Início  »  Blog  »  Vida nômade  »  Ganhar dinheiro viajando de motorhome: conheça 8 alternativas 

Ganhar dinheiro viajando de motorhome: conheça 8 alternativas 

Você já sabe como ganhar dinheiro viajando de motorhome? Não perca tempo e confira as diferentes profissões compatíveis coma vida nômade

Viver viajando é um sonho para muitos brasileiros e com a popularização do vanlife, se tornou mais fácil adotar esse estilo de vida. Assim, surgem muitas dúvidas sobre como é a rotina na estrada, sendo a principal delas ‘’como ganhar dinheiro viajando de motorhome?’’ ,,, 

Se você não ganhou na mega sena e nem herdou alguma fortuna, a única resposta é: trabalhando. Mas como? Confira o texto a seguir e descubra 8 opções de como ganhar dinheiro viajando de motorhome. 

Trabalho remoto para ganhar dinheiro viajando 

A popularização do trabalho remoto trouxe novas oportunidades para quem sonha em morar em um motorhome. Ser freelancer remoto ou ter seu próprio negócio online são uma das opções compatíveis com esse estilo de vida. 

O indispensável para viajar de motorhome e ganhar dinheiro é saber se adaptar ao mercado e as diversas oportunidades que podem surgir pelo caminho. Descubra quel é o seu perfil profissional e qual é o tipo de trabalho mais adequado para você. 

Redator 

Trabalhar com redação é uma forma eficiente de ganhar dinheiro vivendo na estrada. Isso porque como redator você pode trabalhar remotamente, sem que isso afete na qualidade do seu trabalho. É uma área que oferece muitas vagas online para freelancer, sendo possível montar seu próprio horário e ganhar dinheiro viajando. 

Além disso, muitas empresas contratam redadores no regime CLT, o que garante uma renda fixa e estável. Para isso, você precisa ter um excelente domínio da língua portuguesa, uma ótima construção de texto e um notebook para escrever seus textos. 

A redação voltada para SEO é um mercado que vem crescendo na internet, uma vez que o sucesso dos blogs são uma ótima fonte de renda. Esse modelo de escrita envolve habilitades para informar, entreter ou divertir o leitor, de maneira clara e objetiva

O proprósito é redirecionar o tráfego de buscas para algum site por meio do posicionamento do seu texto no google. Ou seja, você precisa se adequar aos padrões de escrita, porém ser criativo e original. Para viver como um redator e ganhar dinheiro viajando de motorhome, esteja sempre atualizado. 

A internet é muito dinâmica e um redator precisa se adaptar a todas as constantes mudanças. Por isso, faça cursos de redação com técnicas para SEO e esteja atento as mudanças do google. Quanto maior a qualidade do seu trabalho, mais opções você terá para ganhar dinheiro viajando. 

Copywriter 

O copywriting é uma profissão que também é voltada para produção de texto. Esse modelo de escrita é voltado para a persuasão do leitor. Isto é, convencer as pessoas a fazer algo, como comprar um produto ou acessar um vídeo no Youtube. 

O objetivo como um copywriter habilidoso é criar fazer alguem consumir algo por meio do seu texto. Você escreve, salienta os pontos positivos do produto e cria algum gatilho para estimular a ação imediata. É uma profissão que carrega uma grande responsábilidade. Por isso, fazendo um bom serviço, você será muito bem remunerado. 

É fundamental que você se adapte ao tipo de consumidor que esta lendo o seu conteúdo. O texto precisa ser pensado com a cabeça do seu publico alvo, o que pede muita versatilidade na forma de escrever. Faça muitos cursos, pois com muita dedicação é possível ser copywriter e ganhar dinheiro viajando. 

Assistente virtual 

Um assistente virtual é como um assistente administrativo. A função é ajudar uma pessoa ou empresa com burocracias diárias, mas de forma remota. 

Essas tarefas podem ser coisas como: 

  •  Gerenciamento de e-mail; 
  •  Inserção de dados em planilhas; 
  •  Calendário de gestão; 
  •  Planejamento de viagens; 
  •  Chamadas telefônicas; 
  •  Atendimento ao cliente; 
  •  Pesquisa; 
  •  Marketing nas mídias sociais; 

Essa é uma boa opção de trabalho digital para nômades iniciantes, que ainda estão adaptando a sua profissão para o vanlife. Muitas vezes, pode ser um trabalho que exige pouco conhecimento técnico, mas requer muita habilidade com atendimento ao cliente, por exemplo. Cursos de PowerPoint, Excel e ferramentas de gestão são ótimos para se profissionalizar nessa área. 

Designer gráfico ou editor de vídeos 

Com a expansão do home office, as vagas para designer gráfico ou editor de vídeos são, em sua grande maioria, remotas. Além disso, são profissões muito atuais com o novo mercado digital e por isso os profissionais dessa área são bem requisitados. 

Para se destacar trabalhando como designer gráfico, domine os mais completos softwares de edição de imagens, como o Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign. Tenha uma identidade visual própria, entendendo as tendências do momento sem perder a originalidade. 

Os editores de vídeos também costumam atuar de maneira remota. É um talento compatível para quem quer ganhar dinheiro viajando de motorhome. Para ser um editor de vídeos, você usará softwares de edição especifica para vídeo. 

