Quem acompanha a gente no Youtube sabe que ultimamente estamos sentindo a necessidade de um carro maior para as nossas viagens e resolvemos comprar um carro grande o suficiente para construir o nosso próprio motor-home.

Tudo muito bem, muito lindo, mas aí surgiu a dúvida: qual carro comprar? Pesquisamos bastante as opções de carro que serviriam pra gente, tanto no uso, quanto no preço.

Lembrando que não vai existir uma opção perfeita pra todo mundo, é preciso levar em consideração o que é melhor para cada um e o que você está buscando em um carro.

A gente resumiu os pontos fortes e fracos de cada opção com base na nossa opinião, não somos especialistas no assunto, mas depois de pesquisar bastante foi isso que descobrimos:


Land Rover Defender (JIPE)
Há uns 3, 4 anos atrás nós estávamos no início do relacionamento e conhecemos a história de alguns viajantes em Defender como o Viajo Logo Existo e o Daytrippers. Ficamos encantados com a possibilidade de não depender de hospedagem e poder viajar para onde quiser. Esse foi nosso primeiro contato com o mundo de motor-home e viagem de carro, e consideramos muito seriamente esse carro.

Traveleiros motorhome carro defender
Viajo Logo Existo (Leo, Chel e seu Coyote)

Caminhonete
Também nos deparamos com casais viajando em caminhonete, como o Travel and Share que viaja em uma Nissan Frontier.

Traveleiros motorhome carro caminhonete
Travel and Share (Rômulo, Mirella e Galega)

Kombi
Se o problema é preço, por que não a Kombi? É um carro que conquistou o coração de uma grande comunidade e tem vários viajantes que estão na estrada com ela como o Turismo Pé de Chinelo e até mesmo dando volta ao mundo como Vivendo Mundo Afora e o Virando Mundo.

Traveleiros motorhome carro caminhonete
Vivendo Mundo Afora (Baixinha na Maria Eugênia)

Caminhão/ônibus
Se o problema é espaço por que não um caminhão ou um ônibus? Acredite ou não mas tem várias pessoas que constroem um motor-home nesses veículos.

Caminhão
Caminhão Motorhome dos Pau Rodado

Trailer ou motor-home mesmo
Talvez a opção mais óbvia seja comprar um carro que já vem pronto de fábrica para morar.

Traveleiros motorhome carro motorhome
América do Sul Sobre Rodas ( Max Fercondini e Amanda Richter)

Van/furgão
Chegamos então na opção que mais se adequa à nossa necessidade, uma van/furgão! Existem várias opções de carro e modelos e o o estilo #Vanlife já é super comum, principalmente nos EUA e Europa.

Traveleiros motorhome carro van
Passa Fronteiras (Renato e Nayara com o Major Tom)

Com isso mente como escolher a van ideal pra você?

Antes de entrar nos modelos, primeiro precisamos definir se será uma van ou furgão:

Van: terá várias janelas e bastante claridade, mas se quiser mais privacidade ou armários superiores será um problema, além disso é necessário lidar com a remoção dos bancos.

Furgão: já não tem bancos e alguns modelos nem janelas, se não tiver nenhuma janela você vai ter que arcar com o custo de colocar alguma.

Com isso em mente, decidimos por um furgão, e por causa do alto custo dos modelos zero KM decidimos buscar opções usadas, olha o que a gente descobriu:

Fiat Ducato / Citroen Jumper / Peugeot Boxer (Mesmo carro, marcas diferentes)

Essa foi uma das primeiras opções que consideramos, mais especificamente a Fiat Ducato por ser bem conhecida e popular.

Fiat Ducato

Renault Master

Outra opção foi a Renault Master que é um dos modelos mais usados pelas empresas especializadas que constroem motor-homes zero KM no Brasil.

Renault Master

 Iveco Daily

É um carro que consideramos por ter tração traseira e ser bem robusto. É conhecido por ser utilizado em frotas comerciais.

Iveco Daily

 

Mercedes-Benz Sprinter

Chegamos então a Sprinter, modelo da gigante Mercedes-Benz. Ela tem a mesma robustez da Iveco, porém com maior facilidade para encontrar peças no mundo inteiro. Além de ser uma Mercedes, né?

Mercedes-Benz Sprinter

Depois dessa pesquisa, chegamos a conclusão que o Furgão que melhor se adequava às nossas necessidades é a Mercedes Sprinter! Ao pesquisar mais sobre o carro nós descobrimos que uma boa opção é escolher uma versão que não possua muitos componentes eletrônicos, que tenha o motor 100% mecânico. Na verdade, essa dica a gente colocou na cabeça desde que acompanhávamos o Viajo logo existo, pois esse também foi um dos critérios que eles utilizaram na hora de escolher o modelo da Defender. Isso é importante porque quanto mais simples a mecânica do carro, mais fácil é para encontrar alguém que consiga realizar um conserto, mesmo que seja em lugares afastados e cidades pequenas. Além disso por serem mais antigos esses modelos costumam ser mais em conta. Assim, decidimos investir em uma Mercedes Sprinter 310 (último modelo sem injeção eletrônica).

Vamos relatar todo o processo desde a compra do carro até a conversão faça você mesmo. Continue por aqui e acompanhe a gente pelo Youtube e Instagram!

 

Realizamos as nossas pesquisas em diversos lugares, mas dois sites ajudaram muito: