Início  »  Blog  »  Inspirações  »  Motorhome por dentro Sprinter 310: Wanderlust

Motorhome por dentro Sprinter 310: Wanderlust

Você já imaginou como é um motorhome por dentro? Aqui você vai conhecer todos os detalhes da nossa primeira casa sob rodas, a Wanderlust.

Primeiramente, precisamos te contar o quanto esse post é especial para nós. Estamos abrindo as portas da nossa casa para você! Nós queremos mostrar cada detalhe do nosso motorhome por dentro e por fora, e te deixar a par desse projeto dos sonhos que foi a montagem da Wanderlust. 

A Wanderlust é um motorhome artesanal e por isso ele tão único e especial. Tudo foi montado por nós dois e para nós dois, leigos até então, para viajar o Brasil e o mundo. 

Em breve, você saberá tudo sobre o projeto da nossa Sprinter motorhome, inclusive quanto foi investido nele. Para isso, dividimos o valor em duas partes: O valor de compra do veículo e o valor para montar o motorhome por dentro

Escolhemos esse nome porque é a junção das palavras “wander” que significa viajar, andar sem destino e “lust” que significa paixão, desejo. Em tradução literal, a palavra significa a paixão ou a desejo de viajar. Quem conhece a nossa história sabe que foi dessa vontade de viajar o mundo que nasceu nosso sonho e por esse motivo o nome é perfeito. 

Esse motorhome foi projetado para rodar o mundo inteiro e viver intensamente o que a vida e a natureza tem a nos oferecer de melhor. Construir um motorhome do zero e planejar todo nosso trajeto de volta ao mundo foi um processo intenso e consumiu o ano de 2019 inteiro. 

A primeira coisa que aprendemos é que cada motorhome deve ser feito de acordo com as particularidades dos moradores. Por exemplo, nós somos um casal apaixonado por esportes radicais. Dessa forma, nossa casa foi pensada e projetada para isso, considerando todos os detalhes que seriam importantes para que a gente levasse nossos equipamentos de surfe e escalada conosco. 

Os Traveleiros: Renan e Lais 

Nós trabalhávamos como estagiários de publicidade e marketing na Avenida Paulista quando uma amiga nos apresentou e começamos a namorar. Como sempre tivemos o hábito de viajar de forma econômica, muitos amigos nos incentivaram a criar um blog para registrar nosso estilo de vida. 

Em 2018 começamos o canal Traveleiros no Youtube e tínhamos como propósito fazer vídeos sobre o nosso estilo de vida de casal que viaja gastando pouco dinheiro. Na época, ter um motorhome ainda não estava nos planos e nós viajávamos usando um carro popular. 

No ano de 2019 decidimos construir um motorhome e planejar uma volta ao mundo, enquanto nos preparávamos para a maior aventura de todas: o nosso casamento! Nos casamos no início de 2020 e começamos a viajar. Só não contávamos que a pandemia viria em seguida e isso nos obrigou a recalcular rota e adaptar nossos planos. Afinal, a vida na estrada é isso, lidar com os imprevistos. 

A única coisa que não mudou nesse processo foi o amor pela vida na estrada, pelas aventuras e um pelo outro. 

Wanderlust: um sonho e uma van 

Modelo, tamanho e valor do veículo 

Este é um modelo Mercedes-Benz Sprinter 310, ano 1999, com motor à diesel e 100% mecânico, que servia como ambulância. Foram seis meses de garimpo intenso para encontrar este carro, que apesar de antigo e bem rodado, estava em ótimas condições e parecia ideal para dar vida ao nosso projeto. O valor de compra foi de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) e foi um verdadeiro achado! 

Optamos por este modelo na versão longa e teto alto por três motivos: espaço interno grande o bastante para proporcionar conforto (mas não tão grande ao ponto de nos atrapalhar na hora de estacionar), tração traseira e valor acessível. A Sprinter 310 foi perfeita! 

Por dentro são 317 cm de comprimento, 176 cm de largura e 178 cm de altura, divididos em quarto, sala, cozinha, banheiro, quarto de visitas, escritório, lavanderia e ainda tem espaço para levar todos os nossos equipamentos de esportes outdoor. 

Por fora são 558 cm de comprimento, 193 cm de largura e 226 cm de altura, que nos possibilita estacionar até mesmo em vagas para carros de passeio convencionais. 

Este modelo pesa 3.500 kg e tem uma capacidade de carga máxima de 1.600 kg e o tanque de combustível tem capacidade para 80 L. Este modelo faz em média 8 km/L na cidade e 10 km/L na estrada. 

Motorhome Traveleiros Sprinter 310 branco com estampa de árvores e montanhas

Parte externa 

Para representar quem somos e ficar bem bonita, a Wanderlust foi toda envelopada com vinil. A arte é para demonstrar o nosso estilo de vida aventureiro, retratando cadeias de montanhas e árvores. 

Além disso, em cima da porta de entrada, existe um toldo de varanda adaptado preso ao teto. Ele foi uma ótima alternativa por ser fácil de abrir e fechar com um sistema de manivela. Por ser preso no teto, o toldo não precisa de hastes verticais para se sustentar aberto, o que facilita passagem e circulação de ar. 

Assim que abrimos a porta do motorhome, temos um encaixe para a nossa mesa retrátil. Ela também é usada na parte interna, pois é bem versátil graças ao braço de alumínio articulado e seu tampo de madeira. 

Essa mesinha tem o tamanho ideal para caber nosso cooktop Fisher de duas bocas. Ele possui uma mangueira de gás com 2m de comprimento, o que nos dá a opção de cozinhar ao ar livre também. 

No teto também temos instalados um climatizador, uma claraboia e três painéis solares de 160w de potência cada um. Esses painéis são responsáveis por produzir boa parte da energia elétrica que consumimos. Em dias ensolarados e de bastante calor, chegamos a produzir mais energia do que precisamos. Em outras palavras, isso pode nos render mais de 15 dias de autonomia de energia elétrica. 

Toldo para motorhome instalado no motorhome traveleiros que é uma Sprinter 310 branca com estampa de árvores e montanhas
Toldo

Motorhome por dentro 

A Cabine de Direção 

Antes de tudo, quando idealizamos e executamos o projeto, decidimos manter a cabine de direção separada do restante da casa por uma divisória com abertura e regulagem de altura ao estilo Limosine de baixo orçamento. 

Assim, há uma abertura na divisória e nós podemos abrir e fechar, ou apenas regular a altura ideal por meio de dois fios instalados nas laterais de uma placa de MDF de 3mm. Isso nos dá privacidade e também possibilita passar de uma para outra muito rápido em caso de emergências, ou em dias de muita chuva. 

Além disso, a divisória entre a casa e a cabine de direção melhora a climatização do motorhome por dentro. Isso porque, como o para-brisas da van recebe muito sol, acabaria esquentando muito a parte de dentro. 

Por isso, a divisória é como uma barreira com isolamento térmico e nos possibilitou instalar o sofá dentro do motorhome, o que não seria possível se não houvesse divisória nenhuma. 

Para deixar o ambiente ainda mais versátil e com a nossa cara, pintamos a divisória entre casa e cabine com tinta preta de lousa. Assim, é possível deixar recadinhos, listas ou só complementar a decoração. Tudo depende do humor e das necessidades do dia. 

A nossa cabine teve poucas modificações no geral, já que ela se separa da área residencial do motorhome. Mantivemos os bancos originais de 3 lugares para levar mais uma pessoa de carona.

A entrada do Motorhome 

Na entrada do motorhome temos algumas adaptações pensadas para facilitar o nosso dia a dia. Por exemplo, a janela da porta tem uma grade instalada na parte de dentro para reforçar a segurança, mas permite abrir e fechar a janela, além de passar o cabo de energia para carregar nossas baterias. 

Além do encaixe para a mesa que já mencionamos, temos também um capacho fixo com velcro no degrau da van. Em todo motorhome, é muito importante que as coisas fiquem bem presas para não se movimentarem enquanto a casa estiver em movimento. Por isso, recomendamos velcro e barras magnéticas para fixação de utensílios. 

O sofá da casa fica bem próximo a porta de entrada da van por isso e fixamos em sua estrutura um porta objetos onde deixamos protetor solar, carteira e chaves à postos para quando precisamos sair. Apesar do Renan ter apelidado esse lugar de cantinho da bagunça, é algo extremamente prático de se ter junto à entrada do motorhome e ajuda bastante para que essas coisas não fiquem espalhadas pela casa. 

Para nos ajudar a limpar os pés ou retirar o excesso de areia depois de um dia de praia, instalamos uma duchinha perto da porta 

Sala de estar de um motorhome por dentro 

Sofá  

Para garantir o conforto e a funcionalidade na sala de estar, instalamos um sofá em forma de L que é também um baú onde guardamos roupas que não usamos com frequência, roupa de cama e toalhas extras embaladas a vácuo. Além disso, neste baú, cabe também pratos de louça que viajam com toda segurança para não quebrarem 

Além de tudo, agregando bastante no quesito multifuncionalidade, o sofá pode ser montado para formar uma cama de hóspedes. Apesar de ser feita apenas para acomodar uma pessoa só, já dormiram duas nela. Isso prova que nossa casa é que nem coração de mãe e sempre cabe mais um! 

