Início  »  Blog  »  Vida nômade  »  Nômade digital: descubra o que é e como se tornar um

Nômade digital: descubra o que é e como se tornar um

Você sonha em morar em um motorhome e se tornar um nômade digital? Aprenda agora o que fazer para ter esse estilo de vida.

Morar em um motorhome significa reinventar a sua forma de viver e isso inclui a sua profissão e vida financeira. Por isso, se tornar um nômade digital foi a solução para muitos vanlifers. Nós, por exemplo, enquanto estávamos planejando a nossa volta ao mundo de motorhome, decidimos que essa seria a nossa principal forma de gerar renda viajando. 

Com o crescimento do estilo de vida vanlife, nos últimos anos as curiosidades em torno do assunto aumentaram. Afinal, o que é um nômade digital? Vamos explicar tudo pra você! 

O que é um nômade digital? 

O nômade digital é aquela pessoa que não possui um endereço fixo. Então, para ganhar dinheiro, ela trabalha na internet, de maneira remota. O trabalho remoto é compatível com o vanlife justamente por não demandar a presença física em um lugar específico. Assim, é possível se manter em movimento, conhecendo novos lugares no mundo. 

Esse modelo de trabalho foi impulsionado pela pandemia do COVID-19, onde as pessoas precisavam se isolar em casa. Apesar do cenário, a popularização do home office foi essencial para que algumas profissões seguissem o modelo de trabalho remoto até os dias de hoje. 

Assim, esse contexto beneficia aqueles que sonham em viver como nômades, conhecendo novos lugares e fazendo amigos pelo mundo. O nômade digital viaja enquanto trabalha remotamente, seja em uma empresa, como freelancer ou administrando seu próprio negócio online. 

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, os nômades digitais apresentam altos níveis de satisfação no trabalho. O fato de não ficar preso em um único lugar e a flexibilidade de horários são um dos motivos que proporcionam isso. 

Além disso, o mesmo estudo constata que os nômades digitais são pessoas extremamente dedicadas ao desenvolvimento no mercado de trabalho e ao sucesso financeiro. É importante ter muita disciplina e foco para se sustentar sendo um nômade e a qualificação garante uma vasta oferta de empregos. 

Quem são os nômades digitais? 

Resumindo, os nômades digitais são pessoas que viajam continuamente e para se sustentar nesse estilo de vida, fazem trabalhos remotos na internet. 

São diversas possibilidades para gerar renda, sendo algumas delas:   

  • Ter seu próprio e vender produtos ou serviços online; 
  •  Ser funcionário de empresas que possibilitam o trabalho remoto. As áreas mais comuns que aceitam esse modelo são relacionadas a tecnologia, informática, programação, publicidade, jornalismo, design gráfico, administração ou até́ mesmo atendimento ao cliente. 
  •   Atuar como profissional autônomo ou freelancer de áreas como comunicação, design, produção de vídeos, programação de sites, consultoria financeira, consultoria de marketing e afins; 
  •  Criar conteúdos para blogs redes sociais 

Apesar de não parecer, as pessoas que moram em um motorhome precisam trabalhar muito! Os nômades digitais vão estar sempre em busca de um lugar com Wi-Fi para adiantar um freela ou uma demanda na empresa. 

Como surgiram os nômades digitais? 

De acordo com a Wikipedia, o surgimento está diretamente ligado aos avanços da tecnologia. Com a expansão da internet por meio de Wi-Fi e 4G, muitas pessoas começaram a questionar a necessidade de estar fisicamente presente nas empresas em que trabalhavam. 

Os profissionais autônomos, por outro lado, nem precisaram questionar nada. Para cair na estrada, bastou a vontade de querer viajar e um bom planejamento para se adaptar ao novo estilo de vida. 

Nos últimos anos, houve um aumento significativo não só das vagas remotas, como também de pessoas interessadas em viver o vanlife. Assim, o cenário ficou ideal para que muitas pessoas se interessassem em ser um nômade digital. 

Por que se tornar um nômade digital? 

Quando falamos de morar em um motorhome e viver viajando, ser nômade digital é uma ótima fonte de renda. É um modelo de trabalho que possibilita a liberdade de ir para qualquer lugar e ao mesmo tempo gerar renda para se sustentar. 

Além disso, o trabalho remoto beneficia também aquelas pessoas que não vivem em um motorhome, mas precisam atravessar grandes distâncias para chegar ao trabalho. Em lugares como São Paulo, o tempo de deslocamento pode ocupar mais de 4hrs no dia de um trabalhador. 

A qualidade de vida que você̂ ganha podendo trabalhar em lugares mais descontraídos e passar mais tempo com a sua família é essencial para a saúde física e mental. Além de que, estando satisfeito com o seu trabalho, você se sente mais motivado para gerar bons resultados. 

Como se tornar um nômade digital? 

