Início  »  Blog  »  Vida nômade  »  Vanlife: O guia completo para viver esse estilo de vida  

Vanlife: O guia completo para viver esse estilo de vida  

Você sabe o que é vanlife? Descubra tudo sobre esse estilo de vida que vem conquistando cada vez mais seguidores no Brasil.

Assim como milhares de pessoas, nós também passamos muito tempo pesquisando sobre o que é vanlife e como funciona esse estilo de vida. Foi nesse momento que percebemos que era possível realizar o nosso sonho de viajar pelo mundo. 

As redes sociais popularizaram bastante esse estilo de vida e não é atoa que o vanlife está atraindo a atenção de milhares de pessoas. No artigo de hoje, você vai descobrir o que é vanlife e nós iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse estilo de vida. 

O que é vanlife? 

Vanlife é um estilo de vida que prioriza a liberdade e a autonomia. É muito comum que os adeptos desse estilo de vida morem em suas vans, kombis ou trailers. Na verdade, até carros de passeio são usados. 

O termo vanlife foi usado pela primeira vez em 2011, pela fotógrafa Foster Huntington no Instagram, mas esse estilo de vida surgiu muito antes. O primeiro relato histórico de um caso de vanlife aconteceu em 1855, quando o médico escocês Dr. William Stables adaptou um veículo para poder dormir enquanto fazia longas viagens com sua família. 

Em 1936, o New York Times publicou um artigo sobre pessoas que levavam uma vida nômade viajando em seus veículos. Essa foi a primeira aparição da vanlife na mídia. A partir disso, com o passar dos anos, as tecnificas e os veículos foram sendo aprimorados. 

Casal traveleiros em cima de uma van motorhome preto e bege com um mapa topográfico desenhado na parte bege
Imagem: Luiz Mazinho

O movimento hippie e o vanlife 

Apesar desse estilo de vida nômade ter surgido muito antes, foi na década de 60 que o movimento vanlife se tornou realmente popular. O movimento hippie, que surgiu como resposta a guerra do Vietnã,  propagava ideais de paz e amor. Assim, as kombis se popularizaram como casas. 

Esse movimento buscava a liberdade e a possibilidade de viver uma vida do seu próprio jeito. As Kombis foram um dos principais símbolos desse grupo. Nelas, os hippies podiam estilizar suas casas e viver com aquilo que consideravam essencial. 

Hoje em dia, não são apenas as Kombis que são escolhidas com esse objetivo. As vans e furgões também se mostraram ótimas possibilidades e são escolhidas por muitos nômades que caem na estrada. 

Ser livre para morar onde quiser, desfrutando da natureza e conhecendo diversos lugares é a realidade do vanlife. Em um mundo cada vez mais conturbado, viver na estrada é uma solução para quem quer fugir do caos. 

Kombi home com estampa colorida de paz e amor
Imagem: Resvista Forum

Por que o vanlife vem crescendo tanto? 

Um dos motivos pelo qual o vanlife vem sendo adotado por tantas pessoas é a possibilidade de escolha. Afinal, quem não quer viver a vida no seu ritmo, longe do estresse das grandes cidades, com mais liberdade e qualidade de vida? 

A pandemia do COVID-19 foi um grande fator que fez com que muitas pessoas e famílias repensassem suas prioridades. Em maio de 2020, as vendas de veículos recreativos cresceram 11% em relação ao mesmo mês do ano anterior

Para quem não sabe, veículos recreativos incluem: 

  •  Motorhomes prontos de fábrica; 
  •  Vans adaptadas (sem os assentos e prontas para serem convertidas); 
  •  Kombis adaptadas; 
  •  Micro-ônibus adaptados; 
  •  Trailers. 

Mas este crescimento tem muitas outras razões além do período de isolamento, já que em 2019, o ano pré-pandemia, a busca por esses veículos já era 38% maior do que os últimos três anos anteriores somados. Atualmente este número só tende a crescer e o mercado do turismo reconhece isso. 

Hoje, com o avanço do trabalho remoto e a possibilidade de se tornar um nômade digital, o cenário ficou ideal para adotar o vanlife.  De uma maneira geral, ficou mais fácil cair na estrada e viver uma vida nômade. 

Além disso, as redes sociais também são responsáveis por espalhar a ideia desse estilo de vida.  Diferente de como era uns anos atrás, hoje, quem vive uma vida nômade pode compartilhar suas experiências na internet e inspirar milhares de pessoas. 

Como é viver uma vida nômade? 

O estilo de vida nômade envolve muita responsabilidade e muito planejamento, mas tudo vale a pena. Poder conhecer diversos lugares, diversas culturas e fazer novos amigos é muito satisfatório. 

Podemos afirmar que hoje nós  fazemos coisas que gostamos com mais frequência. Por exemplo, antigamente, quando morávamos em São Paulo, não era possível surfar ou ir à praia regularmente. Não era possível ter acesso à natureza com muita frequência. 

Hoje, ainda que não estejamos em uma cidade do litoral, podemos ir a uma cachoeira, encontrar uma montanha para escalar ou simplesmente acampar e observar as estrelas com facilidade. 

Outra coisa que o estilo nômade proporciona é uma vida mais intensa e estimulante. É claro que isso não é para qualquer um. Pessoas que não estão dispostas à sua zona de conforto provavelmente teriam problemas em encarar o vanlife. 

Morar em uma van e viajar pelo mundo também significa se adaptar ao lugar e às circunstâncias. Ou seja, viver uma vida nômade é muito bom, mas tem suas peculiaridades e nós vamos te contar tudo isso com mais detalhes. 

Benefícios 

Vamos começar pelo lado bom. Estar livre do trânsito, do estresse e dos cubículos de um escritório para admirar as paisagens da estrada e conhecer o mundo não tem preço. O ar puro e as comidas típicas que experimentamos em cada lugar também é um bônus à parte. 

Além disso, através do vanlife nós conhecemos não só os lugares que sempre sonhamos, como também lugares paradisíacos que nem imaginávamos que existiam. E nós chegamos nesses locais por um preço que jamais seria possível sem um motorhome. 

Morar em uma van te possibilita conhecer muitos lugares, sem esperar pelas férias, sem gastar com avião ou hospedagem e poder ficar quanto tempo quiser você quiser. 

A possibilidade de ser um nômade digital também é um grande ponto positivo. O tempo gasto no transporte público é trocado por uma sessão de surfe ou uma corrida na praia. Isso tira bastante peso sobre o trabalho e até te ajuda a render mais. 

Enfim, os benefícios da vanlife são inúmeros e nós somos suspeitos para falar. Mas de forma resumida, sua qualidade de vida melhora significativamente e você se torna mais livre para viver a vida do seu jeito e onde você quiser. 

Sacrifícios 

Quando se opta por viver o vanlife é preciso saber que a sua vida muda completamente e será necessário desapegar de muitas coisas. De início, é importante saber que você vai estar longe da sua família e dos amigos de longa data e nem sempre é uma adaptação fácil. 

Viver em um motorhome também requer atenção redobrada no orçamento. Quando se vive na estrada, imprevistos acontecem e é preciso se precaver, tendo que economizar e ter dinheiro guardado para algum gasto inoportuno. 

Manter a disciplina no trabalho também é importante. Às vezes, mesmo estando em uma cidade paradisíaca, será necessário trabalhar mais para fazer um dinheiro extra, principalmente se você for freelancer. 

Além disso, um motorhome é significantemente menor que uma casa. A área do banheiro, do box e do quarto será reduzida. A cama, que geralmente fica em um piso mais elevado, pode oferecer menos espaço. 

Ainda, em um motorhome,  você precisa higienizar a caixa do vaso sanitário, o que não é uma situação agradável. 

Por fim, o vanlife também traz novas preocupações. Encontrar lugares seguros para acampar seu veículo é uma delas. Apesar de existir campings voltados à motorhomes, em algumas cidades você terá que acampar na rua. Por isso, tome todos os cuidados necessários para garantir a segurança. 

Como eu faço para viver como nômade? 

Como falamos, viver o estilo de vida “vanlife” nem sempre é fácil, mas com certeza vale a pena. Se você se interessou em adotar esse estilo de vida, saiba que nosso objetivo é te ajudar a ter a melhor experiência possível. 

Tudo que é necessário saber sobre vanlife, vida nômade, montagem de motorhome e como ganhar dinheiro viajando, você pode aprender conosco. Nós sempre estamos enviando dicas especiais, novidades e conteúdo relevante. Além disso, estaremos lançando o nosso curso de montagem de motorhome artesanal em breve. 

Nos siga nas redes sociais: Youtube, Instagram, Tiktok e Kwai e assine nossa Newsletter para ter ainda mais informações. Você receberá conteúdo em primeira mão, incluindo e-books gratuitos e diversas outras dicas sobre tudo o que você precisa para viver a vanlife assim como nós! 

Boa viagem, Traveleiros!