Um dos principais símbolos da região de Foz do Iguaçu é o Marco das 3 fronteiras ou Hito de las Tres Fronteras, como diriam nossos hermanos.

Cada um dos países da tríplice fronteira exibe um obelisco com as cores de sua bandeira em um local onde é possível avistar os países vizinhos, o do Brasil fica no encontro entre os rios Iguaçu e Paraná, o da Argentina fica nas margens do Rio Iguaçu e o Marco do Paraguai fica nas margens do rio Paraná, formando assim um triângulo entre as fronteiras dos três países.

O Brasil e a Argentina exploram bem o turismo no local que está sempre repleto de gente, já o Marco paraguaio por não estar na fronteira com Ciudad del Leste e sim na cidade de Presidente Franco acaba sendo o menos visitado dos três.


Nossa experiência:

Marco do Brasil

Chegamos em Foz no fim do dia e por isso resolvemos seguir direto para o Marco do Brasil já que essa atração é mais legal de noite, a nossa surpresa foi que a entrada para o marco brasileiro é paga! Sinceramente, não vimos muito apelo para pagar o valor e conhecer o local. Além do obelisco com show de luzes e água, o ingresso também dá acesso ao memorial e restaurante Cabeza de Vaca, um parquinho infantil e apresentações de show de tango. Como não estávamos interessados no restaurante, achamos que poderíamos ver o show de luzes e apresentações de tango na Argentina mesmo e por esse motivo acabamos conhecendo só a entrada do local, que por si só é bem bonita:

Brasil - Foz do Iguaçu: Marco das Três Fronteiras

Não nos arrependermos de não ter entrado, mas claro que se a grana curta não é um problema a atração é super recomendada.

Hito da Argentina

Fomos sem muita pretensão conhecer o Hito de las 3 fronteras na Argentina porque como não é cobrado entrada imaginamos que não houvesse nada de empolgante além da possibilidade de avistar os países vizinhos, doce engano! Assim que chegamos posicionamos a câmera para filmar o local e uma surpresa: um show de luzes e água com projeção e som realmente emocionante. As imagens mostram um pouco da história dos três países incluindo as músicas culturais de cada um, veja um pouquinho dessa experiência nas fotos:

Argentina - Puerto Iguazu: Marco das Três Fronteiras

Hito do Paraguai

Por causa de distância e tempo curto não conseguimos ir ao “Hito de las Tres Fronteras” na Cidade de Presidente Franco no Paraguai. Além de ser o menos visitado dos 3 é o que tem a menor estrutura para receber pessoas, mas acredito que se houver a possibilidade vale a visita já que é uma perspectiva completamente diferente e traz a possibilidade de ter uma vivência além das compras no lado paraguaio, com certeza incluiremos no roteiro em uma próxima visita.

Paraguai: Marco das Tres Fronteiras


Dicas Traveleiros