaptar o layout do ambiente ao que você precisa ter no seu espaço. A partir disso, você vai conseguir pensar na distribuição de ambientes, móveis, eletrodomésticos, itens básicos, etc.   

Por exemplo, para carregar nossas pranchas de surf dentro do carro, nós pensamos muito até encontrar uma solução viável. Assim, após muita pesquisa e consultando um profissional, conseguimos o espaço para colocar as pranchas passando pelo banheiro. E como cada centímetro faz diferença, essa estrutura formou uma prateleira para os produtos de banheiro. 

Projeto 3D de motorhome pequeno
Imagem: Campereve

Soluções criativas e multifuncionalidade 

Dentro de um motorhome pequeno, explorar o espaço é essencial para evitar a sensação de ambiente apertado. Ou seja, é preciso pensar o design de forma que todos os lugares do carro estejam posicionados de maneira útil.   

Assim, estruturas multifuncionais muitas vezes são o caminho para aumentar a percepção de amplitude. Banco com espaço para armazenamento, mesa que pode se transformar em cama, bancos giratórios… são diversas possibilidades.   

Não se esqueça de observar os espaços vagos embaixo de camas e sofás. Esses são lugares coringas e você deve aproveitá-los de maneira criativa. Além disso, as paredes vão possibilitar o armazenamento suspenso, sem ocupar espaço em locais de passagem, por exemplo 

Como otimizar espaço no seu motorhome pequeno  

Separamos algumas ideias que podem te ajudar a aproveitar melhor todo espaço disponível do seu carro. Contudo, vale lembrar que, mais importante que seguir as dicas, é fazer com que elas se adequem às suas necessidades e aos seus objetivos com um motorhome pequeno. 

Sala 

Primeiro, defina o que é indispensável na sua sala. Se você pretende receber visitas, é possível otimizar o espaço com itens como sofá-cama. Os sofás com baú embutido também são interessantes e multifuncionais, facilitando na hora de guardar objetos que precisam de um fácil acesso.   

Uma solução muito comum para a sala é instalar uma dinete. Pensada para ser usada para refeições, trabalho e confraternização, ela é composta por bancos laterais e uma mesa retrátil (pode ser dobrada ou guardada). Portanto, essa estrutura se converte em uma cama quando necessário.  Elas podem ser feitas sob medida e proporcionam bastante conforto.   

Uma dinete a esquerda como mesa e a direita como cama
Imagem: Liderbus Motorhome

Os armários aéreos são opções quase que indispensáveis em um motorhome pequeno. Eles podem servir também para o quarto ou para a cozinha. As paredes e o teto são grandes aliados na hora de liberar espaço e guardar utensílios.    

Sala e cozinha de um motorhome mostrando armários aéreos e uma dinete ao lado esquerdo e um fogão com pia no lado direito
Imagem: Vandao

Ademais, se você gosta de assistir filmes e séries, uma boa opção é usar um projetor ao invés de uma televisão. O projetor ocupa pouco espaço, pode ser guardado com facilidade e só depende de um fundo branco para funcionar.  

Mulher deitada assistindo filme dentro de um motorhome
Imagem: Get Out Side

Cozinha 

Na cozinha, é possível aproveitar o espaço de diversas formas, como com fogão embutido no balcão e mesa retrátil. Dessa forma, é possível também investir em uma construção em que o fogão e a pia possam ser transformados em uma bancada.   

Renan traveleiro mostrando a bancada de madeira de um motorhome pequeno

Fique atento para o fato de que tudo precisa ter um lugar fixo dentro de um motorhome pequeno. Assim, você evita que os objetos se movam ou quebrem durante as viagens. Os utensílios de cozinha precisam ser guardados em lugares seguros e para isso dispensas e gavetas embutidas feitas sob medida são uma ótima forma de economizar espaço e proporcionar segurança.   

Além disso, itens como barra magnética e velcros podem auxiliar para fixar objetos mais leves na parede e porta tempero com ímã pode ser fixado na geladeira, desocupando espaço do armário, por exemplo.   

Cozinha motorhome pequeno, a esquerda mostrando cestas organizadoras e a direita mostrando uma barra magnética para facas
Imagem: Get Out Side

Quarto 

Em um primeiro momento, é essencial que você decida qual modelo de cama se adequa melhor ao espaço. A cama é uma estrutura que define todo o projeto do seu motorhome, então pense se ela será fixa, desmontável, extensível, etc.   

No caso de uma cama desmontável, temos a cama em U, por exemplo. Ela possui um formato que permite o uso como duas camas de solteiro, como sofá ou como uma cama de casal. Para isso, basta completar a estrutura do meio.    

No caso da cama fixa ao fundo do veículo, é ideal que a construção dela fique elevada, liberando espaço na parte traseira do carro.   

Outra opção é a cama fixa extensível. Esse modelo é uma boa adaptação para um motorhome pequeno, sendo possível expandir o seu tamanho somente na hora de dormir. Isso faz com que durante o dia você tenha mais espaço.  

Cama extensível para motorhome vista de frente, com armários suspensos acima
Imagem: Garagem360

Banheiro 

Para o banheiro, há opções de ser interno ou externo. O banheiro externo libera bastante espaço, principalmente se seu motorhome for muito pequeno. Mas, é importante considerar questões como praticidade e privacidade que o banheiro interno proporciona.  

No banheiro interno, você pode usar uma pia e móveis escamoteáveis, que abrem e fecham, como uma espécie de armário. Armários embutidos são muito úteis para guardar roupas sujas e produtos de higiene pessoal.    

Além disso, a escolha do vaso sanitário e do chuveiro determinam quanto espaço você terá nesse ambiente. Caso opte por um chuveiro interno, um pequeno deck de madeira pode ser útil para evitar que você escorregue.

Conheça o Porta Potti 

Existem diversas possibilidades de vaso sanitário para motorhome, como fixo com caixa de detritos, cassete e o famoso porta potti. Dentre essas opções, visando sempre a economia e aproveitamento de espaço, opte por modelos giratórios e adaptáveis.   

Das opções de vasos sanitários para motorhome, o Porta Potti é o menor e mais barato deles. Ele é completamente portátil. Ou seja, a estrutura do porta potti não é fixa ao veículo. Isso permite que você o transfira de lugar a qualquer momento, sendo realocado em diferentes lugares, dentro ou fora da sua casa móvel.    

A maior praticidade que o Porta Potti oferece é a possibilidade de ser descarregado na privada de qualquer banheiro. Seu tamanho viabiliza um esvaziamento fácil e discreto, diferente de outros modelos. 

Porta Potti Camco para motorhome pequeno
Imagem: Amazon

Como otimizar o porta malas de um motorhome pequeno 

Alguns motorhomes podem contar com depósito na parte traseira para guardar aqueles itens maiores que você usa com menos frequencia, como bicicletas, ferramentas e botijão de gás.   

Esse espaço pode servir para organizar coisas importantes durante a sua viagem. Por isso, aqui na Traveleiros, chamamos esse espaço de kit alegria, já que guardamos nele os artigos esportivos necessários para as aventuras que encontramos pelo caminho.    

Para otimizar esse local é normal usar gaveteiros, caixas para separar objetos ou ganchos na parede para pendurar coisas. Também é possível construir estruturas sob medidas para comportar as suas necessidades, como gavetas embutidas e armários.   

Renan traveleiros mostrando o porta malas de um motorhome pequeno

Priorizando os seus objetivos 

No momento de planejar todos os detalhes do seu motorhome, pesquise bastante em sites como pinterest, instagram, tiktok, youtube, google e reúna o máximo de ideias possíveis. Isso será crucial para estimular a sua imaginação e impulsionar a criatividade.   

As ideias apresentadas aqui são mais uma fonte para que você possa projetar o seu motorhome do jeito que você preferir. Considere os lugares para onde você vai, a quantidade de pessoas que pretende ter em casa e principalmente as suas necessidades pessoais de conforto.   

O seu motorhome, por menor que seja, é o lugar onde você vai passar a maior parte do seu tempo e ele te levará a lugares incríveis. Por isso, faça com que ele seja do seu jeito, com a sua marca especial.   

Fique por dentro! 

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de conferir outros posts que podem te ajudar, como esse que explica sobre vasos sanitários em motorhome. Para receber conteúdos em primeira mão, inscreva-se na nossa Newsletter.   

Comente com a gente o que você achou dessas inspirações e nos conte também qual foi a sua ideia para otimizar espaço no seu motorhome. Para mais informações, não deixe de nos acompanhar em nosso canal do Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai!  

Boa viagem, Traveleiros!