Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Montar motorhome: construir sozinho ou terceirizar o serviço?    

Montar motorhome: construir sozinho ou terceirizar o serviço?    

O que vale mais a pena: montar o seu motorhome sozinho ou contratar uma montadora para fazer o serviço? Descubra como tomar essa decisão!

Você quer aderir o Vanlife, entrar em um motorhome e viajar pelo mundo? Essa pode ser a decisão mais importante da sua vida e é indispensável saber por onde começar.

Por isso, vamos te ajudar a descobrir como montar um motorhome. 

A primeira coisa que você precisa pensar é: montar seu motorhome do zero ou contratar uma empresa para fazer esse serviço?  

Mas, para chegar nessa resposta, é preciso saber o que significa estar envolvido nessa construção. Você tem ideia de quanto vai custar? E do tempo que vai demorar? Possui as habilidades necessárias ou está disposto a aprendê-las? 

Dessa forma, pensar nessas respostas é o primeiro passo para decidir qual caminho seguir: montar seu motorhome do zero ou terceirizar esse serviço. 

Você quer e pode colocar a mão na massa? 

A primeira coisa é definir se você tem interesse em colocar a mão na massa e se tem as habilidades necessárias para montar um motorhome. Além disso, é importante pensar na quantidade de tempo que será gasto para se dedicar ao processo de montagem. 

Renan traveleiros no processo de montagem do motorhome

Quanto você está disposto a investir para montar o motorhome 

É crucial saber quanto dinheiro você tem para investir na montagem do seu motorhome. Para evitar imprevistos, o seu orçamento deve estar na ponta do lápis. Não adianta querer contratar mão de obra, se você não tiver dinheiro sobrando para montar o motorhome. 

O principal benefício em montar seu motorhome é que o valor investido é muito menor. Logo, contratar mão de obra especializada certamente envolve um investimento mais alto. 

Se você já refletiu sobre essas perguntas básicas, que tal analisar alguns prós e contras antes de decidir? 

Montar o seu motorhome do zero 

Tanto montar seu próprio motorhome quanto contratar mão-de-obra especializada possuem benefícios. Confira os pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções. 

Pontos positivos 

Custo 

A primeira vantagem de montar seu próprio motorhome é justamente que o investimento necessário é mais baixo, especialmente se sua ideia é fazer todo o trabalho sozinho. 

Então, se tudo for feito corretamente, no final do processo você vai ter um motorhome feito sob medida, pensado para as suas necessidades e que vai ter custado bem menos do que você pagaria por um construído em uma montadora. 

A diferença de valores é um ponto importante, mas não deixe de ficar atento ao orçamento e pesquisar os melhores preços. Pequenas coisas acabam fazendo a diferença no valor final e os custos são bastante amplos, envolvendo desde parafusos, pintura e isolamento térmico, até compras maiores, como a própria van e eletrodomésticos. 

Ter um motorhome único e sob medida 

Quando você constrói ou compra sua casa, certamente vai querer que ela tenha a sua cara. Se optar por montar seu motorhome, pense que é possível planejar cada detalhe a partir do seu gosto e das suas necessidades individuais. 

Tudo é personalizável e existem muitas possibilidades. A ideia é que você planeje seu orçamento com base nos seus requisitos e prioridades, pensando na sua rotina e no estilo de vida que tem ou pretende ter. 

Caso você possa investir bastante no motorhome, elabore um modelo mais luxuoso e tecnológico, pensando nos mínimos detalhes que vão te proporcionar mais conforto. Caso contrário, se o dinheiro for mais curto, opte pelo que é essencial. 

O processo criativo de montagem 

A verdade é que construir o seu motorhome pode ser um processo incrível, que gera uma sensação de satisfação e orgulho que você não teria ao comprar um pronto ou ao mandar construir. 

Esta tarefa vai permitir que você exercite sua criatividade de diversas formas, pensando em soluções engenhosas para os problemas, que crie ou estreite laços (caso compartilhe a construção com pessoas próximas) e que descubra novos talentos. 

Além de que, você mesmo pode fazer todas as manutenções futuras, uma vez ninguém melhor que você para saber como toda a montagem foi exatamente feita. 

É claro que alguns problemas podem aparecer no caminho. Mas, no final do processo, com cada parte do motorhome montado com suas próprias mãos, vai valer a pena

Casal traveleiros sentados na porta da Sprinter 310

Pontos negativos 

Tempo, esforço e espaço 

Montar um motorhome pode ser satisfatório. Contudo, exige muito compromisso, paciência, engenhosidade e uma série de novas habilidades. 

Não subestime o tempo e o esforço envolvidos na montagem, especialmente se não tiver feito algo semelhante antes. Algumas tarefas que parecem simples podem acabar levando semanas e alguns problemas podem surgir. 

Por isso, o planejamento precisa ser cuidadoso. Você deve levar em conta todas as etapas: desde o gerenciamento do projeto inicial e da elaboração do orçamento até a montagem (e manutenção) do automóvel. 

Você vai precisar de habilidades manuais, conhecimento elétrico e de uma boa seleção de ferramentas para fazer o trabalho corretamente. 

A segurança precisa ser priorizada. Use todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para montar o motorhome. Além disso, é essencial planejar questões como ventilação adequada e instalação do sistema de gás. Caso não tenha conhecimento suficiente, contrate um profissional para te auxiliar. Não deixe que seu projeto se torne um caso onde o barato sai caro. 

Por fim, não se esqueça de pensar onde vai ficar sua van durante todo o tempo em que você estiver consertando/montando o motorhome. É preciso que você tenha um local disponível para isso, o que pode ser um problema dependendo de onde você mora. 

Revenda 

Se, no futuro, você decidir vender o motorhome que construiu, saiba que é altamente improvável que recupere todo o dinheiro e tempo investidos. 

O valor de revenda de um motorhome construído de forma amadora será consideravelmente inferior ao de um profissionalmente montado. Além disso, por esse veículo ter sido pensado para as suas necessidades e gostos específicos, pode ser mais difícil encontrar outra pessoa que se encaixe no mesmo perfil. 

Tendo em mente essas desvantagens, pode ser que você esteja repensando e considerando contratar mão de obra profissional para construir seu motorhome. Porém, essa escolha também tem prós e contras. 

Contratar mão-de-obra para montar o seu motorhome 

No caso de se escolher contratar mão-de-obra, você também encontrará alguns pontos positivos e negativos pelo caminho. Confira. 

Pontos positivos: 

Tempo, esforço e espaço 

Se você pretende contratar profissionais para construir seu motorhome, o tempo e esforço que você precisará dedicar ao processo de montagem investidos serão bem menores. 

Claro, é importante que você se insira no processo, que esteja por dentro de todas as etapas e das escolhas que estão sendo feitas para a sua nova casa. No entanto, quem realizará a maior parte do trabalho serão os profissionais contratados 

Além disso, não será preciso se preocupar em onde o seu motorhome vai ficar durante esse processo. Afinal, durante a construção, a van ficará na oficina. 

Segurança 

Optando por contratar profissionais para fazer o trabalho pesado de construir o motorhome, serão eles os responsáveis por realizar todas as verificações e testes necessários para garantir que o veículo esteja em condições de circular de forma segura. 

Pontos negativos 

Se o custo baixo é um dos fatores que você procura na montagem do seu motorhome, contratar mão-de-obra será um ponto negativo para você. O mesmo ocorrerá se você procura um projeto mais personalizado de motorhome. Confira os pontos negativos de contratar uma empresa para montar seu motorhome. 

Custos 

Contratar profissionais para construir seu motorhome (ou comprar um pronto), em geral, custa mais caro do que montar seu motorhome sozinho. 

Porém, muitas pessoas não têm o tempo ou as habilidades necessárias para realizar a tarefa pessoalmente. Se este for o seu caso, considere também a possibilidade de adquirir um motorhome de segunda mão. Nesse caso, confira o estado do veículo e aposte em um vendedor de confiança. 

Personalização 

Como você não vai construir cada detalhe do motorhome, ele não será tão personalizado aos seus gostos e necessidades, já que, em geral, a montagem seguirá certos padrões mais objetivos. 

Isso fica ainda mais evidente se a opção for por comprar um motorhome pronto (novo ou usado). Nesse caso, invista em toques mais simples e especiais para deixá-lo mais a sua cara: estofados, tapetes e objetos decorativos que dizem algo sobre você são uma ótima ideia. 

diferentes modelos de motorhomes na fabrica santo inácio motorhomes
Imagens: Santo Inácio Motorhomes

Veredito final para montar o seu motorhome 

Não existe uma resposta certa sobre o que é melhor. Tanto montar seu motorhome, quanto terceirizar o serviço pode ser uma boa opção. Tudo depende do seu perfil e do valor que está disposto a investir. 

Além disso, para a tomada de decisão, considere o tipo de viagem que pretende fazer e quanto tempo será necessário para se dedicar ao processo de montar um motorhome. 

Independente da sua escolha, faça MUITA pesquisa. Escolha um bom veículo, com uma boa mecânica. Não vale a pena investir tempo e dinheiro para construir em cima de uma van em mau estado, com uma curta vida útil. 

Se você considerou tudo o que está escrito nesse texto, temos certeza que fará a melhor escolha! 

Fique por dentro! 

Gostou desse texto? Então não perca tempo e assine nossa Newsletter! Ao fazer isso, você recebe uma série de dicas exclusivas e de conteúdos em primeira mão. 

Se nosso site te ajudou a decidir qual caminho tomar, conta pra gente qual foi sua decisão e como você chegou até ela. Melhor ainda: envia fotos do seu motorhome e conta como foi a construção. A gente vai adorar saber! 

Para mais dicas, não deixe de nos acompanhar em nosso canal do Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai

Boa viagem, Traveleiros!