Início  »  Blog  »  Vida nômade  »  Como ganhar dinheiro na internet viajando de motorhome?

Como ganhar dinheiro na internet viajando de motorhome?

Descubra como ganhar dinheiro na internet viajando de motorhome. Confira as melhores estratégias para trabalhar de forma remota na estrada!

Viver viajando pelo mundo de motorhome é o sonho de muita gente. Mas, diferente do que parece, é um estilo de vida que exige muito trabalho e planejamento. Assim, a grande maioria das pessoas que moram em um motorhome trabalham muito para conseguir se manter na estrada. Você sabia que é possível não só ganhar dinheiro viajando, como também ganhar dinheiro na internet

Existem diferentes formas de trabalho remoto que permitem esse estilo de vida, principalmente com a popularização do homeoffice. Para te inspirar, nesse artigo vamos focar em como ganhar dinheiro na internet para viver viajando de motorhome. Confira! 

Entenda o seu perfil profissional para ganhar dinheiro na internet 

Por ser o modo mais tradicional de trabalho, muita gente está acostumada em ter um trabalho fixo e presencial. As vezes, pode ser difícil desapegar dessa estabilidade, mas para viver viajando em um motorhome, será necessário. 

Por isso, entenda o seu perfil profissional, defina um processo de adaptação e decida se é possível se adequar pra essa nova realidade. Talvez você consiga se manter com a mesma profissão, ou pode ser que seguir outros caminhos seja uma possibilidade. Pesquise e planeje bastante, evitando frustrações ao longo do tempo. 

É possível trabalhar como CLT ganhar dinheiro viajando de motorhome?  

A com a popularização do homeoffice em meados de 2021, o trabalho remoto se tornou comum para algumas profissões. Assim, você não precisa perder tempo de deslocamento e pode realizar suas tarefas de qualquer lugar. Com o trabalho remoto é possível também estabelecer uma jornada de trabalho mais flexível

Ou seja, dependendo da sua profissão e da empresa em que você trabalhe, é sim possível ser CLT e trabalhar remoto. Dessa forma, você consegue se planejar para ter mais tempo e quem sabe, optar por viver viajando em um motorhome. 

Desse modo, o lado bom do contrato CLT é a estabilidade que ele proporciona, diferente de freelas e trabalhos autônomos. Infelizmente, nem todas as profissões podem ser adaptadas para o trabalho remoto e se esse for o seu caso, o ideal é buscar novas alternativas. 

É possível empreender para ganhar dinheiro na internet? 

Com muito planejamento, é possível ser um empreendedor e  morar em um motorhome. A sua disponibilidade para viajar vai depender do tipo de negócio que você tem, mas a vantagem de ser seu próprio patrão é conseguir adaptar seu tempo. 

Montar um road office para empreender enquanto viaja de motorhome é uma ótima opção para acompanhar seus negócios e viver viajando. Por ser uma mudança drástica de estilo de vida, você precisa estar disposto a aprender coisas novas e entender que viver viajando de motorhome não significa trabalhar menos. 

Se você ainda não tem um empreendimento, mas busca algo que se adeque ao vanlife, existem muitas opções para ganhar dinheiro na internet e se tornar um nômade digital. 

Empresas focadas em marketing digital, desenvolvimento de aplicativos e lojas virtuais são algumas das diversas possibilidades para quem quer começar um negócio que permita o estilo de vida nômade. 

Além disso, morar em um motorhome te proporciona uma autoridade sobre o assunto, principalmente se você ja construiu um motorhome do zero. Assim, você pode prestar serviços como consultoria, aluguel e reparo de motorhome para novos viajantes. 

Ainda, é possível investir na produção de conteúdo e se tornar um influenciador digital, aproveitando todos os cenários paradisíacos que morar em um motorhome te oferece. 

Vale a pena ser freelancer ou autônomo para ganhar dinheiro na internet?  

Quando falamos em trabalho remoto e como ganhar dinheiro viajando de motorhome, ser freelancer ou autônomo é uma porta de entrada. Ainda mais para quem gosta de trabalhar com internet. 

Ser autônomo te possibilita ganhar dinheiro de acordo com a quantidade de tempo que você trabalha. É possível estender o horário ou tirar uma folguinha para curtir um passeio turístico em uma nova cidade. 

Nessa modalidade de emprego, você não vai depender de uma única fonte de renda. Isso vai te proporcionar um estilo de vida versátil  flexível para viver viajando. Porém, é uma forma de trabalho mais incerta, na qual você depende da disponibilidade de serviço. Por isso, seja muito bom no que você faz, garantindo que os contratantes escolham o seu trabalho. 

13 formas de como ganhar dinheiro na internet 

1 – Infoprodutor 

Um infoprodutor é responsável por criar e vender produtos digitais como e-books e cursos online. Para se tornar um, você precisa ter muito conhecimento acumulado em um determinado assunto. A partir disso, você poderá ensinar outras pessoas vendendo esse material. 

Se você mora em um motorhome, é possível redigir aulas sobre essa temática, como a produção de um curso de montagem de motorhome ou um guia de boas práticas na estrada. 

No começo, pode não ser muito rentável, mas se você for uma autoridade no assunto e se dedicar em produzir um bom conteúdo, as pessoas vão se interessar pelo seu produto. 

Para começar a ganhar dinheiro na internet como infoprodutor, existem várias plataformas que te ajudam desde a criação até as vendas, como: 

  •  KDP Select; 
  •  Clube do Autor; 
  •  Udemy; 
  •  Eduzz; 
  •  Hotmart. 

2 – Afiliados 

Além de produzir, você também pode se afiliar para promover infoprodutos de outras pessoas e tirar uma grana para manter na estrada. O melhor é que, fazendo um bom trabalho de marketing, as vendas acontecem independente de onde você estiver e do que estiver fazendo. 

Veja algumas plataformas  onde você pode encontrar produtos para se afiliar: 

  •  Monetizze; 
  •  Hotmart; 
  •  Eduzz; 
  •  Udemy; 
  •  Associados Amazon; 
  •  Magazine Você; 
  •  Lojas Americanas. 

3 – Criador de conteúdo / influenciador digital 

Produzir conteúdo para as redes sociais e se tornar um influencer digital se transformou em uma excelente fonte de renda para quem está disposto a lidar com o mundo online. Sendo um influencer é possível monetizar em diferentes redes sociais. 

Muitas pessoas se interessam pelo vanlife e gostam de acompanhar influenciadores nômades. Outras, vão se interessar tanto por esse estilo de vida, que vão buscar por conteúdos de blog para ter mais informações sobre como comprar um motorhome, por exemplo. 

As duas maneiras mais comuns de ganhar dinheiro na internet com redes sociais ou blog são: 

  • Anúncios: mais populares entre blogueiros e youtubers que usam plataformas como Google AdSense, Infolinks e TheMoneytizer para monetizar seus canais. 
  • Publis: melhor opção de como ganhar dinheiro com Tiktok, Instagram e até mesmo Youtube. Elas aparecem conforme o seu perfil, atraindo empresas interessadas em divulgar para o seu nicho. 

4 – Vender por dropshipping 

Para quem não sabe, dropshipping é um modelo de comércio no qual o vendedor trabalha sem estoque. Ou seja, o vendedor é responsável por divulgar e passar o pedido para o fornecedor, recebendo uma comissão em cima das vendas. 

Esse modelo de comércio facilita muito em questões como logística. Assim, se torna uma ótima possibilidade para quem quer trabalhar viajando de motorhome. Até porque, dentro de um motorhome pequeno, não tem onde guardar o estoque. 

Você pode vender qualquer coisa assim, independente de onde estiver. Separamos algumas opções para você que não sabe o que vender e que ganhar dinheiro com trabalho remoto: 

  •  Jóias, semijóias, bijuterias e artesanato: além de joias e semijoias folheadas, você também pode vender artesanatos e bijuterias de artesãos locais que encontrar no caminho, criando uma rede para vender suas artes para interessados na internet; 
  •  Importados de Grife: é a melhor opção para vender roupas, sapatos, bolsas e outros produtos de grandes marcas; 
  •  DealeXtreme (DX): o foco principal está em eletrônicos, mas no site você encontrará uma infinidade de produtos para anunciar. 

5 – Prestação de serviços online 

A prestação de serviços online é uma ótima forma de ganhar dinheiro online, sendo algumas das possibilidades: 

  •  Dar aulas online na plataforma Superprof; 
  •   Abrir sua própria agência de viagem digital ou uma franquia como a Flytour; 
  •   Agência de publicidades como a Valor Web; 
  •  Serviços de contabilidade igual a ContaJá; 
  •   Atendimento ou consultoria online. 

6 – Consultoria  

Trabalhar com consultoria é uma ótima forma de ganhar dinheiro enquanto viaja de motorhome. Independente da sua área profissional, é possível prestar orientações online para pessoas que se interessam pela sua profissão. Para isso, é importante que você seja um especialista no assunto. 

Muitos nômades digitais optam por seguir nessa área. Afinal, após anos trabalhando na mesma profissão, da vontade de abandonar a estabilidade para viver uma aventura pelo mundo. Se esse é o seu perfil, confira alguns sites onde você pode atuar como consultor financeiro, de marketing, arquitetura, decoração, entre outros: 

  • Trampos; 
  • Comunica Freelancer. 

7 – Design 

Criar as artes de peças publicitárias e outros materiais gráficos também são bem comuns entre os nômades digitais. Essa éuma ótima maneira de ganhar dinheiro no Instagram, TikTok, outras redes sociais. Além disso, é uma profissão que possibilita o trabalho 100% remoto até mesmo para contratos CLT

Algumas plataformas que podem te ajudar a começar nessa área são: 

  •   Dribble; 
  •  UpWork; 
  •  99 Designs. 

8 – Escrita: redação, tradução e revisão de textos 

Escrever é outra maneira de ganhar dinheiro com TikTok, Youtube, blog e outras mídias digitais. Especialmente se você é criativo e possui um bom domínio da língua portuguesa. Além disso, saber falar outras línguas possibilita que você trabalhe como tradutor de textos e legendas

Trabalhar com redação e revisão de textos exige bastante dedicação e estudo. É fundamental desenvolver habilidades para transmitir ideias de forma cativante e convincente. Para isso, é essencial se manter em constante estado de aprendizado. Lembre-se de que a internet é dinâmica e isso exige adaptações constantes dentro da profissão. 

Existem diversos sites dedicados para os freelancers que trabalham com escrita, como: 

  •  Textbroker; 
  •  Meu Redator; 
  •  Contentools. 

9 – Fotografia e audiovisual 

Se você trabalha com fotografia e audiovisual e quer saber como ganhar dinheiro na internet, saiba que é mais fácil do que você imagina. Há diversas demandas de produção e edição de artes audiovisuais para Instagram e Youtube, por exemplo. Essa é uma ótima forma de completar a sua renda para viver na estrada. 

Inclusive, você pode vender fotos e vídeos de diferentes lugares em sites como: 

  •   Adobe Stock; 
  •  Shutterstock; 
  •  Pexel. 

10 – Marketing digital e vendas online 

Trabalhar com marketing digital é uma excelente forma de ganhar dinheiro viajando. Se você sabe como fazer divulgação online, essa é uma ótima escolha que pode ser bem rentável. Ainda, você pode prestar esse serviço como freelancer para empresas e estabelecimentos dos lugares que você visitar ou em sites como: 

  •  Workana; 
  •  99jobs; 
  •  99Freelas. 

11 – Programação 

Outra profissão ótima para quem planeja viver na estrada é a de programador e desenvolvidor de web. Além de ser comum vagas em CLT/PJ, é fácil de encontrar empresas ofertando vagas de trabalho remoto e projetos freelancer em sites como: 

  •  Codefreela; 
  •  Freelaweb. 

12 – Social media 

Atuar como Social media é uma boa para você que entende de redes sociais e não quer virar uma pessoa pública. Essa é uma ótima maneira de ganhar dinheiro no Instagram, Facebook, TikTok e outras redes sociais. 

O social media é responsável por produzir conteúdo para terceiros e também é uma profissão que permite que o trabalho seja feito remotamente, sendo compatível com a vida nômade. 

Você pode encontrar ofertas de vagas para social media em sites como: 

  •  Freelancer.com; 
  •  99Freelas; 
  •  Freelaweb; 
  •  99jobs. 

13 – Gestor de tráfego 

O gestor de tráfego é responsável por criar, acompanhar e otimizar estratégias para marcas e pessoas alcançarem o público ideal através de anúncios pagos

Por ser uma profissão exclusiva da internet, essa é uma ótima maneira de ganhar dinheiro viajando sem ficar preso a uma única fonte de renda. Veja alguns sites onde é possível conseguir seus primeiros jobs como gestor de tráfego 

  •  Upwork; 
  •  99jobs; 
  •  99Freelas. 

Diversifique suas fontes de renda para manter seu estilo de vida 

Morar em um motorhome e viajar pelo mundo pode ser a melhor decisão da sua vida. Para ter uma experiência positiva, lembre-se que todos os detalhes precisam ser bem planejados, principalmente a sua fonte de renda. Assim sendo, foque no seu crescimento individual de forma que seja possível atuar com qualidade no mercado profissional. 

O prazer de viver viajando pelo mundo não tem preço e todo seu esforço valerá a pena. Com metas claras e objetivos bem estabelecidos, será fácil ganhar dinheiro viajando de motorhome. 

Fique por dentro! 

Agora você já sabe as melhores maneiras de como ganhar dinheiro na internet morando em um motorhome. Não deixe de aprofundar seus conhecimentos aprendendo ainda mais sobre o vanlife e como é o dia a dia de quem vive viajando. 

Aqui você encontrará diversos artigos e dicas sobre montagem de motorhome, vanlife e os melhores roteiros de viagem. Inscreva-se na nossa newsletter para receber nossas atualizações em primeira mão e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai

Boa viagem, Traveleiros!