Agora que você já sabe o que é nômade digital, é importante saber também o que fazer para seguir esse caminho. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão: 

1 – Crie uma reserva financeira 

Como já foi mencionado, a vida na estrada é cheia de surpresas e imprevistos. Por isso, é fundamental que para seguir nesse estilo de vida, você considere ter uma reserva de emergência. Essa reserva deve custear o seu padrão de vida por até 1 ano, de forma que você possa viver confortável ao lidar com algum eventual problema no trabalho. 

Para conseguir juntar o dinheiro indicado, o ideal é reduzir ou eliminar o máximo de despesas desnecessárias. Apesar de parecer difícil, com um pouco de disciplina e cortando os gastos mais supérfluos, será possível construir a sua reserva de emergência. 

Lembre-se que o vanlife é um estilo de vida que impulsiona uma vida mais simples e sustentável, então atos como cortar gastos e economizar devem se tornar um hábito. 

Organize as suas despesas fixas, como por exemplo, gasto com energia, água e alimentação e dê prioridade para elas. Assim, se em algum momento você precisar da sua reserva de emergência, saberá exatamente com o que gastar. 

2 – Desenvolva skills para trabalhar como nômade digital   

Pode ser que as atividades para nômades digitais sejam um pouco específicas, afinal, você se mantém dentro da internet. 

Algumas áreas no mercado profissional favorecem esse cenário, como é o caso do designer, do redator publicitário, videomaker, programados… Nesse caso, você̂ não precisará aprender uma nova profissão. 

Então, basta que você faça uma transição de hábitos que favoreçam o trabalho remoto. Não se esqueça da importância de se especializar cada vez mais para oferecer o melhor serviço. 

Quando você já tem o seu próprio negócio digital, aderir o vanlife é mais tranquilo ainda. Para isso, planeje uma maneira de controlar a sua empresa de qualquer lugar e elabore bem como será a logística e o gerenciamento de funcionários. 

Se nenhuma das situações acima for o seu caso, você terá que desenvolver ideias para trabalhar como nômade digital. Primeiro, tente anunciar algum serviço que você possa prestar de forma online e foque nesse segmento. 

Também é possível realizar cursos online e ampliar seus conhecimentos em serviços online que gerem uma fonte de dinheiro. Para fazer a transição de uma profissão para outra, procure se desenvolver aos poucos, fazendo pequenos trabalhos para complementar a renda. 

Após muita dedicação e estudo, você vai conseguir se estabelecer financeiramente com essa nova profissão e se tornará oficialmente um nômade digital. Para te ajudar, busque trabalhos online por meio de sites como 99Freelas, Contentools, Upwork e Fiverr

3 – Planeje bem o seu roteiro  

Para onde você̂ vai? Qual é o custo de vida nessa cidade?  São perguntas que você precisa fazer antes de começar a viajar. Defina seu orçamento com base nos seus destinos.  

Há inúmeros recursos que você pode utilizar para decidir o destino ideal sendo nômade digital. Recomendamos que você encontre uma rede ou grupo de outros nômades digitais para tirar suas dúvidas lá́. Faça muita pesquisa e priorize sua qualidade de vida ao escolher um destino, 

4 – Estabeleça metas e crie um plano  

O hábito de estabelecer metas é muito importante. Para se manter como nômade digital é preciso saber exatamente quais são seus objetivos. 

Assim, dedique tempo elaborando formas de obter sucesso em seu novo estilo de vida. Tenha um plano B, C e D; crie soluções para possíveis problemas e tenha em mente cada passo que você precisa dar para realizar seus sonhos. 

Um bom esquema de planejamento não vai impedir que imprevistos aconteçam, mas fará com que você esteja muito mais preparado para lidar com eles. Além disso, é mais fácil realizar tarefas a partir de algum critério, sendo ele a disponibilidade de tempo ou de dinheiro, por exemplo, 

5 – Participe de uma comunidade de nômades digitais  

Ninguém melhor para te ajudar a ser um nômade digital do que um… Nômade digital. Busque trocar ideias com outras pessoas que já estão vivendo o estilo de vida que você̂ deseja. Em muitos casos, a voz da experiência pode ser um guia para a sua jornada.  

Nós mesmos podemos te ajudar, estamos nessa vida há uns anos e o que não falta são experiências para compartilhar. Aliás, temos como objetivo sanar todas as suas dúvidas através do nosso blog e das nossas redes sociais. 

Então, se você se identificou com o estilo de vida de um nômade digital, saiba que estamos aqui para te auxiliar. 

Fique por dentro! 

Aqui no nosso blog, disponibilizamos diversas dicas para você seguir na estrada como um nômade digital. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas gratuitas e exclusivas que vão te ajudar nesse processo. 

Você também vai encontrar dicas sobre roteiros de viagens e montagem de motorhome. Aliás, se você sonha em construir o seu próprio motorhome, nos siga nas redes sociais para acompanhar todas as novidades: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai