Início  »  Blog  »  Vida nômade  »  Como ganhar dinheiro com TikTok enquanto viaja de motorhome?

Como ganhar dinheiro com TikTok enquanto viaja de motorhome?

Descubra como ganhar dinheiro no TikTok vivendo em um motorhome. Este guia vai te ensinar como fazer do TikTok a sua fonte de renda.

O TikTok foi a rede social que mais cresceu no mundo em 2022.  De acordo com a revista Forbes, foi um crescimento de 245% no valor da marca na passagem de 2021 para 2022.

Hoje, em 2023, o TikTok virou o protagonista entre as redes sociais, com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos. Por isso, aprender como ganhar dinheiro com TikTok é uma ótima opção para diversificar a sua fonte de renda

Assim, o mundo se adaptou ao novo cenário e o TikTok se tornou também uma ótima ferramenta de trabalho. Para quem vive na estrada viajando de motorhome e depende do trabalho remoto, ganhar dinheiro com TikTok se torna uma ótima opção.   

Viver na estrada em um motorhome é um estilo de vida que te proporciona ótimas histórias, cenários paradisíacos e curiosidades. Ou seja, um prato cheio de conteúdo que pode ser feito para o TikTok. Então, porque não juntar o útil ao agradável? A seguir vamos te contar como ganhar dinheiro com TikTok viajando de motorhome

Convide um amigo  

A forma mais básica de ganhar dinheiro com TikTok é convidando diferentes pessoas para se juntar ao aplicativo. O convite é um link associado ao seu perfil que paga cerca de R$2,00 por cada indicação. O objetivo é atingir mais pessoas, então não deixe de apresentar para os amigos de viagem e compartilhar em suas redes sociais.   

Crie vídeos 

É possível ganhar dinheiro com TikTok aproveitando o belo cenário e as histórias daqueles perrengues que só se vive morando em um motorhome. Então, crie vídeos para o TikTok. Produzir conteúdo atrai seguidores interessados pelo que você está mostrando e esses seguidores conseguem te dar presentes virtuais que podem ser resgatados em dinheiro.   

Ou seja, quanto mais vídeos e conteúdos você apresentar para seus seguidores, mais eles podem engajar com o seu perfil, fazendo com que você alcance mais pessoas.   

Com muita dedicação, isso pode se tornar o seu trabalho, sendo uma fonte de renda bem conveniente para quem adotou o vanlife.   

Edite vídeos para outros perfis 

Apesar de parecer fácil, tornar o seu estilo de vida em seu trabalho é uma decisão muito séria. Tudo precisa ser pensado e muito bem planejado para que seja possível viver o melhor dos dois mundos. Justamente por isso, para muitos, abrir parte de sua vida para a internet não é uma opção.   

Se você sente que aparecer nas câmeras será um problema, existem outras opções. Por trás de cada vídeo de sucesso do TikTok, está a pessoa quem editou o vídeo. Você pode ser essa pessoa, pois muitos produtores de conteúdo não são familiarizados com edições mais avançadas. Ofereça seus serviços, pois assim será possível ganhar dinheiro com TikTok e manter o seu anonimato. 

Para isso, é importante que você dedique seu tempo ao conhecimento, fazendo cursos e se mantendo atualizado sobre as trends do TikTok e de qual tipo de edição é necessária no momento.   

É importante lembrar que o TikTok é uma rede social dinâmica e para trabalhar com ela, tanto na frente como por trás das câmeras, é indispensável um trabalho árduo e constante de estudo e aprendizado.   

Divulgue produtos e serviços 

A divulgação de produtos e serviços nos seus vídeos é outra opção para ganhar dinheiro com TikTok. Viajar pelo mundo em um motorhome permitirá que você conheça diferentes lugares e serviços que podem ser divulgados.  

 Além disso, você consumirá produtos específicos que também podem ser divulgados. Se você produz conteúdo de qualidade para um nicho específico, sua opinião passa a ter valor para essas pessoas. Dessa forma, fazer divulgação será mais uma forma de capitalizar dentro do TikTok.   

Publicidade 

Por fim, se associar a marcas e fazer vídeos publicitários, seja de parceiros online ou de estabelecimentos que você conheceu no caminho, é uma maneira não só de ganhar dinheiro com TikTok, como também de valorização da sua imagem. Ser notado por uma marca é o reconhecimento de que você vem fazendo um ótimo trabalho. Para isso, você pode:  

  •  Prospectar seus próprios clientes mandando e-mail, ligando ou negociando pessoalmente;  
  •  Associar-se a alguma agência de influenciadores;  
  •  Use o Creator Marketplace, o programa de monetização do TikTok que conecta produtores de conteúdo com as marcas.  

Como criar vídeos de qualidade no TikTok em 7 passos: 

A melhor maneira de ganhar dinheiro com TikTok é criando seus próprios vídeos. Afinal, você pode lucrar fazendo lives, vídeos virais, vendendo ou com publicidade.  

Por isso, separamos 7 passos que você deve seguir para criar vídeos de qualidade no TikTok e potencializar o sucesso do seu trabalho remoto. Veja quais são:  

1. Comece agora a ganhar dinheiro com TikTok:  

Quanto mais cedo você começar, mais chances terá de crescer e ganhar dinheiro com TikTok. Por isso, não espere ter o melhor equipamento ou a melhor equipe técnica para gravar. Comece com o que você tem e aos poucos vá melhorando e aprimorando suas técnicas  

Assim, esteja sempre atento aos assuntos que bombam mais na rede, que tipo de layout a galera prefere e qual o tamanho de vídeo ideal para o seu estilo de conteúdo. Trabalhe em cima dos resultados de suas observações e aplique uma boa estratégia para seus vídeos.  

Foque em produzir um conteúdo de qualidade que com o tempo você vai entender o que precisa ser feito. O importante é começar o mais rápido possível para começar a conquistar o seu público em um espaço cada vez mais disputado.   

2. Conheça seu nicho para ganhar dinheiro com o TikTok:  

Desde o início tenha definido os assuntos que são interessantes para você compartilhar. Viver em um motorhome possibilita diversas opções de conteúdo, então conheça às suas preferências, seus limites e descubra exatamente para quem você quer falar.   

Quem é o seu usuário mais fiel? O que ele gosta de fazer e como ele se comporta dentro do TikTok?  Dessa forma será possível determinar o que mostrar em seus vídeos.   

Você pode explorar diferentes tópicos, como comidas típicas de cada região, curiosidades das estradas, roteiros de viagem…  Além disso, não perca a oportunidade de fazer uma ‘’publi’’ dos seus passeios e restaurantes favoritos.   

Com essas dicas em mente, você deve desenvolver o seu próprio estilo na plataforma e buscar sempre se destacar dos demais produtores.   

Tenha seus próprios detalhes, como uma edição personalizada, o jeito de se expressar ou qualquer outra coisa que achar interessante. Mas não se esqueça de que é muito importante ter um diferencial e um nicho bem estabelecido.   

3. Estabeleça uma storytelling:   

Defina uma narrativa com começo, meio e fim para criar um storytelling em que seu público possa acompanhar uma história. Isso ajuda a reter audiência, deixando o vídeo mais interessante e, consequentemente, aumentando suas chances de ganhar dinheiro com o TikTok.  

Mas afinal, o que é storytelling?   

Storytelling nada mais é do que uma expressão para definir uma história que é contada de forma envolvente e cativante. Ela cria uma conexão com seu público, permitindo que uma ideia seja transmitida de forma eficaz.   

O objetivo do storytelling é chamar o público para uma ação por meio da conexão e identificação. Por isso tudo, é uma forma eficiente de promoção no TikTok.   

Dentro do TikTok você tem até 1 minuto para criar a sua storytelling. No início, recomendamos que aposte em vídeos menores, de 15 a 30 segundos. Então, busque chamar a atenção logo nos 3 segundos iniciais e mantenha o ritmo até o final, de forma clara e objetiva.   

Veja um exemplo de storytelling:  
  •   Apresente nos 3 segundos iniciais uma dúvida comum por quem quer viajar de motorhome, nesse caso: “Como usar o banheiro morando em um motorhome”;  
  •  Mostre como funciona o porta potti e diga o tempo que você consegue viajar até precisar esvaziá-lo;  
  •  Conclua pedindo para a galera interagir com o conteúdo, seguindo o seu perfil, comentando ou clicando no link de algum produto.  

4. Atenção com a qualidade da gravação  

Procure manter um padrão de qualidade em seus conteúdos. As imagens são a grande base dos vídeos e é importante que estejam bem feitas.   

Se você for gravar uma selfie no motorhome:  

  •   Fique no centro da filmagem;  
  •  Filme contra a janela ou porta do motorhome para ter uma iluminação natural;  
  •  Procure um local e horário silencioso para gravar. Evite os ruídos.  

Caso você vá cobrir um evento, mostrar um ponto turístico ou outro local muito movimentado: 

  •  Evite virar a câmera para a luz para a imagem não sair escura;  
  •  Você pode inserir o áudio depois caso o local seja muito barulhento;  
  •  Lembre-se de manter o foco da câmera no que pretende mostrar aos seus seguidores;  
  •  Se for gravar com o motorhome em movimento, mantenha firmeza nas mãos ou use um tripé.  

5. Faça uma edição dinâmica  

Como os vídeos são curtos e você tem pouco tempo de filmagem, lembre-se:  

  •   Faça uma edição dinâmica, com cortes pontuais e interessantes. Você pode gravar sua chegada a praia, cortar para o entardecer a beira-mar e depois cortar para uma vista noturna;  
  •  Coloque legendas informando qual é a praia, o horário e descreva um pouco da sua experiência para que o seu público tenha mais facilidade de entender o que você está mostrando;  
  •  Faça transições chamativas entre cada cena, como estalar os dedos entre uma cena e outra;  
  •  Use elementos visuais e sonoros com emojis para expressar suas emoções, placas para informar um lugar novo, use efeitos sonoros para criar suspense ou um tom cômico no vídeo, e o que mais achar interessante.  

Muitas dessas edições podem ser feitas no Tiktok, mas é importante conhecer diferentes  possibilidades para garantir o sucesso. Separamos 3 aplicativos de edição para tunar os seus vídeos.  

  •  Capcut;  
  •  Inshot; 
  •  Videoleap.  

6. Fique atento aos detalhes antes de publicar  

O sucesso no TikTok se faz em cima de pequenos detalhes. Antes de publicar algum vídeo, confira a edição, a qualidade e se de fato é um conteúdo interessante. Inclua em seus vídeos as música que estão em alta na plataforma e use as hashtag que estejam relacionadas as suas viagens, como:  

  •  #vanlife  
  •  #trip  
  •  #RJ  
  •  #viajar  
  •  #motorhome 

7. Fique atento a performance de cada vídeo  

Após publicar um vídeo, fique atento às estatísticas, veja o que está funcionando e se você está atingindo seus objetivos. É importante que o público esteja engajado com os temas de viagem, motorhome e vanlife.  

De qualquer forma, você não precisa apagar os vídeos que não tiverem sucesso imediato. A plataforma não tem uma cronologia definida e o seu vídeo pode viralizar a qualquer momento.  

Antes de começar a gravar e analisar o desempenho dos vídeos no TikTok, é preciso entender como ele funciona.  

Leia a seguir quais são as principais funcionalidade do aplicativo 

As principais ferramentas do TikTok:  

Na tela inicial o botão “+” nos leva a área de criação onde encontraremos diversas ferramentas, como: 

  •   MV: onde o layout já está pronto e você só precisa inserir suas fotos para o vídeo ficar pronto.  
  •  Tela verde: onde dá para inserir uma imagem ou vídeo fundo. Podendo gravar uma dancinha na praia e alternar o fundo para parecer que o tempo passou mais rápido.  
  •  Lives: é onde você pode fazer suas gravações ao vivo, apresentando novos lugares, itens para o motorhome e interagir melhor com seus seguidores.  
  •  Temporizador: permite gravar os vídeos por parte.  

Para ganhar dinheiro com Tiktok: aproveite as trends 

As trends são as tendências dentro do aplicativo. Todos aqueles vídeos de desafios, músicas, dublagens e coreografias são trends. O legal é que você pode usá-las para descobrir algo para gravar com grande potencial de viralizar.   

Além disso, você pode gravar trends personalizadas e chamativas no motorhome para ganhar dinheiro no TikTok. Podendo ser uma dancinha, um desafio ou um tutorial de como é tomar banho viajando de motorhome.  

Métricas importantes no TikTok 

Somente gravar e publicar não é suficiente. Por isso, fique atento às métricas de cada vídeo para saber quais são as mais interessantes e qual abordagem você deve tomar nos próximos.  

  •  A taxa de retenção indica quanto tempo as pessoas ficaram vendo seu vídeo;  
  •  O engajamento mostra se o público teve uma boa interação;  
  •  A frequência que o seu vídeo é compartilhado e visto é uma métrica importante que vai te ajudar a ganhar dinheiro com TikTok.  
Imagem: Etus

Vale a pena ganhar dinheiro com TikTok viajando de motorhome? 

Como você viu, ganhar dinheiro com TikTok é uma ótima opção de trabalho remoto. Porém, para viver viajando de motorhome pode não ser suficiente. Por isso, o ideal é trabalhar em conjunto com outros aplicativos e outras formas de trabalho remoto.   

Aproveite que agora você já sabe como ganhar dinheiro com TikTok viajando de motorhome e aprofunde seu conhecimento descobrindo ainda mais sobre o vanlife e como é o dia a dia de quem vive viajando. Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai!  

Aqui você encontrará diversos artigos e dicas sobre montagem de motorhome, vanlife e os melhores roteiros de viagem. Inscreva-se na nossa newsletter para não perder essas dicas e receber nossas atualizações em primeira mão!  

Boa viagem, Traveleiros