Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Geladeiras 12V/24V para motorhome: o que você precisa saber 

Geladeiras 12V/24V para motorhome: o que você precisa saber 

Descubra tudo sobre o universo da Geladeira 12V/24V e saiba por que é tão importante ter esse tipo de aparelho dentro do seu motorhome!

A decisão de largar a rotina convencional, montar ou comprar um motorhome e cair na estrada é um divisor de águas na vida de todo viajante. Afinal, é um universo completamente novo, com novas coisas para aprender. Por exemplo, você sabe o que é uma Geladeira 12V/24V?  

Quando você decide morar em um motorhome, pensar na parte elétrica da sua nova casa sobre rodas é um dos aspectos mais importantes.

Hoje, nós vamos te ajudar nessa missão. Nesse texto vamos abordar a importância de ter aparelhos compatíveis com a fonte de energia do seu veículo e como isso pode ajudar na qualidade de vida de um viajante.

Confira!  

Como funciona a parte elétrica de um motorhome  

Como o Vanlife é um estilo de vida que visa a liberdade e a autonomia, o sistema elétrico de um motorhome precisa seguir esse mesmo padrão.

Nesse sistema, uma ou várias baterias de fonte contínua é a principal forma de armazenar energia. Essas baterias podem ser ligadas de forma a gerar uma tensão elétrica de 12, 24 ou 48 voltz.

Elas podem ser recarregada de diferentes formas, sendo elas: pelo alternador do carro, por um sistema de energia solar ou por uma fonte externa de energia.

Em um motorhome, as baterias possuem funções muito importantes, já que elas precisam fornecer energia para alguns eletrodomésticos, como é o caso de uma geladeira, por exemplo.  

Apesar das baterias serem eficientes, é importante ficar atento para que elas não descarreguem, evitando passar por perrengues na estrada.

Para isso, você precisa ficar atento nas formas de armazenamento e também na quantidade de consumo de energia.

Com esse objetivo, muitos viajantes de motorhome, como é o nosso caso, optam por ter também o sol como mais uma fonte de energia.  

Energia solar  

Instalar painéis solares em um motorhome é uma ótima forma de manter a autonomia na estrada e também de optar por um estilo de vida mais sustentável.

A função e um painel solar é converter a energia da luz do sol em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas. 

Para os motorhomes, usamos a energia solar off grid, que é aquela que preza pela autossuficiência. Ou seja, o seu sistema não se conecta à rede elétrica.

Dessa forma, essa energia solar captada e convertida em energia elétrica pelos painéis solares, fica armazenada nas baterias para quando for necessário usá-la. 

Você pode conferir um pouco mais sobre assunto nesse texto que fizemos sobre energia solar.  

Imagem: portalsolar

A importância dos aparelhos 12V/24V dentro de um motorhome 

Como você pode perceber, a economia de energia é um dos principais objetivos do sistema elétrico de um motorhome. Ou seja, qualquer forma de economia é bem-vinda.

Isso porque, quando falamos de baterias carregáveis e descarregáveis, o ideal é evitar que elas descarreguem, especialmente em lugares remotos.  

É nesse contexto que os aparelhos 12V/24V se fazem tão necessários. Eles funcionam com mais eficiência dentro do sistema elétrico de um automóvel recreativo.

Isso acontece porque tanto a fonte de armazenamento de energia, quanto os eletrodomésticos 12v/24v, operam com tensões baixas.

Existem pessoas que optam por adquirir inversores de energia para instalar aparelhos 110V/220V em seus motorhomes. Isso é possível, porém, o ideal é que apenas uma pequena parte do sistema opere nessa tensão. Principalmente para viajantes que pretendem ficar longe de lugares com fonte externa de energia.

Vantagens de usar aparelhos 12V/24V em seu motorhome  

Otimização:

Converter a energia de alta tensão para baixa tensão é um procedimento que resulta em muita perda energética.

Em contrapartida, os aparelhos 12V/24V proporcionam a otimização de energia. Afinal, eles são projetados especialmente para operar em baixa tensão.

Segurança:

Eletrodomésticos projetados para funcionar em um motorhome, são mais seguros de se ter na estrada.

Em um ambiente como o motorhome, que sofre impactos e movimentações constantes, os aparelhos de baixa tensão oferecem um risco menor de choque e incêndios.  

Design:

Aparelhos 12V/24V não possuem apenas compatibilidade elétrica em relação ao motorhome. Eles se adequam melhor ao estilo de vida de quem vive em um automóvel, pois são mais compactos e resistentes.

Liberdade:

Escolher aparelhos compatíveis com o veículo proporciona mais possibilidades de destinos, visto que é possível estacionar em lugares mais distantes e isolados.

Com os equipamentos adequados e um bom planejamento de consumo, não é preciso se preocupar em ficar sem energia para atividades básicas em um curto período de tempo.

