Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Conforto térmico: O guia para deixar o seu motorhome climatizado

Conforto térmico: O guia para deixar o seu motorhome climatizado

Você sonha em morar em um motorhome climatizado em dias quentes e frios? Confira agora tudo que você precisa saber para garantir seu conforto

Viver na estrada e não ter uma casa fixa não significa que você precisa sentir calor ou frio durante as viagens. Na verdade, existem diversas formas de deixar o seu motorhome climatizado e é um ponto muito importante do processo de montagem. 

Foi pensando nisso que nós separamos as principais formas de controlar a temperatura dentro da sua casa sobre rodas e vamos explicar tudo ao longo deste texto. O conforto térmico depende de diferentes fatores, como isolamento térmico e instalação de janelas e climatizadores. Confira! 

A importância do Isolamento térmico  

Instalar o isolamento térmico é um dos primeiros passos que vai garantir que o seu motorhome fique climatizado. Esse processo permite que a temperatura do lado de fora do carro tenha um impacto menor na temperatura interna, tanto no frio quanto no calor.  Com um bom sistema de isolamento térmico, é possível que você passe por lugares com diferentes climas garantindo um conforto maior dentro do seu veículo. 

Condução e Radiação 

Mas porque é tão necessário isolar termicamente o veículo se isso não é comum em uma casa convencional? Para descobrir essa resposta precisamos pensar nas formas de transferência de temperatura: convecção, radiação e condução. 

Nessa etapa vamos focar na condução e radiação, que é exatamente o motivo pelo qual o isolamento térmico é tão necessário. A transferência de temperatura por condução é quando um material consegue absorver a temperatura de um ponto e conduzir para outro

A lataria de um carro, como já sabemos, é composta por metal, que é um material com uma alta condutividade térmica. Portanto, o isolamento térmico evita que a temperatura de fora do veículo seja conduzida para dentro, garantindo um maior conforto e um motorhome climatizado para os moradores. 

Já no caso da radiação, é quando a temperatura é transferida pelo ar ou pelo vácuo. No caso de um motorhome, a principal fonte dessa transferência são os raios solares. Então, para isso, o isolamento será feito com um material reflexivo, que devolva os raios UV para fora do veículo, ajudando a manter a temperatura interna. 

Como escolher o melhor material para deixar seu motorhome climatizado 

Mas afinal, como é feito esse isolamento? A resposta é bem simples: já que o metal conduz toda essa energia, o objetivo é bloquear o metal com outro material que tenha uma alta resistência à condução e que consiga segurar a temperatura da lataria do carro. 

Na hora de pesquisar sobre material é muito importante avaliar o fato R. O fator R é a unidade de medida de resistência que um material tem ao calor. Ou seja, quanto maior o fato R, maior a qualidade do isolante. Contudo, outros aspectos precisam ser levados em consideração, como: preço, espessura, toxicidade, resistência à umidade, facilidade de aplicação e se ele é inflamável. 

Existem diferentes formas de realizar esse procedimento, pois tudo depende muito de qual é o seu objetivo ao viajar de motorhome. O isolamento térmico do seu carro precisa ser seguro e resistente para suportar as temperaturas dos lugares para qual você pretende ir. Então, não se esqueça de planejar com antecedência os seus destinos. 

Material para isolamento térmico

Separamos os materiais mais usados para facilitar na hora da sua pesquisa, lembrando que o fator R varia de acordo com a espessura do material: 

  •  Poliestireno expandido: é um EPS (isopor) antichamas e tem um fator R mais baixo dos materiais aqui avaliados (valor por polegada R = 3,6). Ele é inflamável e não é tóxico. No geral, pode ser considerado um produto barato quando comparado com outras opções. 
  •  Lã de rocha: fator R mais baixo (valor por polegada: R = 3,8). Ele não é inflamável e também não é impermeável. Além disso, pode ser de difícil aplicação devido a toxidade. Contudo, é um material que chama atenção por ser barato. 
  •  Poliestireno extrudado ou XPS: alto fator R (valor por polegada: R = 5,5), não é tóxico mas apesar de ser inflamável, é mais resistente ao fogo que o Isopor, por exemplo. Por fim, possui um bom custo-benefício, considerando seu fator R. 
  •  Poliisocianurato ou PIR: é uma espuma rígida, considerado um material muito eficiente e seguro. Com um Fator R alto (valor por polegada R = 5,6), ele é resistente a água, umidade e mofo. Além disso, ele possui grande resistência ao fogo e não é tóxico. 
  •  Placa de poliuretano ou poliuretano expandido: possui o maior fator R (valor por polegada: R = 6,8), não é tóxico, é inflamável e possui um valor mais caro quando comparado aos outros materiais aqui mencionados. 

Cada material citado tem as suas próprias particularidades e antes de fazer a sua escolha, pesquise bastante para encontrar aquele que seja compatível com as suas necessidades. Por fim, não se esqueça de pensar na camada refletiva do seu isolamento, pois isso garante que os raios UV do sol vão ser refletidos para fora do veículo. 

isolamento térmico nas paredes de um furgão
Imagem: Do Norte ao Norte

Ventilação 

A ventilação nada mais é do que a continuação do isolamento térmico. No calor é muito importante que exista uma circulação do ar de fora pra dentro, para que o motorhome fique climatizado. 

No frio, essa troca de ar também é necessária para evitar a condensação. Isso acontece quando a água presente no vapor do ar se transforma em pequenas gotas de água, o que além de resfriar o ambiente, ainda pode causar mofo dentro da sua casa. 

É exatamente por esses motivos que elaborar um bom sistema de ventilação é de extrema importância na hora de montar o projeto do seu motorhome. Assim, existem diversas maneiras de facilitar essa circulação do ar, como janelas e equipamentos próprios. 

Vamos explicar tudo para sanar as suas dúvidas e te ajudar a ter um projeto eficiente! 

Convecção 

O tipo de transferência de temperatura que um bom sistema de ventilação vai resolver na hora de climatizar o motorhome é o fenômeno da convecção. A convecção é a transferência do calor por meio do ar. Dessa forma, o ar quando está muito quente sobe e o ar frio desce. A ventilação atua retirando esse ar quente e trazendo um ar mais fresco para o ambiente. 

Janelas   

Certamente, a instalação de janelas é a forma mais básica de impulsionar a circulação, já que garante uma passagem do ar de fora para dentro do carro. Assim, existem diferentes modelos de janelas e o ideal é que você escolha de acordo com as suas particularidades e preferências. 

É interessante considerar que apesar da utilidade das janelas, caso elas sejam muito grandes, podem fazer o efeito contrário. Isso acontece pois são muitos pontos sem isolamento térmico. 

O tamanho das janelas também influencia na segurança do seu motorhome. Afinal, quanto menor a janela, mais difícil de alguém conseguir entrar. Entretanto, o material escolhido também vai interferir bastante na questão térmica. 

Apesar da janela de vidro ser bastante usada em motorhomes, esse material possuí uma condutividade térmica maior do que o acrílico, por exemplo. As janelas de acrílico duplo são uma ótima opção para otimizar o isolamento térmico de um motorhome e foi por isso que escolhemos esse modelo para o nosso novo lar. 

Esse tipo de janela é composto por duas placas de acrílico com um espaço de ar entre elas. Então, além das propriedades isolantes naturais do acrílico, esse espaço de ar funciona como uma barreira térmica, diminuindo a transferência de calor de fora para dentro do veículo. 

Ou seja, esse é um modelo de janela que vai auxiliar bastante no processo para manter o motorhome climatizado, sendo possível instalar janelas maiores sem que o impacto na temperatura interna do carro seja tão grande. 

Equipamentos de ventilação e climatização  

Apesar de serem necessárias, as janelas sozinhas não vão resolver a questão da ventilação de forma eficaz. Por isso, a solução são os equipamentos de ventilação e climatização que você pode instalar dentro da sua casa. Vamos te apresentar aos acessórios mais usados e que consideramos mais apropriados durante esse processo. 

Claraboia, ar-condicionado e climatizador   

A claraboia é um equipamento que pode ser instalado em qualquer lugar do teto do seu carro. Ela é muito usada em motorhomes por ajudar tanto na troca de ar do ambiente, quanto na iluminação. 

Existem diferentes tipos de claraboia, mas nós recomendamos que você escolha os modelos que possuam as funções de ventilador e de exaustor para manter o motorhome climatizado. Porém, em lugares como banheiro e cozinha, achamos indispensável a instalação de um sistema eficiente de ventilação, com pelo menos um exaustor. 

O exaustor é outro equipamento muito útil que serve para pegar o ar de um ambiente e jogá-lo para fora e é por isso muitos modelos de claraboia já veem com essa função, facilitando ainda mais a troca de ar no ambiente. 

Uma pergunta frequente entre quem pensa em ter um motorhome é: Posso ter um ar-condicionado dentro da minha casa sobre rodas? A resposta é sim, mas existem algumas ressalvas e vamos te contar quais são elas. 

Primeiro, se você optar por ter um em seu motorhome, indicamos a escolha de um modelo econômico e compacto, afinal, cada milímetro faz diferença na hora de otimizar espaço. 

O ar-condicionado serve para diminuir a temperatura e para isso ele tira a umidade do ambiente. Ou seja, em um espaço pequeno, ele pode não ser uma opção muito saudável. Além do mais, o ar-condicionado consome muita energia e impacta a sua autonomia na estrada. Mas não existem dúvidas de que para deixar o ar frio, ele é o aparelho mais eficiente. 

Agora vamos falar um pouco do nosso equipamento favorito para deixar o motorhome climatizado. Esse aparelho é justamente o climatizador. Ele funciona diminuindo a temperatura de 2ºC a 8ºC e é ideal para ambientes pequenos. Esse resfriamento do ar acontece por meio da pulverização de ar umidificado. 

Aquecedores   

Vocês devem ter reparado que os equipamentos acima resolvem a questão da temperatura apenas para o calor. Mas, mesmo que o Brasil seja um país tropical, sabemos que não é em todo lugar que é quente. E além disso, uma vez que o motorhome é a sua casa, você pode ir para qualquer lugar do mundo, desde os mais quentes até os mais frios. 

Então, se você pretende realizar uma viagem para lugares mais frios, é importante que você pense em um sistema de aquecimento para deixar o seu motorhome climatizado. Para isso, existem os aquecedores. 

O aquecedor portátil pode ser útil caso você tenha uma fonte de energia externa a sua disposição, já que o consumo é bem alto. Caso contrário, não será possível usá-lo somente com a tensão disponível no veículo. 

Outra possibilidade é o aquecedor a diesel, que é muito usado na Europa e está cada vez mais popular no Brasil. 

Esse tipo de aquecedor é mais compacto e para seu funcionamento, ele terá um tanque de diesel separado. Assim, será possível ter um controle maior da temperatura interna. Nós conseguimos comprar esse equipamento pela internet, na AliExpress.

Aquecedor a diesel para motorhome
Imagem: Amazon

A melhor forma de diminuir a temperatura o seu motorhome  

Agora que você já conhece todos os principais equipamentos para deixar o seu motorhome climatizado, vamos te contar por que consideramos o climatizador o produto mais eficiente para esse objetivo. 

Antes de tudo, devemos nos atentar para a qualidade do produto. Não adianta ter uma mercadoria de pouca eficiência, mesmo que por um preço abaixo da média. 

Não foi à toa que escolhemos o Climatizador Série 7 Resfri Ar para refrescar a Wanderlust, lá em 2019; e o climatizador Série 8 Resfri Ar para refrescar a Nômade, o nosso novo motorhome. 

A Resfri Ar dedica o seu trabalho para fornecer peças e acessórios automotivos com alta qualidade e inovação. Por isso, confiamos o nosso bem-estar a eles. Os modelos da Resfri Ar são compactos, leves, de fácil instalação e eco friendly, já que não emitem gases poluentes. 

Além de ser mais econômico, os climatizadores 12V proporcionam uma diminuição da temperatura interna ao mesmo tempo que controlam a umidade do ar, evitando que o ambiente fique seco. Para isso, o aparelho usa a água armazenada em seu reservatório e o efeito refrescante é feito através da pulverização dessa água juntamente com o ar. 

Ele é projetado especialmente para lugares pequenos e por isso é perfeito para ser instalado em cima da cama, garantindo noites de sono de qualidade em um motorhome perfeitamente climatizado. 

Tipos de climatizador   

Existem dois modelos básicos de climatizador: com reservatório interno e com reservatório externo. Para o nosso primeiro motorhome escolhemos o modelo Série 7 Resfri Ar, que possui o reservatório de água embutido

Fizemos essa escolha pela praticidade e otimização de espaço. Ele é perfeito para nós e nos proporciona momentos agradáveis mesmo em climas muito quentes. Entretanto, justamente por ser embutido, o reservatório pode não ser o suficiente para uma família maior, por exemplo. 

É por isso que a Resfri Ar oferece um modelo de climatizador com o reservatório de água externo para quem necessita de uma maior autonomia durante as viagens. 

Vamos apresentar abaixo três modelos de climatizador Resfri Ar para facilitar a sua escolha: 

Climatizador Resfri Ar Série 7 Interno   

Esse modelo é ideal para quem preza pela praticidade, assim como nós. Ele é super indicado para veículos especiais, que é o caso do motorhome, trailers e ônibus, além de ser muito útil em cabines de caminhões. 

Esse climatizador possui 10 velocidades de ventilação, led indicador de falta de água e seu reservatório interno suporta até 12L de água, garantindo uma autonomia de 15 a 60 horas. 

Climatizador para motorhome Resfri Ar
Imagem: Resfri Ar

Climatizador Resfri Ar Série 6 UP   

Esse modelo reúne qualidade e simplicidade em um só equipamento. Ele é útil para viajantes que precisam de mais autonomia, já que seu reservatório externo armazena 18 ou 25 litros (dependendo do reservatório). 

Além disso, ele possui baixo ruído e zero emissão de poluentes. Também vem com led indicador de falta d’água e 10 velocidades de ventilação. 

Climatizador para motorhome Resfri Ar

Climatizador Resfri Ar Série 8 Inspire   

O modelo Série 8 Inspire combina tecnologia com praticidade. Ele possui conectividade bluetooth, controlador digital com tela touch, iluminação interna e 10 velocidades de ventilação. Ou seja, tudo para você que preza pela facilidade. 

O seu reservatório embutido comporta 18L ou 25L de água e tem uma autonomia de 8 a 44 horas, dependendo do modelo do reservatório. 

Você pode conhecer um pouco mais sobre as particularidades desses climatizadores no site da Resfri Ar, lá você descobrirá todos os benefícios de cada modelo e qual se adequa melhor para o seu estilo de vida. Ainda, você encontrará outras variedades de climatizadores para deixar o seu motorhome confortável, além de outros produtos como geladeiras portáteis para compor a sua cozinha. 

Climatizador para motorhome Resfri Ar
Imagem: Resfri Ar

Como instalamos o nosso Climatizador Resfri Ar Série 7 Interno?  

Quem nos acompanha desde o início da nossa jornada na vida nômade, sabe que construímos o nosso primeiro motorhome, a Wanderlust, do zero. Durante esse procedimento, nós também aprendemos como instalar não só o climatizador, mas também os outros equipamentos para deixar o motorhome climatizado. 

Dessa forma, vamos contar um pouquinho de como foi esse processo e disponibilizar algumas dicas para você que também pretende instalar o seu próprio climatizador. No geral, a instalação é bem simples. A Resfri Ar explica tudo direitinho no manual e seguindo corretamente o passo a passo, será possível ter um resultado excelente. 

Recomendamos que você use moldes de papelão para saber exatamente o tamanho do buraco e onde cortá-lo. Tome muito cuidado ao furar a lataria, pois qualquer erro pode gerar grandes problemas durante a montagem da sua casa. 

Renan traveleiros instalando climatizador no teto do motorhome

Corte   

Primeiramente, é muito importante tomar cuidados de segurança. Use todos os equipamentos de proteção individual necessários. 

Para cortar o teto da van, usamos a serra tico-tico para ter bastante precisão durante o corte e evitar que saíssem muitas faíscas; e uma furadeira para iniciar o corte. Você pode ver esse procedimento com todos os detalhes no nosso canal do youtube. 

Após cortar com a ajuda dos moldes, nós conferimos se as bordas estão lixadas e limpas. E para evitar ferrugens, passamos um primer automotivo nessas bordas, mas você também pode usar uma tinta antiferrugem. Por fim, fixe o equipamento, inclusive dos parafusos. 

Impermeabilização   

É extremamente importante que você faça uma vedação eficiente nos cortes que recebem o climatizador. Isso porque o produto está localizado no teto do seu motorhome e qualquer descuido pode gerar uma infiltração na sua casa. É isso que queremos evitar com o procedimento de vedação. 

Para começar, usamos uma espuma de EVA bem grossa, que vem junto com o climatizador Resfri Ar. Porém, como o teto da Sprinter não é totalmente reto, usamos uma grande aliada da montagem de motorhome: A cola PU. Recomendamos que você aplique a cola nas bordas da borracha, com abundância, de forma que tudo fique bem vedado. 

Apesar de parecer complicado, é bem mais simples do que parece. De qualquer forma, nós indicamos que você não realize todo o procedimento sozinho, pois o equipamento é pesado e você pode precisar de ajuda na hora de encaixá-lo corretamente. 

Fique por dentro! 

Nós estamos muito felizes com o nosso climatizador, mas, como já dissemos, todo o conjunto do sistema de isolamento térmico e ventilação influenciam na temperatura interna do seu carro. 

Para ter um motorhome climatizado e confortável, atente-se para as dicas que passamos aqui e faça bastante pesquisa para entender quais são as melhores opções para as suas necessidades. 

Se você achou esse texto útil, não deixe de assinar a nossa Newsletter para ter acesso a mais informações. Aqui nós fornecemos as melhores técnicas para montagem de motorhome, roteiros de viagem e tudo sobre a vida na estrada como ela realmente é. 

Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para nos acompanhar diariamente: YouTube, Instagram e TikTok

Boa viagem, traveleiros.