Início  »  Blog  »  Motorhome  »  Climatizador ou ar-condicionado: O que escolher na hora de montar o seu motorhome 

Climatizador ou ar-condicionado: O que escolher na hora de montar o seu motorhome 

Você não sabe a diferença entre um climatizador ou um ar-condicionado? Confira agora tudo que você precisa saber para refrescar seu motorhome

Uma das maiores preocupações de quem adota o Vanlife é descobrir como fazer para que o interior do veículo fique com uma temperatura agradável. Após um pouco de pesquisa, é fácil ficar em dúvida entre climatizador ou ar-condicionado, já que os dois servem para mudar a temperatura do ambiente. 

Apesar disso, as semelhanças entre esses aparelhos são menores do que se parece. Aliás, é muito comum que as pessoas achem que são equipamentos que trarão resultados parecidos, mas isso não é verdade. 

Nesse texto nós vamos te explicar todas as diferenças entre eles, além de contar para você qual deles nós preferimos durante esses anos de estrada. Confira! 

Formas de climatizar o ambiente 

Além do ar-condicionado ou do climatizador, existem outras questões que vão influenciar na temperatura do seu motorhome. A primeira delas é o isolamento térmico, que vai evitar que o metal do veículo esquente a parte interna da casa. Então, não deixe de pesquisar bastante sobre essa etapa para garantir que você instalará o isolamento térmico corretamente.

Assim como o isolamento térmico, a instalação de janelas é a forma mais básica de controlar a ventilação. Ela faz com que exista uma passagem do ar de fora para dentro do carro e isso é muito importante para controlar a temperatura do ambiente. 

No mais, outros equipamentos são muito úteis para ajudar na climatização, como é o caso da claraboia. Ela é muito útil em motorhomes por ajudar na troca de ar e na iluminação natural do ambiente. 

A Claraboia é um produto que pode ser instalado em qualquer lugar do teto do seu carro. Com o objetivo de proporcionar uma maior praticidade, nós recomendamos que você escolha os modelos que possuam as funções de ventilador e de exaustor

Por fim, mesmo que o Brasil seja um país tropical, é importante pensar em formas de manter o motorhome aquecido em dias de muito frio. Até porque, viajando de motorhome, qualquer lugar do mundo pode ser a sua casa, inclusive o Alaska. Por isso, muitas pessoas usam aquecedores portáteis ou aquecedores à diesel para suprir essa necessidade. 

Esfriando o ambiente: climatizador ou ar-condicionado? 

Hoje vamos focar nos principais equipamentos que servem para resfriar o ambiente em dias de calor. Afinal, nossa viagem por todos os estados brasileiros nos mostrou a importância de fazer uma boa escolha. Então, qual deles é mais recomendado para moradores de um motorhome? Ar-condicionado ou climatizador? 

Essa é uma daquelas perguntas que a resposta, de uma maneira geral, depende muito. Isso porque o projeto de um motorhome é individual e é possível fazer de tudo para que os moradores tenham uma casa 100% adaptada para o seu próprio estilo de vida. 

Porém, com a experiência que ganhamos no caminho dessa jornada, achamos válido que alguns fatos e opiniões sejam compartilhados para que fique mais fácil para você tomar essa decisão. 

Vamos seguir adiante explicando um pouquinho melhor sobre cada opção, afinal, um climatizador ou um ar-condicionado possuem suas particularidades. Leia esse texto até o final para descobrir qual é o nosso equipamento favorito! 

Ar-condicionado convencional   

O maior objetivo de um ar-condicionado convencional é refrigerar o lugar em que ele foi instalado. Ele reduz a temperatura de um local fechado, proporcionando um conforto térmico em dias de muito calor. 

Esse modelo tem uma grande capacidade de resfriamento, sendo projetado para funcionar com energia elétrica de 110V ou 220V, que é a capacidade encontrada nas tomadas de residências e comércios. Aqui já é possível ter um spoiler que esse não é o modelo mais recomendado para um motorhome, já que nem mesmo suas conexões e canos foram projetados para isso. 

Como funciona

O sistema de refrigeração de um ar-condicionado convencional é composto por compressores, condensadores e evaporadores para retirar o calor do ar e resfriá-lo, sendo esse processo chamado de condicionamento do ar. É por isso que o sistema é tão eficiente, ao mesmo tempo que para um motorhome, pode não ser uma opção saudável. 

Para isso, o ar quente passa por um evaporador que o leva até serpentinas frias e esse procedimento, além de resfriar o ar, condensa parte da umidade presente nele. Essa umidade condensada vai para fora do sistema (é esse fenômeno que você observa quando o ar-condicionado está pingando) e o ar resfriado volta para o ambiente. 

Como esse procedimento acontece diversas vezes, o espaço vai ficando cada vez menos úmido. Isso porque o ar vai perdendo a capacidade de reter umidade. Então, como a qualidade desse ar diminui, isso pode ser um problema para a saúde de muitos viajantes. 

Como um motorhome possui um espaço reduzido, essa problemática deve ser considerada. O ambiente seco pode causar o ressecamento das vias respiratórias, da pele e dos olhos. Além da desidratação do corpo como um todo. Porém, o uso de umidificadores portáteis pode ajudar a melhorar essa situação.   

Consumo de energia

Outra questão que envolve esse modelo de equipamento é a quantidade de energia que ele solicita para funcionar. Como já dissemos, por funcionar com energia 110V ou 220V, é necessário um inversor que altere essa energia para 12V ou 24V, para que ela fique compatível com um motorhome. 

Todo esse procedimento vai impactar drasticamente na sua autonomia de energia na estrada, sendo recomendado o uso de fontes externas para evitar que a energia das suas baterias estacionárias descarregue. 

Apesar disso tudo, se você estiver em um clima extremamente quente e um motorhome maior, como é o caso de um ônibus, esse modelo pode ser o mais interessante, já que em questões de resfriamento, o ar-condicionado é o mais potente. Porém, atente-se ao uso de uma fonte externa de energia e a umidificação correta do ar; além das adaptações que serão necessárias no veículo. 

Ar-condicionado 12V   

Diferente do ar-condicionado convencional, o principal objetivo do ar-condicionado 12V é fornecer refrigeração para veículos como caminhões, carros e motorhomes. Eles funcionam em armonia com a bateria 12V de um automóvel, além de existirem também em 24V. Essa característica faz com que ele funcione durante as viagens sem que haja um gasto excessivo da sua energia autônoma. 

Esse modelo resfria o ambiente de forma muito parecida com o ar-condicionado convencional, porém ele é adaptado para funcionar com uma bateria 12V. Assim, esse tipo de equipamento usa um ciclo mais simples de refrigeração para se adequar às restrições energéticas da bateria estacionaria. Por esse motivo, a capacidade de refrigeração é menor quando comparada ao modelo convencional. 

Por outro lado, o ar-condicionado 12V é resistente às condições da estrada, sendo adequado para passar por fortes movimentações sem estragar. Além disso, seu tamanho é compacto e muitas vezes portátil; sendo perfeito para otimizar espaço dentro do seu motorhome. 

Apesar do modelo ser bem adaptado para automóveis, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração. Por exemplo, esse tipo de equipamento ocupa um grande espaço no teto do veículo. Isso pode ser um problema, principalmente em relação a disponibilidade de espaço para as placas solares.  Ainda, os preços desses equipamentos costumam ser altos, podendo ser até 10x mais caros que um climatizador. 

De uma maneira geral, fica claro que o ar-condicionado 12V é mais adequado para ter dentro de um veículo. Porém, ainda precisamos falar do climatizador, que acaba sendo uma solução excelente para as problemáticas do ar-condicionado. 

Ar condicionado 12v para motorhome
Imagem: Magazine Luiza

Climatizador   

O climatizador funciona diminuindo a temperatura interna de 2ºC a 8ºC com relação a temperatura externa e é ideal para ambientes pequenos. Ao contrário do ar-condicionado, que remove o calor do ambiente pelo processo de condicionamento, o climatizador funciona por um sistema evaporativo. 

Assim, o ar é sugado por um ventilador interno e passa por um painel úmido que resfria, umidifica e filtra o ar. Quando expelido pelo aparelho, esse ar está umidificado e limpo. Resumindo: acontece um resfriamento causado pela pulverização de um ar úmido. 

Além de ser econômico, os climatizadores 12V proporcionam uma diminuição da temperatura interna ao mesmo tempo que controlam a umidade do ar, evitando que o ambiente fique seco. Para isso, o aparelho usa a água armazenada em seu reservatório. 

Ainda, é importante frisar que, o climatizador 12V é muito mais econômico do que os dois aparelhos mencionados acima. Assim, ele garante a autonomia por várias horas na estrada, sem que acabe a energia das baterias internas; e consequentemente, mantendo o ambiente agradável por mais tempo.     

No entanto, é importante lembrar que o climatizador não funciona como um ar-condicionado. Por isso, seus efeitos são restritos a áreas pequenas, próximo de onde você o instalou. Esse aparelho é bem eficiente durante a noite, sozinho. Porém, durante o dia, o ideal é que o seu veículo tenha um bom sistema de ventilação, potencializando o funcionamento do climatizador. 

A melhor opção para motorhome 

Se você chegou até aqui, muito provavelmente já percebeu que somos fãs do climatizador. Nós optamos por ter um ar-condicionado 220V em nosso novo motorhome, para situações extremas. Porém, no nosso dia a dia, o climatizador supre todas as nossas necessidades, deixando o ambiente interno da nossa casa agradável e fresco. 

Resfri Ar  

No começo da nossa jornada nós escolhemos o Climatizador Série 7 Resfri Ar para refrescar o nosso primeiro motorhome. Esse modelo é ideal para quem preza pela praticidade, assim como nós. Você pode conferir o vídeo de como instalamos esse aparelho no nosso canal no youtube. 

Ele é super indicado para veículos especiais, como é o caso do motorhome, trailers e ônibus. Além de ser muito útil em cabines de caminhões. Esse climatizador possui 10 velocidades de ventilação, led indicador de falta de água e seu reservatório interno suporta até 12L de água, garantindo uma autonomia de 15 a 60 horas. 

A Resfri Ar dedica o seu trabalho para fornecer peças e acessórios automotivos com alta qualidade e inovação. Por isso, confiamos o nosso bem-estar a eles. Os modelos da Resfri Ar são compactos, leves, de fácil instalação e eco friendly, já que não emitem gases poluentes. 

Nós confiamos todo o nosso conforto na qualidade dos equipamentos Resfri Ar, isso porque a nossa experiência foi excelente e estamos confortáveis para recomendar de olhos fechados. 

Além do modelo que nós escolhemos, a Resfri Ar oferece outros, inclusive com reservatório externo. Vamos comentar abaixo um pouco sobre dois modelos diferentes do nosso, mas que também achamos incríveis. 

Climatizador Resfri Ar Série 6 UP   

Esse modelo reúne qualidade e simplicidade em um só equipamento. Recomenda-se esse aparelho para viajantes que precisam de mais autonomia, já que seu reservatório externo armazena 18 ou 25 litros (dependendo do reservatório). Além disso, ele possui baixo ruído e zero emissão de poluentes. Também vem com led indicador de falta d’água e 10 velocidades de ventilação e atinge de 8 a 42 horas de autonomia, a depender do tamanho do reservatório. 

Climatizador para motorhome da marca Resfri Ar
Imagens: Resfri Ar

Climatizador Resfri Ar Série 8 Inspire    

Por fim, vamos falar do climatizador que escolhemos para compor o nosso novo motorhome: o modelo Série 8 Inspire foi pensado para combinar tecnologia com praticidade. Ele possui conectividade bluetooth, controlador digital com tela touch, iluminação interna e 10 velocidades de ventilação.

Ou seja, tudo para você, que assim como nós, preza pela facilidade. O reservatório embutido comporta 18L ou 25L de água e tem uma autonomia de 8 a 44 horas, dependendo da opção de reservatório escolhida. 

Climatizador para motorhome da marca Resfri Ar
Imagens: Resfri Ar

Três dicas para instalar o seu climatizador Resfriar 

Quem está com a gente desde o início já sabe que construímos o nosso primeiro motorhome, a Wanderlust, do zero. Durante esse procedimento, nós aprendemos como instalar não só o climatizador, mas também os outros equipamentos. 

Vamos disponibilizar algumas dicas para você que também pretende instalar o seu próprio climatizador. No geral, a instalação é bem simples. 

A Resfri Ar explica tudo direitinho no manual e seguindo corretamente o passo a passo, será possível ter um resultado excelente.  Vamos lá! 

  • Localização: o ideal é potencializar as características do aparelho. Assim, feito para ambientes menores, nós recomendamos que ele fique fixado em cima da cama. Foi o que nós fizemos e nesses três anos de estrada, tivemos noites tranquilas e agradáveis, com uma temperatura ideal para dormir confortável. 
  • Vedação: é extremamente importante que seja feita uma vedação eficiente nos cortes que recebem o climatizador. Isso porque o produto está localizado no teto do seu motorhome e qualquer descuido pode gerar uma infiltração na sua casa. Então, além da espuma de EVA que vem junto com o climatizador Resfri Ar, nós recomendamos o uso da cola de poliuretano ou cola PU nas bordas da borracha. 
  • Use moldes de papelão: com o objetivo de evitar qualquer erro na hora de cortar o teto do seu veículo, nós recomendamos que sejam feitos moldes. Esses moldes podem ser feitos de madeira ou isopor, mas o papelão é o material mais acessível e fácil de usar. Os moldes vão facilitar o processo, já que você saberá exatamente o tamanho e o local que deverá ser cortado. 

Climatizador ou ar-condicionado 

Bem, em um aspecto geral, nós recomendamos os climatizadores como a melhor solução para ter um ambiente fresco e saudável ao mesmo tempo. O nosso climatizador Resfri Ar é muito eficiente e por isso a nossa experiência foi incrível, sem nenhuma ressalva ou reclamação. 

Porém, é lógico que quando se trata de um motorhome, tudo é relativo. Como dissemos, para diminuir a temperatura, o ar-condicionado é mais potente. Então, se você vai para lugares extremamente quentes, pode ser que essa seja a melhor solução. Mas não se esqueça de considerar a fonte de energia externa, pois ela será necessária. 

Lembre-se também de pensar na sua saúde. Os climatizadores Resfri Ar são acompanhados de filtros que servem justamente para proporcionar um ar umidificado e limpo. Isso faz com que o corpo seja beneficiado pela qualidade desse ar. 

Porém, para manter o funcionamento adequado do climatizador, é extremamente importante limpar a palha do aparelho a cada 2 meses, para que as impurezas sejam removidas e que o ar permaneça saudável. Além disso, a troca definitiva dessa palha é fundamental após 6 meses de uso, para garantir a potência do climatizador. Caso você opte por um ar-condicionado, não se esqueça de ter um umidificador portátil e de limpar sempre os filtros. 

Por fim, não confunda os dois aparelhos. Eles são diferentes e foram projetados com objetivos diferentes. Então, não espere de um climatizador a mesma potência de resfriamento que um ar-condicionado; e não espere que um ar-condicionado umedeça e purifique o ar do ambiente. 

Fique por dentro! 

Escolhendo um climatizador ou um ar-condicionado, saiba que todo o conjunto do sistema de isolamento térmico e ventilação influenciam na temperatura interna do seu carro. Para ter um motorhome climatizado e confortável, atente-se para as dicas que passamos aqui e faça bastante pesquisa para entender quais são as melhores opções para as suas necessidades. 

Se você achou esse texto útil, não deixe de assinar a nossa Newsletter para ter acesso a mais informações. Aqui nós fornecemos as melhores técnicas para montagem de motorhome, roteiros de viagem e tudo sobre a vida na estrada como ela realmente é. 

Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para nos acompanhar diariamente: YouTube, Instagram e TikTok

Boa viagem, traveleiros.