Quem nunca sonhou em fazer uma roadtrip pelas estradas dos Estados Unidos? E se essa roadtrip for de motorhome, melhor ainda né?!

Somos apaixonados por viagens de carro e motorhome, e enquanto o nosso próprio motorhome estava ficando pronto decidimos planejar uma viagem pelos Estados Unidos e aproveitar para conhecer como são os motorhomes americanos e como é fazer uma viagem assim.

É claro que vamos dividir toda essa experiência com vocês, então já anota as dicas para garantir uma viagem de motorhome pelos estados unidos com sucesso! Se já quiser correr para alugar o seu, temos o cupom de desconto TRAVELEIROS na Motorhome Califórnia, agência brasileira onde você faz todos os tramites do aluguel em português e já chega com tudo pronto para sair dirigindo pelas estradas do país.

O que vamos te contar nesse post (você pode clicar direto no menu para ir direto ao ponto):


Por que alugar um motorhome nos EUA?

Nós somos suspeitos para falar no assunto, mas viagens de carro são uma ótima forma de explorar mais a fundo uma região, os Estados Unidos é um país extremamente grande com ótimas estradas que ligam os diferentes estados, o que torna ainda mais propicio uma roadtrip.

Em uma viagem de carro comum você vai precisar reservar hotéis pelo caminho e ter uma rota e roteiro bem definidos e muitas vezes pouco flexíveis. Se você curte liberdade como a gente, uma viagem de motorhome é sempre a melhor opção.

Além disso, os Estados Unidos têm o estilo de caravanismo e campismo enraizado em sua cultura, ou seja, tem toda a estrutura necessária para esse tipo de viajante, o que torna a viagem muito segura e praticamente livre de perrengues.

Nós que já amamos esse estilo de viagem, estávamos muito empolgados pra viver essa experiência no país que praticamente criou esse estilo de vida, se você sempre gostou da ideia, mas tem receio ou medo, essa é uma ótima opção para uma primeira experiência. Ou ainda, se você planeja comprar ou construir o próprio motorhome, mas nunca viajou assim, talvez valha a pena viver uma experiência na estrada, sentir se você vai se adaptar a esse estilo de vida e ainda ter algumas ideias de como adaptar a sua futura casa sobre rodas.

Eu (Lais) toda feliz retirando o nosso motorhome no início da viagem

Como alugar um motorhome nos EUA?

É possível alugar um motorhome nos Estados Unidos em praticamente qualquer lugar do país, mas sabemos que a Califórnia e a Flórida são alguns dos destinos favoritos para esse tipo de viagem.

Para começar, o ideal é planejar o roteiro e entender por onde você quer passar, além disso é preciso definir quantas pessoas irão fazer a viagem com você pois isso irá influenciar no tamanho de motorhome necessário.

Nós optamos por alugar um motorhome através de uma agência brasileira porque assim é possível fazer todo o processo em português, além de contar com esse suporte durante a viagem.

Alugamos o motorhome através da Motorhome Califórnia, que apesar de ter iniciado atuando apenas na Califórnia, hoje é especialista em viagens de motorhome pelos Estados Unidos e Canadá.

A gente fez todo o processo com eles aqui no Brasil e retirou o motorhome nos Estados Unidos em uma unidade da Cruise America, que é a maior operadora de motorhomes para aluguel nos EUA com uma grande frota e opções de veículos por todo o país.

O processo é todo tranquilo super seguro, sem surpresas no final. Recomendamos com toda a certeza!

Se você quiser viver essa experiência, separamos um cupom de desconto + condições especiais para os leitores Traveleiros, funciona assim:

  1. Envie uma mensagem para a motorhome Califórnia, faça um orçamento e informe o nosso cupom “Traveleiros” para receber o desconto.
  2. Depois de fechar o aluguel, envie um e-mail para nós com seu código de reserva para ganhar um brinde da loja Traveleiros.

Precisa de carteira especial para alugar um motorhome nos Estados Unidos?
Essa é uma dúvida que todo mundo tem em algum momento, e a resposta é: não. Apenas com a carteira de motorista B do Brasil você consegue alugar um motorhome nos EUA, mesmo os maiores para 7 pessoas. Também não precisa da permissão internacional para dirigir. A única recomendação é que o condutor principal precisa ser maior de 25 anos, os condutores adicionais precisam ser maiores de 21 anos e não há uma taxa extra para incluí-los.

É muito difícil de dirigir?
Por ser um carro que geralmente exigiria uma carteira diferente no Brasil, pode rolar a dúvida se vai ser fácil ou não dirigir, mas fica tranquilo que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Como quase todo carro nos EUA o motorhome também é automático, o que torna tudo mais fácil, além disso as estradas nos Estados Unidos também são maiores, o que pode dar mais segurança.