Disponibilidade de energia:

É importante lembrar que não são todos os campings e pontos de apoio que oferecem energia externa para viajantes. Ou seja, tudo que for possível fazer para economizar e aproveitar energia, faz diferença.  

Resfri Ar  

Foi pensando nisso que a Resfri Ar desenvolveu uma linha completa de aparelhos para facilitar a vida de quem depende dos automóveis para trabalhar ou viver.

A marca oferece diversas opções de aparelhos próprios para funcionar em baixa tensões, adaptando-se a condição de vida de cada viajante.  

Uma coisa que aprendemos durante nossa jornada de motorhome, é que devemos nos atentar para a qualidade do produto. Não adianta ter uma mercadoria de pouca eficiência, mesmo que por um preço abaixo da média.  

A Resfri Ar dedica o seu trabalho para fornecer peças e acessórios automotivos com alta qualidade e inovação. Por isso, confiamos o nosso bem-estar a eles.

Os modelos são compactos, leves, de fácil instalação e eco friendly, já que não emitem gases poluentes. Você pode conferir um pouco mais sobre a variedade de produtos no site Resfri Ar.

Agora, vamos falar um pouco sobre a variedade de Geladeiras 12V/24V, para que você consiga avaliar as diferentes opções e escolher aquela que melhor se encaixa no seu estilo de vida.  

A importância de ter uma Geladeira 12V/24V no seu motorhome  

Quando se vive na estrada, em uma casa sobre rodas, com certeza a sua rotina será completamente diferente de alguém que vive em uma casa convencional.

Porém, algumas coisas são iguais em qualquer situação. Como por exemplo, a necessidade de manter seus alimentos frescos e conservados.   

A melhor solução para isso é ter um refrigerador à sua disposição para guardar alimentos por um longo período de tempo. 

Vamos falar um pouquinho dos diferentes modelos pensados para trazer conforto para um motorhome, pois a Resfri Ar desenvolveu uma linha de geladeiras 12V/24V especialmente para quem passa boa parte da vida dentro de um carro.  

Modelos de Geladeira 12V/24V Resfriar  

Linha portátil  

Como o próprio nome já diz, essas geladeiras são projetadas para serem carregadas de um lugar para outro, sem muito esforço. Elas se assemelham a um cooler, mas na verdade são geladeiras potentes, com capacidade de resfriar e até mesmo de congelar bebidas e alimentos.  

Esses modelos são tão úteis que nós também adquirimos um, mesmo ja tendo uma geladeira 12V/24V fixa para o motorhome.

Essas geladeiras são perfeitas para usar em dias de praia. Também, servem para ficar na cabine de motorista, com água fresca, sucos e lanchinhos de fácil acesso.  

A geladeira portátil está disponível em duas modalidades. Confira agora:  

Geladeira portátil 18L   

Esse modelo é para quem preza pela facilidade. Além da alta capacidade de se adaptar a diferentes tipos de situações e veículos, a geladeira conta com uma grade interna separadora de alimentos, que ajuda na organização e otimização de espaço. 

Para nós, ela serviu perfeitamente em uma viagem de jeep para Arraial do Cabo. Nós estávamos indo para um lugar de difícil acesso e nossa maior preocupação era conseguir conservar e carregar nossos alimentos.  

Ideal para quem precisa de algo portátil; mas ao mesmo tempo que não tem muito espaço disponível, ela pesa apenas 12kg.

Esse equipamento conta com função de refrigeração ou congelamento, que é ajustável por meio de um controlador de temperatura. 

Seu espaço interno comporta até 18L, ou seja: 25 latas de 350ml ou 20 latas de 473 ml; além de controlador digital, conectividade bluetooth e proteção contra descarga de bateria.

Confira aqui o vídeo que fizemos sobre como usamos essa geladeira.  

Imagens: resfriar

Geladeira portátil 31L   

Esse modelo de geladeira é um pouco maior que o modelo de 18L, porém seus 31L suportam até 50 latas de 350ml ou 2 garrafas pet de 2L posicionadas verticalmente. Ela também conta com controlador digital, função turbo resfriamento e iluminação interna de led. E tudo isso pesando apenas 13,9kg. 

O grande diferencial é que ela está disponível na versão Bivolt e Quadrivolt. Ou seja, funciona com corrente elétrica 12V/24V ou também em 110V/220V.

De fato, nós achamos essa geladeira tão útil e prática que adquirimos uma para o nosso novo motorhome! Ela fica perfeitamente posicionado na nossa cabine de direção, garantindo refeições rápidas nas nossas mãos. 

Dessa forma, não é necessário parar a viagem ou atravessar para a casa com o carro em movimento, evitando acidentes.

Nós escolhemos usá-la dessa forma, mas, por acomodar uma quantidade grande de bebidas e alimentos, essa geladeira também pode ser o refrigerador principal em motorhomes com menos espaço.

Imagens: resfriar

Linha para motorhome 

Quem vive em um carro sabe a como é incrível de cozinhar dentro da sua própria casa em diferentes lugares do mundo e que isso é uma das melhores formas de economizar dinheiro e manter uma boa alimentação.  

Então, a Resfri Ar não perdeu tempo em pensar uma maneira de fornecer esse conforto para nós. A nossa maior aliada durante nossos primeiros anos de viagem foi a geladeira 12V de 67 litros, da Resfri Ar.  

Mas, a linha para motorhome conta com mais dois modelos ainda mais espaçosos e tecnológicos, que foram milimetricamente pensados para as necessidades de quem vive na estrada.

Confira abaixo todos os modelos da linha especial para motorhome:  

Geladeira para motorhome 67 Litros   

Vamos começar com a tradicional geladeira 67L. Esse modelo de geladeira foi pensado para proporcionar praticidade e economia. Pesando 30kg, ela suporta até 53 litros em seu refrigerador e 14 litros em seu congelador.  

Ela lembra um frigobar, porém é mais compacta, com um congelador bem espaçoso. Além disso, possui função turbo resfriamento e controlador digital. Ela também conta com uma proteção ajustável contra a descarga de bateria do veículo e isso ajuda a evitar qualquer dano no aparelho.  

Imagens: resfriar

Geladeira para motorhome 75 Litros  

Antes de falar do modelo que escolhemos para essa nova fase, vamos apresentar a geladeira para motorhome 75L.

Isso porque ela surgiu devido ao grande sucesso do modelo de 67L, com adaptações que pudessem atender pessoas com necessidade de armazenar mais alimentos.  

Assim, esse aparelho tem mais espaço, comportando 61 litros em seu refrigerador e 14 litros em seu congelador.

Para facilitar ainda mais na organização e armazenamento, ela conta com prateleiras e porta latas, mas continua leve, pesando apenas 32kg.   

Imagens: resfriar

Geladeira para motorhome 110 Litros  

Diferente dos outros modelos, essa geladeira foi criada para ser referência em inovação e tecnologia automotiva

Ela conta com um novo design incrível de duas portas, agora separando o resfriador do congelador. Eles comportam respectivamente 73L e 37L. 

Além disso, ela conta com funções super tecnológicas, como controlador digital dual zone e iluminação interna de led.

Nós escolhemos esse modelo para o nosso motorhome por causa da tecnologia e também pelo tamanho do congelador, que é perfeito para ter um estoque de açaí quando estivermos fora do Brasil. 

Ainda, essa geladeira é equipada com um fecho de compressão para portas, com dois estágios: um de trava e outro de vedação. Travar todos os armários e compartimentos dentro de um motorhome é muito importante, pois evita que eles se abram durante a movimentação natural do carro. Por isso, valorizamos demais os detalhes que proporcionam essa segurança.    

Você pode conferir agora todos os detalhes desses e de outros equipamentos Resfri Ar disponíveis na aba produtos do site Resfri Ar. 

Imagens: resfriar

Como escolher a sua geladeira 12V/24V Resfri Ar  

Com tantas opções, é normal que você fique perdido na hora de escolher o melhor produto. Para isso, nós recomendamos que todos os detalhes sejam analisados levando em consideração aspectos individuais.  

Então, busque aquela geladeira 12V/24V quer atende melhor suas expectativas. Tenha em mente a quantidade de suprimentos que você precisa.

Lembre-se também que a disponibilidade dos seus itens de cozinha precisa ser pensada para que os moradores tenham o máximo possível de conforto e praticidade

Saiba para quais lugares você vai, pois pode ser que alguns destinos peçam uma geladeira 12V/24V portátil.

Ainda, é preciso considerar o seu orçamento. Saber o quanto você pode investir é crucial na hora de escolher o aparelho. Os preços variam bastante, assim como as funcionalidades da geladeira. 

Por aqui nós organizamos nossa vida financeira da melhor forma possível para economizar e investir com cuidado naquilo que mais precisamos.

Pensando nisso, em parceria com a Resfri Ar, estamos disponibilizando um cupom exclusivo de desconto para quem quiser economizar também.

Ou seja, você pode acessar agora o site oficial da Resfri Ar e usar o cupom TRAVELEIROS; disponível para todos os produtos Resfri Ar. 

Fique por dentro!  

Estamos torcendo para que esse texto seja útil para que você entenda a verdadeira necessidade de ter aparelhos 12V/24V em seu motorhome.  Você pode encontrar mais dicas como essa no nosso site e nas nossas redes sociais.   

Independente da sua escolha, nós confiamos na qualidade Resfri Ar de olhos fechados. Afinal de contas, ela é líder em tecnologia e inovação quando o assunto é conforto para automóveis.

As geladeiras Resfri Ar nos acompanham desde o início da nossa jornada e até hoje não tivemos problemas.  

Muitas vezes viver viajando pode ser um desafio, mas tudo fica fácil sabendo que não importa qual estrada você pegar, a Resfri Ar vai estar sempre com você.

Boa viagem, Traveleiros!