Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Climatizador para motorhome: Os melhores modelos e marcas do mercado 

Climatizador para motorhome: Os melhores modelos e marcas do mercado 

Saiba como escolher o melhor modelo de climatizador para o seu motorhome. Confira agora como escolher o melhor modelo para você!

No momento de planejamento da estrutura do seu motorhome, é muito indicado considerar a ventilação do espaço interno. A temperatura dentro do carro é tanto uma questão de conforto, quanto uma medida de conservação dos móveis e equipamentos dentro do motorhome. Então, a solução é instalar um climatizador para motorhome. 

Por isso, nesse post vamos te contar tudo sobre o controle da temperatura dentro da sua casa de quatro rodas. Para facilitar o processo, vamos te explicar como instalamos nosso climatizador para motorhome, claraboia e exaustores. Confira! 

A importância da ventilação para controlar a temperatura 

O isolamento térmico nos ajuda a diminuir a transferência de calor através da condução e radiação do sol, mas para garantir um melhor controle da temperatura e umidade interna do motorhome ainda precisamos cuidar da convecção: que é a transferência de calor pelo ar, sendo que pelas leis da física o ar quente tende a subir e o mais frio ficar no piso.  

No calor, a ventilação é muito importante para que o ar quente de dentro do carro vá para fora. Assim, um ar mais fresco entra no veículo. Mas, essa troca de ar é importante no frio também. 

Isso porque, a umidade do ar quente de dentro do veículo em contato com as janelas e paredes frias pode se transformar em gotículas de água, conhecidas como condensação. Isso deixa o ambiente ainda mais frio e o acumulo de água em alguns materiais pode gerar mofo. Por esses motivos você deve instalar um sistema de ventilação com entrada e saída de ar tanto para o calor, quanto para o frio. 

Seja para viajar dentro do Brasil, ou dar a volta ao mundo, a capacidade de climatizar um motorhome é um fator decisivo para viabilizar sua estadia em climas extremos com conforto e segurança. 

Equipamentos para ventilar o motorhome 

Na hora de montar o sistema de ventilação do seu motorhome, existem vários tipos de equipamento a serem considerados, além do climatizador para motorhome. Então, eles podem ser usados de forma isolada, pensando uma função específica, ou utilizados juntos para criar um sistema de ventilação com múltiplas funções

Os principais itens utilizados para montar um sistema de ventilação para motorhome são: janelas, exaustores, ventiladores, claraboias, climatizadores e ar condicionado. 

Neste post nós vamos explicar um pouco da função de cada um e como eles se integram para formar um sistema de ventilação eficiente. 

As diferenças entre ar condicionado, ventilador e claraboia 

Você deve estar se perguntando qual é exatamente a diferença entre vários destes equipamentos, já que essencialmente eles servem para ajudar na ventilação dentro do motorhome. Por isso, vamos fazer um pequeno apanhado das principais características de alguns deles. 

Claraboia

Funciona como uma espécie de tampa instalada no teto do motorhome e permite a troca de ar e entrada de luz natural pelo teto do veículo. Alguns modelos possuem exaustor e ventilador, inclusive com função de troca de ar mesmo com a tampa fechada. 

Claraboia para motorhome
Imagem: Camper Soul

Ventilador: 

É um sistema de ventoinha ou hélice capaz de jogar o ar frio para mais próximo do chão, ou do ambiente externo para dentro do motorhome, promovendo melhor circulação do ar e consequentemente a sensação térmica mais baixa. Muitos possuem a função exaustor, que faz o movimento inverso, puxando o ar interno de dentro pra fora, o que é útil pra eliminar vapor e cheiro de comida. 

Ventilador para motorhome
Imagem: Mercado Livre

Ar condicionado

É muito eficiente para resfriar o ambiente, deixando-o bem gelado. Porém, gasta muita energia, é muito grande e deixa o ambiente seco, o que pode ser prejudicial à saúde caso fique ligado por muito tempo em ambiente pequeno. 

Ar condicionado 12V para motorhome
Imagem: Acessórios Bononi

O que é um climatizador? 

O climatizador para motorhome é um equipamento capaz de reduzir de 2ºC a 8ºC por meio da pulverização de ar umidificado no ambiente. Então, é bastante eficiente para ambientes pequenos onde você passa um período maior de tempo. Ele depende de uma reserva de água para funcionar e existem diferentes modelos no mercado. 

No nosso caso, optamos por instalar o nosso climatizador para motorhome sobre a cama de casal, já que priorizamos o conforto na hora do sono. Ao contrário de um ar condicionado, o climatizador não tem capacidade suficiente para refrigerar o motorhome inteiro, mas funciona para ambientes menores. Além disso, é uma solução mais econômica no consumo de energia e também menos prejudicial à saúde por não ressecar o ambiente. 

Climatizador com reservatório de água embutido ou externo? 

Existem duas opções de climatizador quanto ao tipo de reservatório de água utilizado. Os de reservatório externo e os de reservatório embutido. A principal diferença, como o nome sugere, é o posicionamento do reservatório e consequentemente o espaço necessário para se instalar o climatizador no motorhome. 

No caso dos modelos com reservatório externo, muitas vezes é necessário posicionar o reservatório atrás da cabine do condutor, o que consome mais espaço e dificulta a instalação. 

Os modelos com reservatório embutido ocupam menos espaço e são mais práticos de instalar, já que toda estrutura do está contida em um mesmo equipamento e espaço. Por uma questão de espaço, o reservatório embutido pode ser o melhor modelo de climatizador para motorhome. 

Como instalar climatizador no motorhome 

Usamos o Climatizador Resfri Ar Série 7 12V. Escolhemos esse lançamento 2019 principalmente por causa do reservatório de água embutido, que nos dá maior economia de espaço, sem aumentar muito a altura externa do climatizador. Esse modelo de climatizador para motorhome possui a melhor eficiência do mercado. 

O processo de instalar o climatizador no motorhome foi parecido com o da claraboia, bem simples e conseguimos realizar nós mesmos. Decidimos instalá-lo no “quarto” em cima da cama, para ajudar a dormir nas noites quentes de verão. Dessa forma, tivemos espaço no teto suficiente para a instalação das 3 placas solares. 

Antes de cortar o teto, fizemos um molde de papelão utilizando o acabamento interno que vem junto do climatizador para ajudar. Isso porque além do buraco por onde o climatizador de ar para motorhome passa, ele também possui quatro parafusos de fixação e precisávamos ter certeza de onde colocar os furos para encaixar perfeitamente. 

Com o molde pronto, cortamos com a serra tico-tico e fizemos os furos com a furadeira. O climatizador para motorhome é preso por quatro parafusos e duas barras de ferro que ficam por dentro, fixadas no teto do veículo. Para vedação, vem junto uma borracha que deve ser utilizada por toda a borda externa. Além da borracha, utilizamos cola PU para ter certeza que ficou tudo bem vedado. 

Como o reservatório do climatizador fica embutido com a parte de cima, a mangueira já é instalada diretamente nessa parte, cortamos o comprimento para deixar em um tamanho melhor e com mais simples acesso. O chicote de conexão elétrica foi passado pelo mesmo furo do equipamento, e já deixamos por ali uma conexão elétrica própria para ele. 

Renan traveleiros cortando o molde para climatizador

Dicas de manutenção climatizador para motorhome 

Para garantir a qualidade do ar dentro do motorhome e o bom funcionamento do climatizador, o ideal é fazer a limpeza ou manutenção pelo menos a cada seis meses.  

Os produtos adequados e o modo de realizar a limpeza da forma correta vão estar especificados no manual de cada equipamento. Siga as instruções para evitar problemas com a garantia. Vamos te dar algumas dicas, mas o ideal é seguir as indicações do fabricante. 

Por captar o ar do lado de fora do carro é importante dar uma atenção especial aos filtros internos dos climatizadores para motorhome. Eles devem ser limpos mensalmente e trocados a cada seis meses ou um ano, a depender da poeira e poluição da região por onde você está andando. Isso vai melhorar a eficiência do climatizador e evitar problemas respiratórios. 

O reservatório de água deve ser limpo a cada trinta dias e a bomba d’água deve ser trocada a cada seis meses para não comprometer o funcionamento do equipamento. 

Dentro do climatizador há uma mangueira com vários furinhos que fica borrifando água nos filtros. É muito importante verificar se os furos nessa mangueira não estão entupidos na hora da manutenção. O entupimento prejudica a humidificação do ar. Se você acha que seu climatizador não está funcionando, verifique se a irrigação do filtro não está obstruída. 

Caso você não tiver problemas de alergia a cheiros fortes, você também pode usar aromatizadores para ar condicionado nos filtros do seu climatizador. Isso não vai impactar na eficiência do equipamento, mas vai dar para o seu motorhome um cheirinho de limpeza bem agradável. 

E o mais importante: sempre faça a manutenção com o equipamento e o carro desligados para evitar acidentes ou danificar o climatizador para motorhome. 

Os 5 melhores climatizadores para motorhome 

Agora você deve estar se perguntando: qual o melhor climatizador para instalar no seu motorhome? Como tudo nesse universo, a resposta é: depende. Vamos listar aqui alguns modelos que atendem muito bem qualquer motorhome, mas no fim das contas, o melhor modelo de climatizador para motorhome é aquele que atende bem às suas necessidades e ao seu bolso. 

1 – Climatizador de ar da marca Maxiclima, modelo Fusion Master 

Este modelo é um dos melhores climatizadores para motorhome no mercado e está disponível nas voltagens 12v e 24v. É o que possui maior vazão de ar e o que se adapta a maior quantidade de cabines. Fácil de instalar, mas possui reservatório vertical externo. Consumo de água é de 500 – 1500 ml/h (depende da temperatura e umidade externa). 8h até 27h. 

Climatizador de ar Fusion Master Maxiclima
Imagem: Mercado Livre

2 – Climatizador de ar para motorhome Revolution da marca Bepo   

Esse modelo da marca Bepo possui placa com tecnologia utilizada em ar-condicionado, oferecendo maior volume e eficiência nos 4 níveis de fluxos de ar. É um modelo 100% ecológico fabricado em materiais recicláveis de alto padrão e sem emissão de gases poluentes. 

Ainda, é um modelo slim, com reservatório embutido de 16l e com controle remoto, também disponível nas voltagens 12v e 24v. 

Climatizador Bepo para motorhome
Imagens: Bepo

3 – Climatizador de ar Envolve da marca Climatizar  

O modelo slim de climarizador de ar para motorhome da Climatizar é adaptável a todos os tipos de cabine. Disponível em voltagem 12v e 24v, ele possui reservatório vertical de 16l e bom volume de ar. 

É o de menor altura no mercado, o que dá um visual mais elegante e aerodinâmico depois de instalado. Não possui controle remoto, mas seu painel de controle é diferenciado graças a iluminação de LED. 

Climatizador para motorhome da marca Climatizar
Imagem: Mercado Livre

4 – Climatizador de ar para motorhome da marca Maxiclima modelo G7 MASTER 

O modelo Slim G7 de climatizador de ar para motorhome vem com reservatório interno com 15l de capacidade. Também disponível nas voltagens 12v e 24v. 

Esse modelo possui controle remoto e painel com design diferenciado, função sleep com configuração para até 5h e novo ciclo de resfriamento de água. Consumo de água é de 500 – 1500 ml/h (depende da temperatura e umidade externa) de 8h até 27h. 

Climatizador para motorhome da marca Maxiclima
Imagem: Mercado Livre

5 – Climatizador de ar para motorhome da marca Resfriar Série 7 

Por fim, este modelo de climatizador de ar para motorhome da Resfriar tem consumo de água de 200 a 800 ml/h dependendo da umidade e temperatura externa e com capacidade/autonomia de 15h a 60 horas. 

Assim sendo, esse é o climatizador para motorhome que apresenta a maior eficiência no resfriamento, com baixo consumo de água, nas voltagens 12v ou 24v. Ademais, tem reservatório interno e também tem a vantagem de ser um modelo compacto. 

Climatizador para motorhome da marca Resfri Ar
Imagem: Mercado Livre

Melhores marcas de climatizador para motorhome 

Caso nenhum dos modelos que listamos acima se adeque às suas necessidades, nós vamos listar aqui também as melhores marcas de climatizador para motorhome do mercado. Com certeza alguma delas vai ter o modelo que atende ao seu projeto! 

Resfri Ar  

Além do modelo Serie 7UP que mencionamos acima, a Resfriar conta com a Serie 6UP. São equipamentos de fácil manutenção e reposição de peças, sendo que os produtos da Serie 6UP só possuem reservatório externo, o que pode pesar na sua decisão. 

Maxiclima  

A marca possui 6 linhas diferentes com produtos com especificações variadas. Tem desde os modelos mais sofisticados aos mais simples, sendo que algumas de suas linhas tem mais de 1.000 postos de revenda autorizada de peças pelo Brasil, o que facilita na hora da reposição. Suas linhas de produtos são: Fusion, Slim, Slim G7, G5.5, Essence e Utility. 

Climatizar  

Conta com 4 linhas de climatizadores, sendo a Evolve a mais popular para instalação em motorhomes. Recentemente lançaram a linha Evolvei, que conta com reservatório interno além de design compacto. Suas linhas de produtos são: Advanced Celebration, Evolve, Evolvei e Neoclim. 

Bepo  

A Bepo possui duas linhas principais de climatizador para motorhome, as Revolution I e Revolution II, além da linha clássica, que tem design maior e ocupa mais espaço. Tanto a Revolution I quanto a Revolution II contam com modelos com reservatório externo e interno. 

Fique por dentro! 

Agora, você está por dentro do assunto e pode pensar no sistema de ventilação e climatização para o seu motorhome. Não se esqueça que tudo isso funciona juntamente com o isolamento térmico, que é super importante quando se trata de regular a temperatura interna do motorhome. 

Gostou das nossas dicas?! Então não esqueça de assinar a nossa Newsletter para continuar recebendo o nosso conteúdo e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai

Boa viagem, Traveleiros.