Sofá multifuncional para motorhome
Sofá
Baú embaixo do sofá de um motorhome por dentro
Baú

Mesa retrátil  

Para proporcionar mobilidade e conforto, temos uma mesa retrátil. Ela possui um suporte articulado de alumínio e por isso pode ser colocada em várias posições que se adequem ao momento de uso. Como dissemos mais acima, essa mesa pode ser fixada na entrada, de forma que seja possível cozinhar ou comer ao ar livre. 

Mesa retrátil de madeira para motorhome
Mesa retrátil

Armários aéreos e parte superior do carro 

Com o intuito de armazenar alimentos não perecíveis e utensilio de cozinha, foram instalados armários suspensos, com puxadores que também são travas. As travas são um ponto muito importante na hora de montar o seu projeto, pois sem elas, as portas podem abrir com o carro em movimento e causar acidentes.

Dentro desses armários, nós usamos potes organizadores para garantir que tudo terá seu lugar certo. A dispensa de alimentos comporta mantimentos suficientes para durar em média uma semana e meia. 

No armário maior nós colocamos os utensílios de cozinha que ocupam mais espaço e equipamentos que não cabem na nossa gaveta específica para eletrônicos. 

Como nós optamos por não ter uma televisão na Wanderlust, resolvemos instalar um painel de madeira cortado a laser no formato das 7 montanhas mais altas de cada continente do mundo. A silhueta é iluminada por lâmpadas de LED de cores variadas, que são controladas por controle remoto e dão um ar bem aconchegante para o ambiente. 

Armário aéreo preto para motorhome com trava e puxador
Armários suspensos
Plantinhas no nosso motorhome

Acima da porta de entrada colocamos um suporte para vasos de plantas. Apesar das tentativas de ter algumas plantinhas, percebemos que esse não é o lugar ideal para elas, uma vez que a falta de sol e a proximidade com a cozinha atrapalham seu desenvolvimento. 

É possível ter plantas naturais dentro do motorhome, mas isso requer bastante disciplina e um suporte que permita prendê-las à porta do motorhome pelo lado de fora para que elas possam ter luz do sol durante algumas horas do dia, dentre outros cuidados. Por hora, vamos ficar com as plantinhas artificiais mesmo! 

As paredes, inclusive a divisória que separa a casa da cabine, foram revestidas com papel de parede imitando tijolos brancos. Esse papel de parede tem uma textura macia que é muito gostosa de tocar e deixou o ambiente com a nossa cara. 

Ao lado do espaço da passagem na divisória colocamos nossa placa de 100.000 inscritos no Youtube. Aproveita e corre lá no nosso canal para assistir o vídeo do tour na Wanderlust!

No teto da sala de estar fica a nossa claraboia com tela, que ajuda tanto na iluminação natural, quanto na circulação de ar. Por isso, nós a posicionamos em um lugar estratégico. Essa claraboia tem função de ventilador e exaustor, o que ajuda muito na hora de refrescar e renovar o ar do ambiente, principalmente enquanto estamos cozinhando. 

Cozinha de um motorhome por dentro 

Dizem que a cozinha é o coração da casa, e num motorhome isso não é diferente. Neste projeto ela foi toda elaborada com muito carinho! Nossa bancada tem 124 cm de comprimento, 42 cm de largura e 100 cm de altura, e feito sob medida para atingir a altura dos nossos cotovelos. 

Lembrando que é em um motorhome é muito importante considerar o aspectos ergonômico dos equipamentos, pois em um ambiente pequeno, isso faz com que o espaço fique mais adequado e confortável. Ou seja, essas medidas foram pensadas levando em consideração a nossa altura. Tudo isso para nos proporcionar o maior conforto possível na hora de realizar as atividades diárias. 

Esse é um dos pontos positivos de montar o seu motorhome artesanal, tudo pode ser calculado para te proporcionar a melhor experiência possível. Nesse site vamos te ensinar como começar do zero a montar o seu próprio motorhome. Por isso não deixe de se inscrever agora no nosso e-book grátis. 

Bancada, pia, fogão, gavetas e armários  

Nossa bancada conta com um balcão de madeira Teca parecida com a utilizada para tábuas de corte de carne, o que a torna muito prática na hora dos preparos. Ela é resistente à água e ainda dá um charme especial pro ambiente quando combinada com o revestimento de azulejo de metrô da área molhada. 

Assim, pensando sempre em como otimizar o espaço do ambiente, o lado esquerdo do balcão é uma tampa para cooktop de duas bocas, que foi feita para aumentar nosso espaço de bancada quando a chama não está ligada. Essa tampa tem uma trava que utiliza uma cordinha com um nó 8 (essa referência é só para quem entende de escalada!). 

Acima cooktop/fogão para motorhome por dentro, abaixo balcão de madeira que abre e fecha
Balcão e cooktop

Para facilitar a vida desse casal, a pia conta com uma torneira articulada com regulagem de saída de água. Ela é bem versátil e tem monocomando para regular a temperatura da água de quente para fria. 

Temos água quente graças a um aquecedor a gás que fica debaixo do balcão. Além disso, toda água que sai da pia passa por um sistema com três elementos filtrantes, o que a torna 100% potável e própria para consumo.

Ao lado da pia, colocamos um dispenser de detergente embutido, que ajuda muito na hora de lavar louça e também na economia de espaço de bancada. 

Os armários da bancada possuem as mesmas travas de clique dos armários da sala. Eles são uma estrutura armários de três portas e uma gaveta para talheres/utensílios de cozinha. 

Dispenser de detergente embutido para motorhome
Dispenser de detergente
Botijão de gás

Um diferencial de nossa gaveta é que elas se estendem só até a metade da largura do balcão, criando um vão para passar a mangueira de gás. Na porta de armário menor é onde guardamos o botijão de gás tipo P8, que é menor do que um botijão tradicional, disponível em revendas da Liquigás. 

O botijão fica preso ao móvel com uma fita de catraca, o que dá maior segurança quando o carro está em movimento. Nesta mesma porta temos dois ganchinhos onde penduramos saquinhos plásticos que servem como lixeira para a nossa cozinha. 

Na maior parte do armário ficam armazenados nosso aquecedor de água a gás, que abastece tanto nossa pia quanto nosso chuveiro, nosso tanquinho de lavar roupa e o sistema de purificação de água. Preso a uma das portas temos suportas para guardar esponja e outros item menores. 

O tanquinho é uma solução provisória e mais barata, mas projetamos o espaço para receber uma máquina de lavar compacta. Se você tem dúvidas sobre como lavar a sua roupa morando em um motorhome, temos um artigo aqui no site que fala tudo sobre isso! 

Segurança

Buscando sempre formas seguras e que otimizem espaço para guardar nossas coisas, fixamos uma barra de cobre acima da pia onde prendemos vários utensílios de cozinha utilizando mosquetões de escalada. E sim, esses mosquetões são os mesmos que o Renan usa para escalar e toda vez que ele vai praticar a cozinha fica desfalcada! 

Além disso, fixamos uma barra magnética à parede para prender as facas de cozinha, garantindo maior segurança e ajudando a conservar o fio de corte das mesmas. Ainda, temos também um suporte suspenso para todos os nossos temperos, que ajuda a deixar a cozinha bem funcional. 

Geladeira e iluminação 

Escolhemos uma geladeira de 67 litros, com a capacidade de 12 Voltz, feita para caminhões. Nós a embaixo da cama, ao lado da escada que leva para área do quarto, sendo necessário se abaixar para pegar algo dentro. Na parte de trás da geladeira, tem um espaço de respiro para não superaquecer o motor. 

Esse é um modelo bem eficiente e nos ajuda na conservação de alimentos perecíveis. Além disso, possui um congelador com espaço suficiente para 2 potes de sorvete de 2L. Para facilitar a sua experiência na hora de escolher uma geladeira, preparamos um artigo com alguns modelos de geladeira para motorhome. 

Acima da geladeira ficam nossas duas gavetas para guardar eletrônicos. Nelas ficam nossos equipamentos de filmagem, fotografia e notebooks, sendo que dentro das gavetas existem tomadas onde podemos deixar os equipamentos carregando. Essas gavetas têm tranca com chave para reforçar a segurança. 

Toda iluminação da cozinha, assim como demais ambientes do motorhome é feita com lâmpadas de LED que são reguláveis por meio dos interruptores em três tipos de iluminação: fria, quente e neutra. 

Geladeira preta para motorhome da marca Resfri Ar
Geladeira 67 litro Resfri Ar

Banheiro 

O banheiro fica localizado no mesmo corredor da cozinha, de frente para a bancada da pia. Assim que abrimos a porta da van, podemos ver o banheiro. Com o tamanho perfeito para nós dois, ele possui 90 cm de comprimento, por 70 cm de largura

Porta e iluminação 

Então, para começar, ao lado da porta do banheiro temos dois ganchinhos onde ficam penduradas as toalhas. Ainda, a porta foi pensada para ter uma estética bonita e ser funcional, mesmo com o espaço apertado. 

Optamos por uma porta de correr externa, que utiliza corrediças de gaveta. Essa foi a forma ideal que encontramos para que fosse possível tirar e colocar o nosso Porta Potti sem muitos problemas. Quando o banheiro não está sendo usado, a porta fica presa por um trinco do tipo gancho, já que sempre que o carro está em movimento ela precisa ficar travada.  

A iluminação desse ambiente é acionada por interruptores que ficam no teto, sobre a porta, ao lado de fora do banheiro. Essa foi mais uma excelente solução para economizar espaço na hora de fazer a instalação elétrica, pois não foi preciso descer fiação pela parede. 

Piso, balcão e organizadores  

Com o tamanho perfeito para nós dois, o banheiro tem 90 cm de comprimento, por 70 cm de largura. Ele foi todo revestido com piso vínculo. Para isso, usamos uma cola especial resistente a água e não a própria para vinílico. Com a finalidade de garantir que a água não causaria nenhuma infiltração, o piso foi impermeabilizado com manta líquida. 

Dentro do banheiro temos um balcão onde colocamos cestos organizadores de plásticos para guardar itens de higiene pessoal e cosméticos. Eles ficam presos em um velcro, que fixamos com cola PU em cima do balcão. 

Este balcão existe porque foi necessário adaptar a traseira do carro para acomodar as nossas pranchas de surf. Ele nos tirou um pouco de espaço, mas ao mesmo tempo, proporcionou um balcão perfeito para acomodar nossos itens de higiene pessoal. Encontrar funcionalidades diferentes para as estruturas é uma boa forma de otimizar espaço do seu motorhome por dentro. 

Como não poderia faltar um espelho, optamos por um de corpo inteiro, que é fixo por fita 3M específica para banheiro. Além disso, usamos uma lixeira pequena para guardar o rolo de papel higiênico limpo, evitando que ele fique molhado quando alguém tomar banho. Para o lixo, usamos uma lixeira um pouco maior, que fica posicionada embaixo do balcão. 

piso de banheiro de motorhome
Piso
cestas organizadoras com produtos de higiene pessoal em cima da bancada de um banheiro de motorhome
Organizadores e lixeira

Chuveiro, exaustor e porta potti 

Como o motorhome por dentro é pequeno, fizemos de tudo para evitar pequenas coisas que poderiam sujar ou bagunçar o ambiente. Assim, para impedir que a água do banho passe por baixo da porta do banheiro, utilizamos uma cortina de banho que fica fechada quando o chuveiro está ligado. Essa ideia foi uma adaptação de um motorhome americano e tem funcionado bem para nós. 

O chuveiro tem diferentes opções de intensidade de água, além de água quente e um manocomando de regulagem de água. Mesmo sendo pequeno, o chuveiro é bem confortável e nós não sentimos grandes diferenças em relação ao chuveiro convencional. 

Ainda, achamos conveniente ter um exaustor dentro do banheiro para ajudar a jogar o vapor para fora e evitar o acúmulo de água condensada dentro do carro. 

O nosso banheiro é grande o suficiente para que não seja necessário retirar nosso porta potti quando estamos no banho. Só tiramos o porta potti quando é necessário esvaziar o reservatório de resíduos. 

Quanto ao vazo sanitário, escolhemos o porta potti principalmente pela liberdade que ele nos proporciona. Primeiro, ele é 100% portátil e cabe em pequenos espaços. Ainda, é bem fácil de usar e também de limpar, diferente de alguns outros modelos de vasos para motorhome. Um porta potti convencional deve ser limpo em média a cada 5 ou 6 dias, e para nós tem sido uma ótima opção. 

Aliás, se você está pensando em cair na estrada, mas ainda não escolheu o seu vaso sanitário ideal, temos um artigo aqui no site e um vídeo no nosso canal do Youtube. Lembrando que estamos sempre disponibilizando os melhores conteúdos para te ajudar a viver na estrada como nós, então não deixe de conferir as nossas novidades. 

porta potti Vingli para motorhome posicionado no canto do banheiro do motorhome traveleiros
Porta Potti

Quarto 

Cama e armários  

A parte mais importante do nosso quarto é a cama. Assim, dizemos que o acesso a esse ambiente ficou alto, com 98 cm de altura, do chão até a cama, já que embaixo dessa cama é onde ficam todos os nossos equipamentos para a prática de esportes. No geral, a gente pula para cima da cama, mas temos alguns degraus que nos ajudam a subir também, caso necessário. 

Como não somos muito altos, conseguimos dormir atravessados no carro. Nossa cama tem 176 cm de comprimento, por 127 cm de largura, o que deixa o tamanho bem na medida para nós, mas não dá para dormir muito esparramado. Quando queremos um pouquinho mais de espaço para dormir, dá para ficar deitado um pouco na diagonal. 

Sobre a cama, temos um armário suspenso de duas portas e ele serve como guarda-roupas. Cada um de nós usa uma porta e nossas roupas ficam dentro de sacos organizadores. Porém, roupas de frio que são mais volumosas, ficam guardadas no baú embaixo do nosso sofá lá na sala de estar. 

Climatizador  

Em cima da cama fica o nosso climatizador e ele estar em um lugar bem estratégico, para que nossas noites de sono fossem confortáveis. A função de um climatizador é ajudar a deixar o ambiente com uma temperatura agradável. Mas, ele funciona melhor em ambientes pequenos e esfria apenas no local próximo a ele. Isso porque ele não tem o mesmo propósito que um ar-condicionado. 

Para um motorhome por dentro, o climatizador funciona muito bem! Seu funcionamento depende de um armazenador de água, pois é com ela que o aparelho resfria o ambiente. Assim, ele também trabalha na umidificação da nossa casa, mesmo quando estamos em regiões bastante secas. No caso do climatizador que escolhemos, o reservatório vem embutido e fica junto com a estrutura do climatizador. Esse reservatório fica no teto do motorhome, pelo lado de fora. 

Como existem diferentes marcas e modelos de climatizadores no mercado, separamos uma postagem para você que será indispensável na hora de escolher o melhor para resfriar o seu motorhome por dentro. 

Janelas  

Seguindo, temos as janelas do quarto. Elas são de vidro, originais do veículo e infelizmente, para um motorhome, isso significa dificuldades de isolamento térmico. O vidro pode deixar tudo muito frio ou muito quente e a solução que nós encontramos foi utilizar cortinas próprias para fazer o isolamento térmico. 

Portanto, do lado de dentro do quarto a cortina é forrada com tecido e do lado de fora possui uma manta aluminizada. Isso ajuda a manter a temperatura agradável dentro do quarto, além de funcionar como blackout para barrar a luz quando estamos dormindo. Ainda, quando queremos ver a paisagem do lado de fora, é só enrolar a cortina e prendê-la com velcro na parte superior da janela. 

Porta-malas e área de serviço 

Equipamentos radicais: o kit alegria 

Como já falamos diversas vezes, para nós, era indispensável um lugar para carregar nossos equipamentos radicais. Por isso, embaixo da nossa cama, na parte de trás do motorhome, fica o nosso kit alegria

O kit alegria nada mais é do que o porta-malas do carro. É onde guardamos nossos equipamentos esportivos outdoor. A possibilidade de ter todo este espaço para transportar estes equipamentos foi um dos principais fatores que nos levou a escolher a Sprinter como o nosso carro para motorhome. 

Não é brincadeira! Cabe de tudo aqui dentro e nós definitivamente não viajamos com pouca bagagem quando o assunto é equipamento esportivo. Temos três gavetões nesta parte do carro: um para equipamentos aquáticos, um para equipamentos de camping, e um para equipamentos de escalada. 

Esses gavetões foram organizados de forma a tornar mais fácil encontrar os equipamentos específicos na hora de praticar esportes. Essas gavetas são grandes, com 51 cm de comprimento, 46 cm de largura, e 22 cm de altura cada. 

Assim, temos bastante espaço de armazenamento com muita organização e tudo isso ocupando apenas metade da largura da nossa cama, já que a outra metade é ocupada pela geladeira. 

O espaço ao lado dos gavetões é ainda maior, tendo 127 cm de comprimento, 56 cm de largura, e 87 cm de comprimento. Ele ocupa toda largura da nossa cama e vai até o nosso banheiro. Esse lugar foi muito bem otimizado e é nele que guardamos duas bicicletas, uma prancha de standup paddle inflável, nossas mochilas para trilhas longas, dois coletes salva-vidas, mochilas para trilhas curtas e diversas outras coisas! 

Pranchas de surf

Ainda, ao lado esquerdo desse compartimento, foi feita uma caixa bem comprida, especialmente para guardar 2 pranchas de surf. Ela ocupa toda a lateral esquerda do veículo passando pelo banheiro e finalizando na sala. 

Um detalhe muito interessante dessa van é que, por ela ter sido uma ambulância, ela possui uma portinhola em sua lateral, próximo a cabine do motorista. O que aconteceu foi: a caixa feita para as nossas pranchas de surf atravessa esse lugar, formando um ótimo compartimento. Então, é nesse espaço que guardamos nossos produtos de limpeza e nossas baterias estacionárias. 

área de serviço do motorhome traveleiros
Kit alegria

Caixa d’água  

Além disso tudo, no nosso porta-malas também fica a nossa caixa d’água potável feita de polipropileno com capacidade para 120 litros. Essa caixa é bem resistente e possui sistema interno de quebra-ondas, o que a torna mais estável. 

No mais, temos mais duas caixas localizadas na parte de baixo do carro. Uma que é para água suja de pia, com sabão gordura. Já a outra, é para água de banho, não tão suja. Cada caixa possui uma torneira, que é acionada na hora de esvaziá-las em local propício. 

Lembrando que, graças ao nosso porta potti, este motorhome não possui caixa de esgoto. Os dejetos ficam armazenados no próprio porta potti, que é esvaziado periodicamente em uma privada convencional. 

Caixa d'agua para motorhome posicionada no canto direito do porta malas do motorhome
Caixa de água potável

Parte elétrica 

Uma parte bastante importante do projeto de um motorhome é a geração e o armazenamento de energia. Para isso, temos três painéis solares de 160 watts que alimentam três baterias estacionárias de 220 amperes cada uma. Eles passam por um controlador de carga inteligente MPPT de 40 amperes.  

três painéis solares para motorhome posicionados em cima de uma Sprinter 310
Painéis solares
Controlador de carga para motorhome
Controlador de carga

Assim, nós temos uma autonomia energética de aproximadamente 15 dias, mas no auge do verão muitas vezes os painéis produzem mais energia do que nós conseguimos consumir. Porém, em épocas de menor incidência solar, você pode carregar essas baterias através de um carregador conectado à rede elétrica por uma extensão de tomada, convertendo 110v/220v em 12v.  

Duas baterias estacionárias vermelhas para motorhome
Baterias estacionárias

O inversor de tensão de 500 watts fica ao lado das baterias estacionárias. Ele fica separado do carregador e do inversor da bateria, naquele compartimento lateral próximo a porta da cabine. Com o objetivo de evitar o superaquecimento, instalamos uma grelha de respiração na portinhola, que ajuda tanto a dissipar o calor, quando a evaporação de gazes tóxicos. 

Parte hidráulica 

Como já foi dito, o porta-malas comporta uma caixa d’água potável feita de polipropileno com capacidade para 120 litros. Essa caixa é bem resistente e possui sistema interno de quebra-ondas, o que a torna mais estável, evitando acidentes enquanto o motorhome estiver em movimento. 

Além dessa caixa de água no porta-malas, temos mais duas caixas na parte de baixo do carro que é para água suja. É importante ressaltar que essa água não é água de esgoto, pois os dejetos humanos ficam armazenados no porta potti. Por isso, fazemos o descarte do resíduo das caixas com mais facilidade, por meio das torneiras que elas possuem. 

Pensamos todo o sistema hidráulico do nosso motorhome para nos proporcionar alguns confortos como chuveiro, uma pia e a possibilidade de termos um tanquinho ou máquina lavar roupa com secadora. 

Para ter sucesso no projeto do seu motorhome, é muito importante pensar em quantos pontos de água você vai ter na sua casa. Esse é o primeiro passo para elaborar o sistema hidráulico e você precisa pensar tanto na perspectiva de capacidade de abastecimento, quanto na localização da sua caixa e bomba d’água. 

Como vocês podem perceber, nosso sistema fica concentrado na parte de baixo do motorhome. Optamos por alocar a parte hidráulica dessa forma para não afetar o centro de gravidade, além de evitar problemas na hora de dirigir. 

Concentrar os equipamentos dentro do carro, protegidos pelo isolamento térmico, foi uma solução pensada para aguentar viagens para lugares com temperaturas extremas sem que houvesse o superaquecimento ou congelamento da água. 

Caixa de água servida para motorhome posicionada na parte de baixo de uma Sprinter 310
Caixa de água servida

Sistema de gás 

Além do cooktop, nosso motorhome também conta com chuveiro aquecido e água quente na pia da cozinha. Assim, nós adotamos um sistema de aquecimento a gás. Nosso aquecedor fica embaixo da pia da cozinha e funciona com gás tipo GLP. 

O aquecedor nada mais é do que um sistema de serpentina. A mangueira metálica por onde a água passa fica quente por meio da chama gerada dentro do aquecedor e isso alimenta com águas quente o nosso motorhome. 

Como já mencionamos quando apresentamos nossa cozinha, nós adotamos o botijão do tipo P8, que fica preso por uma fita de catraca dentro do balcão da cozinha. 

Segurança 

Antes de tudo, é importante ressaltar que durante todo o procedimento de contrução de um motorhome artesanal, você deverá usar todos os EPIs (Equipamento de Proteção individural) solicitados, sendo alguns deles máscaras e luvas. 

Segurança antirroubo 

A segurança é um fator que deve guiar todas as etapas do projeto de construção do motorhome. Aqui nós vamos falar especificamente do que nós fizemos para nos proteger contra roubos. 

São dois tipos de roubo que normalmente preocupa os donos de motorhome: o roubo do veículo para desmanche e o roubou de objetos pessoais e acessórios do carro. Como motorhomes são carros que normalmente chamam muita atenção, o que acaba predominando são os roubos de objetos pessoais e acessórios, por serem mais fáceis de revender. 

No nosso caso, adotamos o insulfilm em todas as janelas do motorhome, sempre prestando muita atenção aos tipos permitidos pela legislação de trânsito que não comprometem a visibilidade do motorista. Nas partes restritas à residência, a cobertura do insulfilme é maior, chegando até 100% nas janelas do nosso quarto, tudo isso para que eventuais ladrões não tenham noção do que temos de valor dentro de casa. 

Para além disso, nós também instalamos grades nas janelas da porta de correr. Instalamos grades na parte interna. Deste modo, nós mantemos a proteção da grade sem comprometer a estética do motorhome. Essa grade é útil para evitar que ladrões tenham acesso a maçaneta da nossa porta. Mas, não impede que alguém quebre o vidro. 

Como o seguro morreu de velho, nós instalamos dois tipos de alarme dentro da nossa casa. Temos um alarme automotivo, com sensores de porta, e um alarme residencial sem fio, com sensores de movimento. 

O alarme automotivo está ligado na bateria do carro e o alarme residencial está ligado nas baterias estacionárias. Desta forma, mesmo que alguém desconecte o alarme da bateria automotiva, nós ainda estaremos protegidos por outro sistema de alarme. Por fim, nós adotamos um rastreador automotivo, para o caso de termos a van roubada para desmanche. 

Segurança física 

Para garantir a nossa segurança física, nosso motorhome por dentro conta com sensor de gás, cintos de segurança para todos os passageiros; inclusive para eventuais convidados que estejam sentados na nossa sala de estar. E lógico, toda a preocupação em manter os objetos fixos e as portas travadas, evitando qualquer acidente durante as viagens. 

Custos 

Agora que você conhece a nossa casa, você deve estar se perguntando quanto custou montar o nosso motorhome artesanal. 

Como já dissemos, o valor de compra do carro foi de R$ 24.000,00 (vinte quatro mil reais). Já o valor da montagem foi de R$ 42.366,10 (quarenta e dois mil, trezentos e sessenta e seis reais e dez centavos).   

Neste valor estão inclusos todos os materiais usados na construção e os equipamentos. Porém, não está incluso o custo de mão de obra, porque nós optamos por fazer tudo nós mesmos, somente com a ajuda de amigos e familiares em algumas etapas. 

Existem motorhomes muito mais caros e muitos mais baratos do que este. Tudo vai depender dos materiais que você vai escolher e da eficiência na hora de executar o projeto, evitando desperdícios e gastos desnecessários. 

Quando decidimos montar o nosso motorhome éramos completamente leigos em várias áreas do processo de montagem. Assim, muita coisa nós aprendemos na prática, com erros e acertos. É claro que hoje, com todo conhecimento que acumulamos, faríamos várias escolhas diferentes e seria possível economizar algo entorno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), pois não haveria desperdício de materiais. 

Fique por dentro! 

De qualquer forma, construir o nosso motorhome é a realização de um sonho e foi um processo muito gratificante. Dá um tremendo orgulho saber que cada detalhe da nossa casa sobre rodas foi pensado e executado por nós. Cada detalhe é para nos dar conforto, segurança e a possibilidade de viajar o mundo sem sair de casa. 

Foi, sem sombra de dúvidas, o investimento em um sonho que nos faz feliz todos os dias! 

Se você gostou desse texto, temos um vídeo no nosso canal do Youtube que mostra todo esse tour na Wanderlust para você assistir e sanar qualquer dúvida.

E se você também sonha em montar o seu motorhome artesanal, não esquece de assinar a nossa Newsletter! Assim, você vai ficar sempre informado a respeito dos nossos projetos, viagens e vai receber dicas para o montar o seu motorhome artesanal! 

Nos siga em nossas redes sociais: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai

Boa viagem, Traveleiros!