Tenha um blog para ganhar dinheiro viajando de motorhome 

Ter um blog para ganhar dinheiro viajando de motorhome é outra opção viável, principalmente se você produz conteúdo em outras redes sociais. Apesar do retorno financeiro não ser imediato, é uma ótima oportunidade para ter renda a longo prazo.  

Nós, por exemplo, começamos com nosso canal no YouTube muito antes de cairmos na estrada. Na época, mostrávamos a montagem do nosso motorhome e o processo antes de cair na estrada. O legal é que ter um blog/site abre outras oportunidades. Ter um blog significa que você pode divulgar seu próprio trabalho por meio do seu site.  

Os blogs também podem desbloquear experiências incríveis. Caso muitas pessoas se interessem pelo seu conteúdo, marcas poderão te oferecer parcerias. Além de tudo, ter um blog é também se divertir. Se você gosta de contar histórias, sabe se comunicar com o público e deseja documentar sua viagem, rotina ou trabalho, ter um blog será muito útil. 

Ensino à distância 

Com o constante avanço tecnológico, é possível ser professor e ganhar dinheito viajando de motorhome. Por exemplo, há milhões de pessoas em todo o mundo dispostas a pagar para aprender inglês. E graças à internet, você pode ensiná-las. 

A partir do momento em que você tem todos os certificados e diplomas necessários, a maneiras mais fácil de começar a ensinar online é com crianças ou jovens usando plataformas como o VIPKids ou o QKids. 

Quanto mais experiência você tiver e quanto mais qualificado você for, mais fácil será para migrar entre diferentes grupos de pessoas. Você pode ser um professor online de outras línguas, de instrumentos musicais, xadrez ou de alguma matéria ligada à sua graduação. 

Trabalho presencial para ganhar dinheiro viajando de motorhome 

Nem sempre as formas remotas de renda são as únicas escolhidas por quem deseja ganhar dinheiro viajando de motorhome. Muitos vanlifers fazem renda presencialmente nos lugares onde visitam.  

São diversas opções, alguns oferecem serviços específicos de turismo, bicos em lojas, venda de produtos, entre outras.  Vender algo é sempre uma ótima opção para ganhar dinheiro. 

Divulgue o seu trabalho 

Caso você ofereça serviços presenciais, é importante que você fale sobre o seu trabalho onde quer que vá. Converse com as pessoas que você encontrar ao longo do caminho mostrando o seu trabalho. Deixe que as pessoas saibam o que você está oferecendo. O marketing boca-a-boca continua sendo uma das formas mais eficiente de divulgação. 

Com o objetivo de alcancar mais pessoas você deve anunciar seus serviços online e enviar e-mails para empresas locais com as quais você gostaria de fazer parceria. 

Manter um bom planejamento é essencial. As pessoas que vão consumir o seu produto/serviço precisam saber com antecedência em qual cidade você está. Além disso, para fixar clientes e fazer o seu nome, é recomendado ficar por mais tempo nos lugares

Trabalhe com gastronomia 

A culinária também pode ser a solução para quem sabe cozinhar e precisa ganhar dinheiro viajando de motorhome. Afinal, todo mundo gosta de comer. A venda de brownies e brigadeiros é um ótimo exemplo, ja que a produção desses doces é mais simples e não exige muito espaço para fabricação. 

Com apenas uma página no Instagram, você pode divulgar as cidades que está visitando e unir o útil ao agradável. Viver em um motorhome e trabalhar como cozinheiro é um prato cheio para a produção de conteúdo online. Documente sua viagem de motorhome, ganhe seguidores e crie um nome sólido no ramo. 

Estamparia  

Produzir estampas em camisas, canecas e bonés é uma opção para muitos vanlifers que buscam ganhar dinheiro viajando de motorhome. É possível estampar com diferentes temáticas

Caso você tenha uma empresa ou seja conhecido na internet, pode produzir estampas com a sua própria marca para complementar a renda vendendo esses produtos. Além disso, é possível ter sua própria estamparia e diversificar os padrões de desenho com o objetivo se ser uma marca de roupa conhecida. 

Dicas úteis para ganhar dinheiro viajando de motorhome: 

Independente de qual profissão você tiver, pense em ter uma boa reserva de emergência para viver na estrada. Muitos imprevistos podem acontecer e é essencial que você esteja preparado. 

Sempre que possível, diversifique as suas fontes de renda. Não aposte todas as suas fichas em apenas um trabalho, principalmente se você for freelancer. 

Lembre-se também de manter seus conhecimentos atuais. As grandes oportunidades de trabalho para nômades estão dentro da internet e tudo que acontece online é rápido e dinâmico. A sua renda depende diretamente da qualidade do seu trabalho. 

Por fim, busque trabalhar com algo que você goste! A vida na estrada é cheia de desafios e instabilidades, então o ideal é gostar e ser comprometido com o que escolher para trabalhar. Dessa forma, fica mais fácil de criar uma rotina e lidar com os imprevistos do caminho. 

Fique por dentro! 

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro viajando de motorhome, aprofunde seu conhecimento sobre o vanlife! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para acompanhar nosso conteúdo: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai

Assim, você encontrará diversos artigos e dicas sobre montagem de motorhome, vanlife e os melhores roteiros de viagem. Inscreva-se na nossa newsletter para não perder essas dicas e receber nossas atualizações em primeira mão! 

Boa viagem, Traveleiros.