É claro que vai haver diferenças, principalmente para as manobras, onde sempre é importante ter alguém para ajudar, no mais o ideal é evitar cidades grandes e com pouco espaço ao escolher o roteiro que fará com seu motorhome, principalmente os modelos maiores funcionam mais para estradas grandes, atrações na natureza e cidades com trânsito mais calmo.

Olha o espaço da cabine! Super confortável de dirigir e ainda com câmbio automático.

O que mais é necessário para realizar a locação do motorhome?

Além da carteira de motorista você também vai precisar de um cartão de crédito internacional no mesmo nome do condutor principal do contrato, nesse cartão será cobrado uma taxa caução no valor de USD 500,00 que será devolvida quando você retornar o motorhome em perfeito estado.

Quais são os modelos de motorhome disponíveis para alugar nos EUA?

Existem diferentes modelos para quem quer se aventurar com um motorhome nos Estados Unidos, e geralmente o que vai definir qual modelo escolher é a quantidade de pessoas que farão a viagem com você. Todos os modelos possuem praticamente as mesmas funcionalidades como banheiro, chuveiro, cozinha, geladeira e etc, o que muda mesmo é a configuração e espaço interno.

Motorhome para até 3 pessoas
O modelo mais comum para viagens de casal, ou até mesmo para um casal e uma criança é o C19, ele é compacto e por isso mais econômico também, além de tornar mais fácil a direção e as manobras para estacionamento. Veja fotos e saiba mais sobre esse modelo clicando aqui.

Motorhome para até 5 pessoas
Para viagens em pequenos grupos, ou para casais que queiram um pouco mais de espaço, o modelo ideal seria o C25, que garante conforto extra mantendo um tamanho reduzido. Veja fotos e saiba mais sobre esse modelo clicando aqui.

Motorhome para até 7 pessoas
Já para grupos grandes de até 7 pessoas ou para quem, assim como a gente, quer viver uma experiência em um motorhome-mansão bem diferente dos que vemos aqui no Brasil, o modelo ideal é o C30 que tem até uma suíte privativa. Só importante lembrar que todo esse espaço traz algumas limitações como a dificuldade de circular em cidades movimentadas e encontrar vagas. Veja fotos e saiba mais sobre esse modelo clicando aqui.

O espaço interno do C30 surpreende muito, olha essa sala!

O que está e o que não está incluso no aluguel do motorhome?

Além do motorhome em si, é necessário pensar em outros serviços e itens necessários para tornar a sua viagem perfeita.

Quilometragem
Geralmente quando alugamos um carro podemos percorrer qualquer quilometragem sem custo adicional, já no caso do motorhome é necessário pagar a parte pela quilometragem percorrida, então ideal é já planejar o roteiro e já deixar pago a quilometragem necessária para seu roteiro, pois dessa forma você se planeja e já garante o melhor preço, pois caso realize o pagamento da quilometragem depois o custo costuma ser mais alto. Eles também não reembolsam caso você não utilize toda a quilometragem contratada, por isso o ideal é chegar mais próximo ao que você realmente vai utilizar.

Seguro
Para sua segurança no valor do aluguel já está incluso um seguro do motorhome, mas assim como acontece nos seguros de carro do Brasil há uma franquia a ser paga caso você tenha que acionar o seguro, nesse caso o valor da franquia é de USD 1.500,00.

Ao retirar o veículo na Cruise America eles oferecem um suplemento onde é possível zerar a franquia do seguro caso você pague uma taxa de USD 11,95 por dia, dessa forma caso ocorra algum problema e seja necessário acionar o seguro do motorhome, não será cobrado o valor da franquia.

Gerador
Os motorhomes dos Estados Unidos geralmente utilizam gerador para gerar energia quando não há conexão com uma fonte externa, o uso do gerador é cobrado por hora e pode ser feito de duas formas:

*Os valores do gerador podem variar, o ideal é conferir diretamente com a agência na hora da reserva.

Além desse custo, é importante lembrar que o gerador utiliza o combustível do próprio tanque do carro para funcionar, e ele não irá ligar se o tanque estiver menos do que ¼ cheio, ou seja, se for utilizar o gerador fique atento ao tanque de combustível.

Kits de Cozinha e Kit Pessoal
Ao alugar o motorhome você recebe o carro como uma casa vazia, então é necessário provisionar utensílios de cozinha, cama, mesa e banho. Na própria Cruise America eles vão oferecer esses kits para aluguel, e aqui vale avaliar o que é ideal para você.

No kit cozinha eles incluem utensílios como panelas, pratos, copos e talheres, ou seja, tudo o que é necessário para cozinhar no motorhome, então pode valer a pena contratar já que cozinhar no carro é o que torna a viagem mais legal e econômica.

Já no kit pessoal eles incluem roupa de cama, toalha e travesseiros. Como esse kit é cobrado por pessoa, ou seja, não dá pra dividir os custos como no Kit cozinha, muita gente prefere não contratar e comprar essas coisas em um mercado como o Walmart que pode ser mais em conta, além de dessa forma as coisas ficarem pra você. É uma boa opção se você não vai seguir viagem após devolver o motorhome, mas sempre é bom lembrar que tudo isso tem que caber na sua mala depois, então planeje com cuidado todas as compras.

Quanto custa alugar um motorhome nos Estados Unidos?

O valor de um aluguel de motorhome pode variar tanto quanto o valor de uma passagem aérea, ou seja, não há como dizer um preço único porque vários fatores podem impactá-lo.

Geralmente uma viagem de 10 dias custa a partir de USD 600,00, mas isso pode variar tanto pra mais quanto pra menos. Em épocas de baixa temporada e reservando com antecedência é possível garantir preços melhores, assim como em épocas de alta temporada ou reservando em cima da hora os preços podem aumentar bastante. A dica aqui é fazer um planejamento e fechar a viagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Outra coisa importante de incluir ao planejar esse tipo viagem é o consumo de combustível, por serem carros grandes e pesados motorhomes costumam ser pouco econômicos, além disso o gerador é mais um consumo do tanque, ou seja melhor colocar na conta.

O motorhome C30 que alugamos fazia míseros 7 milhas por galão, ou seja, 4km por litro! É um consumo bem alto, mas se considerarmos a economia com hospedagem, restaurantes e a liberdade de poder levar a casa para onde quiser, vale muito a pena essa experiência.

Como funciona o processo de retirada e devolução do motorhome na Cruise America?

No nosso caso, como todo o processo foi realizado pela Motorhome Califórnia, fizemos a reserva e pagamento diretamente com eles e recebemos um voucher para retirada do veículo na Cruise America.

Chegando lá já estavam nos aguardando e o carro estava preparado para a gente. É nesse atendimento que eles vão oferecer os opcionais de seguro, gerador e kits, caso você ainda não tenha contratado.

Também é no momento da retirada que você precisa decidir algumas coisas importantes com relação a como você entregará o motorhome no final da viagem, são elas:

Nível do Gás Propano
Além do gerador e da energia externa, outra fonte de energia do motorhome americano é o gás propano, ele é utilizado para manter a geladeira funcionando mesmo quando não há outra energia ligada, para aquecer a água, para aquecimento interno em dias frios e também para cozinhar.

Quando você retira o motorhome o gás propano estará cheio e eles irão te dar duas opções para a devolução: entregar cheio da mesma forma que recebeu, ou pagar uma taxa para devolver sem precisar reabastecer.

A dica aqui é não pagar a taxa e se programar para passar em um posto de combustível onde exista o serviço de abastecimento de propano, dessa forma você abastece somente o que utilizar e provavelmente vai economizar.

Nível do Combustível
Da mesma forma que acontece com o gás, você também receberá o carro com o tanque cheio e terá a opção de devolver da mesma forma ou pagar uma taxa e devolver da forma que tiver. Mantemos a mesma dica aqui, vá até o posto e abasteça antes de entregar o carro, assim você terá certeza de que está pagando apenas pelo que pagou e poderá escolher um posto mais econômico no preço do combustível.

Nos Estados Unidos você mesmo abastece o carro, então acaba sendo uma forma de ter um experiência nova.

Nível das Caixas de água suja
O motorhome possuí duas caixas para água suja: a caixa cinza que armazena água utilizada na pia e chuveiro, e a caixa preta que armazena a água que contém os dejetos da privada. Ambas serão entregues vazias e você também terá a opção na hora da retirada de devolver da mesma forma ou pagar uma taxa para esvaziá-la.

Assim como as outras taxas acima, essa aqui também não vale a pena ser paga já que você provavelmente já vai ter que esvaziar as caixas em algum momento da viagem e é um processo simples principalmente se você for ficar em camping  que já possuí uma estrutura pra isso.

Renan abrindo o compartimento para esvaziar a caixa de água suja

Mesmo se for fazer wild camping, muitos lugares possuem o local para descarte da água suja, chamado de “dump station” e a taxa para utilizar costuma ser mais em conta  do que uma diária em camping. Nós mesmos fizemos isso e utilizamos a dump station de um parque pelo custo de USD 10,00 quando estávamos pernoitando no estacionamento do Walmart que não tinha essa estrutura.

Mangueira conectada esvaziando as caixas de água suja

Resumindo: É mais econômico não pagar nenhuma dessas taxas, mas lembre-se que caso opte por não pagar você deverá realizar as tarefas para devolver o carro em perfeitas condições, caso contrário além da taxa é cobrado uma multa e o valor fica bem mais salgado. Então se você busca mais comodidade e não quer se preocupar em realizar tudo isso, pague as taxas na retirada parra não ter dor de cabeça.

Vistoria do motorhome
Questão dos serviços e taxas opcionais definidas, chegou a hora de assinar o contrato e retirar o motorhome para iniciar a viagem.

Um funcionário da Cruise America faz um tour com você para verificar as condições do veículo e te mostrar onde fica cada coisa no carro. Preste bastante atenção e sinalize caso algo não esteja de acordo (como uma caixa de água cheia ou alguma avaria), esse é o momento ideal para tirar todas as dúvidas e também para solicitar que algo seja trocado ou reparado antes de sair com o carro.

Após a vistoria você assina um formulário que atesta as condições que o carro foi retirado, guarde uma cópia com você para não ter nenhum problema na devolução.

Depois disso você está pronto para começar a viagem com seu motorhome, e caso tenha qualquer problema a Cruise America tem uma assistência 24h que pode te ajudar com tudo, incluindo troca de pneu por exemplo.

Onde passar a noite com o motorhome?

Pronto, você saiu com seu motorhome lindo pelas estradas americanas, mas onde pernoitar? Existem algumas possibilidades, e tudo depende do seu estilo de viagem e da região que você está.

Camping
Com uma estrutura excelente para receber motorhome, os campings nos EUA são uma ótima opção para quem quer garantir estrutura e conforto como: internet disponível, energia, ponto para abastecimento de água e para descarte de esgoto. Muitos campings contam com até outras comodidades como lavanderia, piscina, área para fazer churrasco entre outras.

O que achamos mais interessante é que geralmente as diárias dos campings nos EUA são cobradas por veículo, não por pessoa como costumamos ver no Brasil, o que torna essa opção muito mais interessante caso o motorhome tenha mais gente, pois dividindo os custos fica bem econômico.

O ideal é planejar os campings que quer pernoitar e realizar a reserva com antecedência para garantir vagas, principalmente em alta temporada. Caso não tenha feito reserva e chegue no camping após o horário de funcionamento da recepção, muitos irão oferecer a opção de Self Check In onde você mesmo encontra um lugar vago, realiza o pagamento e vai para sua vaga, simples e prático!

Toda a estrutura ao parar em um camping americano

Wild Camping
Caso você queira economizar, há a possibilidade de pernoitar em estacionamentos 24h públicos, sendo o Walmart o preferido dos viajantes.

Nesse caso é importante se atentar que você não vai ter estrutura disponível, então tenha certeza de que seu nível de água está bom, que você tem combustível suficiente para a energia do gerador e que não irá precisar esvaziar os tanques de água suja tão cedo. Outra coisa importante é checar se não há placas proibindo o Overnight Parking, se houver procure um outro local para evitar problemas.

Além disso, também é necessário ter bom senso: você não está em um camping, respeite o ambiente, não pare nas áreas movimentadas, não deixe lixo e não faça bagunça do lado de fora do seu carro. Respeitando esses lugares você garante que outros viajantes possam passar por ali no futuro.

Outra opção para Wild Camping são as Rest Areas, áreas de descanso para motoristas nas estradas, onde é possível passar a noite em um local seguro e público. Esse também é um grande diferencial das estradas dos EUA, de tempos em tempos é possível ver placas das Rest Areas nas estradas e até mesmo o nível de ocupação com a quantidade de vagas.

Uma ótima dica para quem busca opções de lugares para acampar é o aplicativo iOverlander que te mostra dicas de outros viajantes sobres os locais próximos de onde você está, seja camping convencional ou wild camping.

Motorhome estacionado no Walmart que foi nosso “camping” nesse dia

Como foi a nossa experiência com um motorhome nos EUA?

Nós ficamos com um C30 com espaço suficiente para 7 pessoas, foi uma super experiência, mas sentimos que realmente não precisamos de tanto espaço assim, pra gente um motorhome pequeno como o que construímos é ideal.

Fora isso, não temos do que reclamar da viagem, a liberdade de um motorhome somado a um país com toda a estrutura para receber esse tipo de viajante tornou tudo mais legal.

Nosso roteiro incluiu Orlando onde conhecemos os parques da Disney, e Everglades na Flórida onde vivemos uma super aventura na natureza. Pernoitamos tanto em Wild Camping no Walmart, como também em um dos melhores Campings que já vimos: o Fort Wildernes Campsites na Disney! Mas, isso é papo pra um próximo texto, então fica com a gente que logo mais contamos tudo dessa viagem!

Se preferir você pode assistir o vídeo dessa experiência: